Todos os anos, a costa catarinense é cenário de um fenômeno espetacular! Entre os meses de junho a novembro acontece a temporada de baleias em Santa Catarina. Esses animais fascinantes, principalmente as Baleias Francas, deixam as águas geladas da Patagônia à procura de regiões costeiras e nadam até o litoral brasileiro para acasalar, dar à luz e também amamentar os filhotes nascidos no ano anterior.

As áreas para observação de baleias em Santa Catarina contemplam 22 praias entre a Praia da Pinheira, em Palhoça, e o Cabo de Santa Marta, em Laguna. Entretanto, é nas cidades de Garopaba e Imbituba (considerados destinos com praias paradisíacas para quem tem baixo orçamento) que esses mamíferos costumam dar o ar da graça e serem vistas com maior frequência.

As Baleias Franca fêmeas possuem em média 17 metros de comprimento e pesam 50 toneladas. Se você tem interesse em observá-las tanto em terra quanto no mar, fique atenta às nossas dicas.

Encontre aqui passagem aérea barata para Florianópolis

Como ver as baleias em Santa Catarina

Por enquanto estão proibidas embarcações para ver as baleias em alto mar, mas é possível vê-las tranquilamente da areia da praia pois elas costumam chegar perto da praia!

Wikimedia

A dica é subir até uma área mais alta da cidade em que estiver visitando para observar as baleias em Santa Catarina. É importante levar um binóculo ou uma câmera com zoom poderoso caso queria fazer registros. Existe até um “baleiomêtro” que mostra quais são as cidades com maior probabilidade para ver os animais.

A temporada das baleias começa em julho e pode ir até começo de dezembro. Entre esse período, você tem grandes chances de avista um desses mamíferos lindos na praia.

Se quiser aproveitar para se hospedar nas cidades com maior probabilidade para ver as baleias em Santa Catarina, confira aqui os melhores hotéis em Imbituba. Você vai adorar a cidade catarinense. Se preferir ficar em Garopaba, encontre aqui os melhores hotéis por lá com diárias a partir de R$ 114.

4 comentários

  1. Instituto Austrális e Casa Verde não possuem embarcações. O primeiro ê uma ONG que estuda e monitora as baleias e o segundo é uma agência receptiva como tantas outras na região. As operadoras na Rota da Baleia sao: BASE GANGULO, VIDA SOL E MAR, LEBDARIO E ADVENTURE TURISMO

    1. Oi, Júlio!

      Muito obrigada pelo comentário! Já ajustamos o texto com as operadoras corretamente 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.