O Brasil é dono de lugares tão bonitos que parecem surreais, difíceis de acreditar. É o caso do Banho Azul, o novo point ‘instagramável’ de Alagoas, onde a cor das águas impressiona qualquer visitante. 

O recanto natural faz parte de uma propriedade particular, o Sítio Boca de Ouro, a apenas 10 km da pequena cidade de Boca da Mata — destino de inverno dos alagoanos — e a aproximadamente 1 hora de carro da capital Maceió. O funcionamento é das 7h às 17h30 e paga-se R$ 5,00 de entrada por pessoa.

Banho Azul em Alagoas

Foto: Vanderson Araújo/@vandersonaraujo1

É chegando ao Bar Lourinho que se encontra o Banho Azul reluzindo no meio das árvores tropicais. Por meio de tubulações, uma bica faz o trabalho de trazer a água extremamente azul clara, pura e gelada que nasce na mata para o deleite dos turistas, formando uma piscina natural.

Encontre aqui sua passagem aérea para Maceió

O local é bem agradável para passar algumas horas do dia, mas não conta com infraestrutura turística. Convém levar comes e bebes práticos, lembrando sempre de recolher o lixo, mantendo este oásis limpo como suas águas.

Foto: Vanderson Araújo/@vandersonaraujo1

O acesso pode ser feito tanto de carro quanto pela trilha ecológica de Santa Rita, que acaba atraindo os mochileiros e aventureiros. O caminho segue até o topo da Serra de Santa Rita, uma das mais belas do estado, que chega a 300 metros de altura, atraindo também fiéis em peregrinação durante a Semana Santa. Foi construído um mirante com vista para o município e seus arredores.

Pesquise hospedagem em Maceió

A trilha pode incluir tanto o Banho Azul quanto o Balneário Águas de São Bento, outro ponto turístico muito procurado em Boca da Mata. O atrativo fica dentro de uma fazenda de 1.200 hectares, com remanescentes da Mata Atlântica. 

Cortada pelo rio Sumaúma, a propriedade conta com trilhas, bicas, piscinas adulto e infantil, e açudes, onde vivem peixes das espécies tambaqui, vermelho e traíra. Um museu com mais de 1.000 esculturas de madeira talhada e quadras esportivas compõem o restante da área de lazer.

O público também pode fazer passeios a cavalo e de trem movido a trator, que passa pelos banhos, pela plantação de açaí e pelos animais da fazenda. O funcionamento se inicia às 8h, com café da manhã reforçado servido na mesa. As atividades se encerram às 17h. 

Foto: divulgação/Balneário Águas de São Bento
Foto: divulgação/Balneário Águas de São Bento

Cidade das Serras

Nascida entre relevos, Boca da Mata é conhecida como Cidade das Serras, atraindo adeptos de motocross que inclusive participam de maratonas cheias de adrenalina. O esporte radical é oficializado no município.

Dentro do potencial ecoturístico, além do Banho Azul há outros destaques naturais que encantam os banhistas, como as bicas da Baixa Grande, do Arlindo e Quebra Carro. Todas ficam em áreas particulares, com acesso para visitantes passarem o dia. 

Se quiser esticar a viagem e a busca por lugares deslumbrantes, siga rumo à Atalaia, onde fica o Santuário Ecológico Fazenda de Santa Tereza. 

Imagem em destaque no post por @vandersonaraujo1

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.