Já ouviu falar em Équihen-Plage? A curiosa cidade na França é conhecida por conta dos barcos de ponta-cabeça que se transformaram em casas. A antiga vila de pescadores começou essa tradição a muito tempo atrás, em meados de 1900, quando era considerada um dos melhores lugares para a pesca.

Localizada na costa Norte do país, a cidade de quase 3 mil habitantes pertence à prefeitura de Arras, a cerca de 163 km de Paris. Com o tempo passando e a pesca já não sendo tão frutífera quanto outrora, os barcos começaram a ser deixados na praia, voltada para o Canal da Mancha, a mercê da maresia.

Encontre sua passagem para Paris pelo melhor preço e conheça os encantos da França!

Foi então que os marinheiros menos afortunados perceberam que poderiam utilizá-los como abrigo. O casco dos barcos rapidamente foi incorporado às construções, fazendo o papel de telhado. O costume rendeu ao pedaço o apelido de Quartier des Quilles en l’Air, ou “vizinhança de quilhas no ar”.

Pós Segunda Guerra Mundial já não havia mais tantas casas assim, porém, ao longo do tempo algumas foram restauradas e reerguidas pela população para preservar a cultura e a história da vila caiçara. Hoje, é possível até mesmo alugá-las por uns dias. Geralmente são pequenas, com um quarto, uma pequena sala-cozinha e banheiro para até quatro pessoas. E aí, você dormiria em uma dessas?

Fotos via

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.