Todos os anos, a costa catarinense é cenário de um fenômeno espetacular! Entre os meses de junho a novembro acontece a temporada de baleias em Santa Catarina. Esses animais fascinantes, principalmente as Baleias Francas, deixam as águas geladas da Patagônia à procura de regiões costeiras e nadam até o litoral brasileiro para acasalar, dar à luz e também amamentar os filhotes nascidos no ano anterior.

As áreas para observação de baleias em Santa Catarina contemplam 22 praias entre a Praia da Pinheira, em Palhoça, e o Cabo de Santa Marta, em Laguna. Entretanto, é nas cidades de Garopaba e Imbituba (considerados destinos com praias paradisíacas para quem tem baixo orçamento) que esses mamíferos costumam dar o ar da graça e serem vistas com maior frequência.

As Baleias Franca fêmeas possuem em média 17 metros de comprimento e pesam 50 toneladas. Se você tem interesse em observá-las tanto em terra quanto no mar, fique atenta às nossas dicas.

baleias em santa catarina
Foto: Instituto Australis

Como ver as baleias em Santa Catarina

No final de 2018, uma portaria do ICMbio, assinada pelos ministros do Turismo e Meio Ambiente, estabeleceu normas e procedimentos para a observação das baleias no litoral catarinense na Área de Proteção Ambiental da Baleia Franca. A partir de agora, a visitação será feita mediante autorização prévia das embarcações de empresas regularizadas no Cadastur.

baleias em santa catarina
Foto: Instituto Australis

Segundo o documento do Ministério do Turismo, “os passeios embarcados serão realizados apenas em quatro dias da semana, com uma embarcação por vez nas baias e enseadas. Um mesmo local só poderá ser visitado duas vezes por dia com intervalo mínimo de duas horas entre um passeio e outro. Nos outros três dias da semana, não haverá passeio para avistamento das baleias. O número de visitantes é limitado à capacidade da embarcação”.

Descubra aqui quais são as melhores praias de Santa Catarina!

Ainda existem regulamentações sobre a velocidade das embarcações, a distância mínima de 120 metros entre os barcos e os animais a serem observados, limite de 30 minutos de observação por animal ou grupo entre outros.

baleias em santa catarina
Foto: Instituto Australis

Por isso, o primeiro passo é procurar por embarcações de empresas regularizadas para fazer esse tipo de passeio pelo mar. Veja algumas indicações:

Mais informações sobre o tema você encontra com a ONG Instituto Australis e com a agência Casa Verde. Você também pode ficar em terra firme, subindo até uma área mais alta da cidade em que estiver visitando para observar as baleias em Santa Catarina. É importante levar um binóculo ou uma câmera com zoom poderoso. Existe até um “baleiomêtro” que mostra quais são as cidades com maior probabilidade para ver os animais.

A temporada de 2019 começa em 15 de agosto e termina no dia 5 de dezembro. Entre esse período, você tem grandes chances de avista um desses mamíferos lindos na praia.

Se quiser aproveitar para se hospedar nas cidades com maior probabilidade para ver as baleias em Santa Catarina, confira aqui os melhores hotéis em Imbituba. Você vai adorar a cidade catarinense. Se preferir ficar em Garopaba, encontre aqui os melhores hotéis por lá com diárias a partir de R$ 114.

2 comentários

  1. Instituto Austrális e Casa Verde não possuem embarcações. O primeiro ê uma ONG que estuda e monitora as baleias e o segundo é uma agência receptiva como tantas outras na região. As operadoras na Rota da Baleia sao: BASE GANGULO, VIDA SOL E MAR, LEBDARIO E ADVENTURE TURISMO

    1. Oi, Júlio!

      Muito obrigada pelo comentário! Já ajustamos o texto com as operadoras corretamente 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *