Quem passa pelo Centro de São Paulo certamente já viu de tudo acontecendo por lá. Mas a vida no coração da cidade também pulsa até nos escombros! É o caso do Bar do Cofre SubAstor, instalado no subsolo do Farol Santander, conhecido antigamente como Banespão. O lugar onde eram guardados itens valiosos da nata paulistana é agora um dos bares mais interessantes para se visitar.

A ideia de entrar em uma ala “secreta” do edifício Altino Arantes, considerado nosso Empire State Building tupiniquim, já causa certo nível de empolgação. O local foi, durante muitos anos, sede do falecido banco Banespa, e seus cofres altamente resistentes guardavam posses variadas, de dinheiro a joias, títulos importantes e objetos pessoais de alto valor. 

Ao todo, o cofre tem 1995 caixas de depósito individuais em suas paredes e salas

Bar do Cofre em São Paulo

Depois de permanecer literalmente jogado às traças, o espaço foi revitalizado pela Cia Tradicional de Comércio — dona de outros endereços badalados da metrópole — , sob o olhar atento do escritório Lab, que buscou inspiração em Londres e Nova York para construir um ambiente intimista, escondido, com cara de speakeasy. 

Viajando para São Paulo? Confira hospedagens para todos os bolsos aqui

A decoração une o vintage da mobília seiscentista original junto ao visual futurista e industrial, movido a aço por todos os cantos e painéis de led vermelho. 

Com tantos elementos intrigantes, fácil mergulhar numa fantasia, daquelas de filmes que nos convidam a viver perigosamente. Com glamour, é claro. Ao caminhar pelo piso de mármore e atravessar as portas circulares de concreto e aço reforçado, você poderia se sentir em dois cenários: sendo muito milionária ou simplesmente uma intrusa visitando um espaço que nem em sonhos seria acessado. 

A administração fica a cargo da equipe do bar SubAstor, que fica na Vila Madalena e também conta com um subsolo, com balcão comandado pelo bartender italiano premiado Fabio la Pietra. Na carta de drinks autorais se vê um resgate e valorização de ingredientes brasileiros, além da forte presença do uísque, fruto da parceria de uma marca do ramo. 

Foto: divulgação

Um dos coquetéis mais pedidos é o Butiá, mistura de in, butiá, pixuri, sauvignon blanc, orgeat, clara de ovo. O cambuci, fruta que dá nome a um bairro paulistano, é a base para uma soda, acompanhada de tequila blanco e vermute bianco. Açaí, Taperebá Bacuri e café são outros ingredientes bem brasileiros que se incluem no menu.

Quando bater a fome, peça a croqueta de pupunha com palmito fresco, queijo Serra da Canastra e limão siciliano; ou o salmão curado no gin e beterraba, com queijo de cabra e torradas. O belisco de mandiopan e zaatar também é ótimo para compartilhar enquanto bate um papo.

Foto: divulgação

Em tempos pandêmicos, o Bar do Cofre SubAstor tem funcionado mediante as restrições de horário anunciadas pelo Governo do Estado. É recomendável fazer reserva diretamente neste link.

Foto: divulgação

Vai lá!

O Bar do Cofre SubAstor fica na Rua João Brícola, 24, Centro — São Paulo
No subsolo do edifício Farol Santander.

Funcionamento: quarta, quinta e sexta, das 16h às 21h; sábado das 14h à 21h; domingo das 14h às 20h;

Não possui estacionamento.

Pesquise passagem aérea para São Paulo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.