A hora de preparar as malas antes de viajar é sempre uma delícia. Porém, você tem que ter uma checklist para não se esquecer de nenhum item importante, especialmente aqueles que pretende levar na bagagem de mão. Isso porque essa mala ou mochila não é despachada e deve estar dentro das normas dos aeroportos.

Existe uma série de itens importantes para você carregar na sua bagagem de mão. Confira aqueles que a Equipe do Quanto Custa Viajar considera os essenciais!

[+] Para onde viajar? Descubra destinos que cabem no seu bolso. Clique e saiba mais!

Itens para bagagem de mão

Ao arrumar sua bagagem de mão, confira os itens que não podem ficar de fora da sua checklist de preparação:

Caneta

bagagem de mão
Foto: Wikimedia Commons

Quase ninguém se lembra de colocar uma caneta na bagagem de mão na hora de preparar a mala ou mochila. Para quem faz viagens para os Estados Unidos, por exemplo, é importante ter uma caneta para preencher o formulário de imigração.

Pasta de documentos

Foto: Submarino

Comprovante de reserva de hotel, de aluguel de carro, de passagem aérea, certidão de casamento, certidão de nascimento e muito mais! Quem viaja sempre leva alguns documentos assim, principalmente porque a imigração do país de destino pode pedir algum deles antes de carimbar seu passaporte.

Por isso, leve todos esses documentos em sua bagagem de mão e nunca na mala despachada. Para que os papéis não amassem, coloque tudo em uma pastinha simples.

[+] Dicas de como arrumar as malas de viagem segundo comissários de bordo

Protetor labial

Foto: Walmart

Esse item é importante tanto para as mulheres quanto para os homens. Durante os voos, devido ao ar-condicionado das aeronaves, seu lábio fica seco e ressecado. Caso você tenha um protetor labial em sua bagagem de mão, você consegue ficar passando ele de tempos em tempos, para garantir que seus lábios não rachem.

Dica: por ser um item pequeno, deixe o protetor em um bolso (da calça ou do casaco) para ficar repassando.

Kit higiene

Foto: Submarino

Algumas companhias aéreas oferecem uma pastinha e escova de dentes para os viajantes. Porém, não conte sempre com essa sorte. Tenha sua necessaire com itens que não ultrapassem 100 ml e que não sejam com aerosol — caso contrário, no momento da inspeção, eles serão retirados e jogados fora.

Dentro de sua bolsinha, você pode levar: desodorante, pasta de dente, escova de dente, escova de cabelo, fio dental, creme para mãos, álcool gel, protetor labial, batom, lápis para olhos, rímel, absorvente e todos os demais produtos que você considera importantes para sua higiene pessoal.

Dica: tenha uma necessaire pequena e coloque-a no bolsão que fica logo na sua frente dentro do avião. Assim, você não precisa ficar abrindo o porta-bagagens quando precisar.

Opções de necessaire para comprar pela internet:

Lenço umedecido

Foto: Submarino

O lenço umedecido é um item interessante na bagagem de mão. Além de funcionar para sua higiene pessoal, ter um lenço umedecido ajuda você a limpar a mesinha do avião ou outra área que esteja emporcalhada.

Você sabia que a mesinha é o lugar com maior concentração de germes dentro de um avião? Por isso, é importante passar um paninho antes de comer. E, nesse sentido, o lenço umedecido ajuda bastante, ainda mais se for acompanhado de um álcool gel.

Dica: se couber, coloque o lenço umedecido dentro de sua necessaire de higiene pessoal. Compre aqueles pacotes pequenininhos que existem nas farmácias.

Bolsinha de remédios

Foto: Submarino

Sim, você pode levar seus medicamentos de uso contínuo ou de emergência na sua bagagem de mão. O correto é ter uma receita médica com todos eles. Porém, nenhum agente que trabalha nas inspeções de bagagens de mão pede isso.

Esteja preparada para qualquer eventualidade, leve remédios para: enjoo, dor de cabeça, alergia, dor de garganta, dores musculares entre outros.

Dica: faça uma bolsinha pequena com esses itens e deixe-a no bolsão que fica logo à frente de seu assento. Caso você se sinta mal, os medicamentos já estão com acesso fácil.

Opções de bolsinhas para comprar pela internet:

Adaptador de tomadas

Foto: Walmart

Os padrões de tomadas no Brasil são diferentes de vários lugares do mundo. Pode ser que você faça uma conexão demorada e tenha a necessidade de recarregar a bateria do seu celular ou outro eletrônico. Por isso, é sempre interessante ter um adaptador de tomadas na sua bagagem de mão.

Opções de adaptador de tomada para comprar pela internet:

Carregador de celular

Foto: Submarino

Para quem vai ficar muitas horas em conexão no aeroporto, levar o carregador de celular na bagagem de mão é indispensável. Já pensou esquecer e ter que comprar um no aeroporto? Isso é possível, mas você vai gastar 5x mais!

Uma muda de roupa

Foto: Submarino

Esse item é importante apenas para viagens longas para se prevenir caso a bagagem seja extraviada ou caso algum voo seja cancelado. É claro que você pode comprar uma peça de roupas até que a companhia aérea devolva a bagagem. Mas, imagina o estresse, né? Por isso, leve uma calcinha, um par de meias e uma camisetinha extra.

Cachecol ou lenço fino

Foto: Submarino

O ar-condicionado dentro do avião pode judiar algumas pessoas. Ter um cachecol ou um lenço fino ajuda a proteger a garganta e seus ouvidos, caso você seja mais sensível. Esses acessórios são tão finos que não ocupam muito espaço na sua bagagem de mão.

Opções para comprar pela internet:

Casaquinho

Foto: Submarino

Mais um item importante para não sofrer com o frio dentro do avião. Leve um casaco confortável ou moletom para se proteger do ar-condicionado. Mesmo que sua viagem seja internacional e que a companhia aérea ofereça uma cobertinha, ela não dá conta do recado na hora de se cobrir.

Almofada para pescoço

Foto: Walmart

Se você vai fazer uma viagem com longas horas de duração, é bem importante levar uma almofada de pescoço para dormir. Muitas companhias aéreas oferecem um travesseiro pequeno, principalmente nas viagens internacionais. Mas é sempre melhor ter o seu!

Opções de almofadas de pescoço para comprar pela internet:

Fone de ouvido

Foto: Submarino

Muitas companhias aéreas também oferecem um fone de ouvido para os passageiros. Mas, nada melhor do que levar o seu, confortável e que você já está bem acostumada na sua bagagem de mão. Lembre-se que é importante que o fone tenha fio, para você conectá-lo ao dispositivo multimídia dos aviões.

Opções para comprar pela internet:

Máscara para olhos

Foto: Walmart

Estes descansos de olhos ajudam você a dormir com mais tranquilidade, isso porque você não vai acordar no susto caso acendam as luzes da aeronave ou um passageiro ao seu lado aceda a luz para leitura. É um item interessante para a bagagem de mão de quem tem viagem com longas distâncias.

Opções para comprar pela internet:

Calçados confortáveis

Foto: Submarino

Durante o voo, pode ser que seus pés inchem um pouquinho e que seja necessário retirar seu sapato para ficar mais confortável. Por isso, nada de viajar com sandália apertada ou sapato de salto. Vá com um acessório confortável e que seja fácil de retirar e colocar. Se não tiver vergonha, vá com um Crocs ou outro calçado nesse estilo.

Dica: caso você esteja com uma sapatilha, leve uma meia para aquecer seus pés. Ah, e não fique andando descalço no avião.

Snacks

Foto: Submarino

Você já parou para reparar em como os lanches nos aeroportos são caros? Uma maneira de economizar é levar um snack na sua bagagem mão. Pode ser um pacotinho de biscoitos, um pacote de salgadinho, uma barrinha de cereal ou qualquer outra coisa que você goste para “tapear” a fome.

Faça isso especialmente se você for ficar muito tempo no aeroporto, caso tenha alguma conexão demorada. Sabemos que as companhias aéreas oferecem alguns snacks, porém, se o tempo de espera for grande, você não fica morrendo de fome.

[+] Encontre passagens aéreas com os melhores preços. Clique aqui!

Agora nós queremos saber de você! Qual desses itens você sempre leva na sua bagagem de mão? Além disso, tem outro item que você considera super importante e que não citamos? Conta aqui nos comentários, vamos adorar saber 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *