O Peru é conhecido por suas relíquias históricas e pela gastronomia sem igual. Um dos lugares mais legais para provar os sabores peruanos ou apenas perambular é o colorido bairro Barranco, reduto boêmio de Lima. Reunindo 24 horas de entretenimento, a região é um misto de praias, vida noturna e atrações turísticas. Além disso, é o lar da comunidade artística, que vive em antigos edifícios e perambula por antiquários e exposições.

Durante o dia, passeios em parques, praças, lojas de design e galerias de arte preenchem o cronograma do viajante. A faixa litorânea não é menos interessante, reunindo belas praias, onde pedrinhas ocupam o lugar da areia. Caminhadas e contemplação são mais indicados do que um banho de mar. O visual de Barranco tem um pouco de Cartagena das Índias – Colômbia nas semelhanças.

Comece a jornada pelas áreas verdes, para carregar os pulmões de ar puro, passando pelo Parque Municipal e o Parque Húsares de Junín, onde há belos jardins e a histórica Puente de los Suspiros, ponte de madeira erguida em 1876. A Plaza San Francisco é tida como um dos cantos mais encantadores da região. Durante as caminhadas pelo bairro, é comum encontrar grandes murais de arte urbana colorindo as paredes.

Depois faça um giro cultural pela biblioteca, a livraria La Libre e a reconhecida Galeria Dédalo, que reúne também peças autorais de design para compra. Inclua no roteiro o Museu da Eletricidade, o Museu Pedro de Osma, que é uma belíssima mansão art nouveau – assim como se vê na Casa Rosell Rios -, o Museu de Arte Contemporânea, que reúne obras a partir de 1950 até os dias atuais e o MATEMuseu Mario Testino, renomado fotógrafo peruano que faz sucesso no mundo da moda. Para conhecer mais artistas nacionais, vá até a Casa Taller de Víctor Delfín, residência do pintor e escultor onde estão expostos seus trabalhos mais conhecidos.

Siga para a Igreja Santísima Cruz, que é o principal templo do distrito, e a Paróquia La Ermita, onde há um belo mirante com vista para a Bajada de los Baños e o mar, logo a frente do restobar La Posada del Mirador. A Bajada de los Baños é uma escadaria acima das falésias, funcionando como caminho para o litoral, que antigamente era muito utilizada por pescadores. Ao seu redor foram construídas belas fazendas, chalés e casas preservadas até hoje, muitas delas transformadas em pontos comerciais.

Ao cair da noite, os bares, os restaurantes e as baladas, que ocupam antigos casarões revitalizados, começam a animar o distrito. Pelas ruas se ouvem músicas variadas vindas dos shows dentro de estabelecimentos, como o La Candelaria, o La Noche e o Mochileros, indo do rock ao jazz, passando pela cumbia e o eletrônico. Pubs, descotecas e botecos se espalham pelo Boulevard Sánchez Carrión.

Onde comer: se é para provar frutos do mar ou o autêntico ceviche peruano, vá ao Cantarana, um legendário restaurante decorado pela paixão futebolística do dono. O Isolina também é uma boa opção para provar pratos típicos, servidos em porções generosas. Encontros mais sofisticados podem cair bem no Cala, restaurante a beira mar que inclui no menu as receitas típicas com toques inovadores e criativos.

Restaurante Isolina

Com vista para o mar: restaurante Cala

Para uma cozinha menos tradicional, mais contemporânea e ainda assim despretensiosa, experimente as delícias do Chifa Chung Yion, uma fusão entre China e Peru posta à mesa. O La 73 coloca no menu inspirações vindas de regiões diversas, como o Japão, a China, a Itália e a Espanha. Anualmente, no mês de fevereiro, o local faz uma animada festa de Ano Novo Chinês, aberta ao público.

Os vegetarianos podem recorrer ao Veggie Pizza, que tem duas lojas em Miraflores e uma em Barranco. Apesar de apostar nas massas, o endereço tem apelo saudável, servindo bruschettas, hambúrguer e pizzas elaboradas com ingredientes naturais a um bom preço. Já os carnívoros não podem ir embora de Lima sem provar as parrilladas e os anticuchos do Tio Mario, que desde 1987 serve carne marinada num tempero especial à base de ají panca, espetada em um palito de cana e grelhada.

Subindo o teor alcoólico ou fazendo um esquenta pré-noitada, prove os drinks do Juanito, o pisco sour do Ayahuasca ou do Barra 55, que possui a maior seleção de gins do Peru. Os cervejeiros encontram bons chopes artesanais na Barranco Beer Company, que tem produção própria e também os rótulos nacionais peruanos.

Dentro das comidinhas das quais não vivemos sem, recorra aos cafés gelados, infusões, sanduíches e doces do Sofá Café e ao Dédalo Café, que serve pratos saudáveis num ambiente super agradável. O chá da tarde pode ser mais completo se for no La Bodega Verde. Finalize a refeição com uma casquinha da  sorveteria BLU: il gelato del barrio.

Dédalo Café

Onde dormir: há charmosas opções para todos os gostos e bolsos em Barranco. Há muitos apartamentos para aluguel, como Lima Walking Apartments, além dos B&B (Bed & Breakfast), que são como pousadas, podendo ou não oferecer café da manhã: 3D Barranco’s, D’Osma Bed & Breakfast, o Casa Nuestra e o Second Home Peru, com vista para a praia. A Casa de Leeuw, a apenas 500 metros da Puente de Los Suspiros, é uma belíssima casa clássica, onde os hóspedes usufruem de quartos com varanda. 

D’Osma B&B

Second Home Peru

Caso dê preferência para hotéis ou hostels, há conforto e elegância no Hotel Boutique B, que possui suítes e estúdios, ou o Casa Fanning Hotel, com piscina ao ar livre e há apenas seis minutos da praia. Embora disponha de apartamentos com cozinha compacta, serve café da manhã diariamente. O hostel The Point faz a alegria dos mochileiros, que ali encontram não só uma cama para dormir, mas companhia para bater papo até altas horas.

Hotel Boutique B

Design autorial nas prateleiras da Galeria Dédalo

Refeições gourmet no La 73

O agradável La Bodega Verde, onde o trabalho à distância pode render melhor

As cervejas artesanais do Barranco Beer Company casam bem com as pizzas

O charmoso Sofá Café, que tem outras unidades em Lima

O ambiente verdinho da Veggie Pizza

A especialidade do Tio Mario: anticuchos

Drinks e petiscos são os carro-chefes no bar Ayahuasca

Fotos: divulgação

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.