Encontrar destinos que parecem paraísos na Terra no nordeste brasileiro não é algo muito difícil. Essa região abençoada no nosso país proporciona cenários de tirar o fôlego e o município de Baía Formosa no Rio Grande do Norte é um deles.

Esta é a única baía no Rio Grande do Norte formada por falésias, dunas com coloração avermelhada, vegetação nativa e nascente de água doce à beira mar.

A Baía Formosa tem 26 km de praias praticamente desertas. As águas com aquele tom azul esverdeado tomam conta do seu campo de visão, fazendo com que você suspire apaixonada vendo o mar e sentindo o vento em seu rosto.

baía formosa
Foto: Marinelson Almeida

O melhor de tudo é que a Baía Formosa no Rio Grande do Norte ainda não é muito explorada pelos turistas. A distância desse paraíso de capitais do nordeste é de:

  • 94 km de distância de Natal, Rio Grande do Norte.
  • 110 km de distância de João Pessoa, na Paraíba.
  • 220 km de distância de Recife, Pernambuco.

Pacotes de viagem para o nordeste (com aéreo+hotel) com os melhores preços

baía formosa
Foto: Otávio Nogueira

18 lugares para viajar no Nordeste: conheça todos aqui!

baía formosa
Foto: Marinelson Almeida

Ou seja, é possível fazer um bate e volta, principalmente de Natal e João Pessoa, ou até mesmo passar uma noite na cidadezinha para curtir o dia inteiro de praia.

O destino é altamente recomendado para quem quer relaxar e curtir a natureza, apreciar uma vista exuberante do mar e também da Mata Atlântica.

O que fazer em Baía Formosa no Rio Grande do Norte

Descubra tudo de legal que o vilarejo tem a oferecer!

Praias para todos os gostos

baía formosa
Foto: Wikimedia Commons

Quando a maré está baixa, piscinas naturais são formadas nas praias de Baía Formosa no Rio Grande do Norte.

Isso faz com que o local seja excelente para as crianças brincarem ou para você relaxar, pegando um sol. Dependendo da praia, você vai notar muitas pedras nas areias, deixando o visual ainda mais exótico.

As 12 melhores praias do Rio Grande do Norte

baía formosa
Foto: Wikimedia Commons

As praias da região são:

  • Baía dos Golfinhos: o lugar é diariamente visitado por golfinhos <3 Se você quiser ver esses animais, vá para a praia cedinho.
  • Praia da Cacimba: essa é a praia central de Baía Formosa e frequentada por banhistas e surfistas.
  • Praia do Porto: as mais belas falésias de Baía Formosa.
  • Praia de Bacupari: praia com 2 km de extensão com bastante ondas, perfeita para surfar. Ao final da praia, você encontra o Farol de Bacupari.

7 lindas lagoas do Rio Grande do Norte para explorar na sua próxima viagem

Passeio de buggy

baía formosa
Foto: Marinelson Almeida

Onde já se viu ir para o nordeste e não fazer passeios de buggy, não é mesmo? Em Baía Formosa no Rio Grande do Norte não podia ser diferente! Contrate um motorista para fazer o passeio, que são bem tranquilos — bem diferentes daquela emoção de Genipabu, por exemplo.

Você vai percorrer todo o litoral sul do Rio Grande do Norte, passando por áreas de Mata Atlântica, indo até a Lagoa Araraquara, mais conhecida como Lagoa Coca-Cola (tem esse apelido devido à coloração da água), e até a Praia de Sagi, que fica na divisa com Paraíba, no encontro do rio com o mar. O local tem tirolesa e uma bela vista do Parque Eólico.

Coisa linda! Descubra as melhores praias de Natal

No alto das falésias, a vista do mar e dos barcos dos pescadores vai te deixar encantada. A associação de bugueiros de Baía Formosa tem aproximadamente 40 motoristas credenciados. O preço é de R$ 230 — valores consultados em novembro de 2018 e sujeitos à alteração.

Passeios de barcos

baía formosa
Foto: Wikimedia Commons

Você pode procurar diretamente na praia da cidade por um comandante para te levar em um passeio de barco.

As chances de ver golfinhos e até mesmo um boto cor-de-rosa são grandes, fato que torna o passeio ainda mais especial e importante de ser feito.

Onde se hospedar?

baía formosa
Foto: Wikimedia Commons

Baía Formosa no Rio Grande do Norte é dividida na parte alta e baixa. A parte baixa é onde você encontra as praias. Na parte alta fica a maioria das pousadas e restaurantes da região. Confira boas opções:

Onde comer?

baía formosa
Foto: Wikimedia Commons

Você deve ir mais para o centrinho da cidade para encontrar restaurantes e pizzarias, tudo bem simples e básico, para poder fazer suas refeições.

Pousada La Bonita e Chalemar Hotel Pousada abrem os restaurantes e funcionam como pontos de apoio para quem frequenta as praias. Inclusive, você pode pagar pelo day use nos locais.

O restaurante Costeira Bacupari também é uma boa pedida, assim como o Restaurante Luz de Candieiro, o Baía Bar Restaurante e também o Bar PorDoSol.

Dunas, salinas e praias exuberantes formam a paisagem de Galinhos, em Natal

Dicas gerais sobre Baía Formosa

  • Leve dinheiro em espécie, principalmente para pagar seus passeios. Existe apenas uma agência bancária do Bradesco lá.
  • A infraestrutura das praias é baixa, não existem bares e restaurantes à beira mar.
  • Caso você curta bons drinks, experimente as cachaças artesanais da região no Ombak – Bar.
  • Um petisco tradicional da região é o pastel de arraia, que tal experimentá-lo também?
  • Por ser uma vila de pescadores, todos os moradores são muito queridos e solícitos com os turistas.
  • Curta o pôr-do-sol no mirante. Muitas vezes, é possível apreciar o crepúsculo que chega acompanhado por golfinhos. Você não vai se arrepender.
  • Alguns passeios que saem da praia de Pipa vão até a Baía Formosa. Caso você esteja lá, verifique se seu bugueiro pode ir até lá para um passeio rápido.

Você já visitou Baía Formosa? Conta aqui nos comentários o que achou 🙂

Comece desde já a planejar essa viagem para o nordeste: use nosso buscador de passagens aéreas baratas para encontrar promoções e os melhores preços.

2 comentários

  1. Fui esse final de semana a Natal, visitei lagoa do bonfim, pipa e baía formosa( o mais bonito de tds), é um lugar paradisíaco, maravilhoso, vou voltar lá em breve.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.