Bacalar, no México, não é um destino muito popular entre os turistas brasileiros. Porém, depois de ver as belezas desse pequeno povoado, temos certeza que você vai começar a sonhar com o dia em que vai conhecer a região.

A cidade, localizada em Quintana Roo, fica perto de Belize e acaba sendo uma ótima opção de passeio para quem está pela Riviera Maia. O local é conhecido pela Lagoa das 7 Cores, ou Laguna de Bacalar, um dos cenários mais bonitos que você vai ver pelo México.

Foto: Reprodução / Wikimedia Commons

Foto: Reprodução / Pixabay

A lagoa recebe esse nome porque, ao longo da sua extensão, a cor da água muda (devido à profundidade, às caixas de areia e até pela incidência do sol, por exemplo). São diferentes tons de azul com aquele toque cristalino visto nas águas do Caribe que deixam qualquer pessoa de boca aberta.

Por isso, se você quer descansar e proporcionar dias de tranquilidade para sua família, colocar Bacalar em seu roteiro pelo México é uma excelente pedida. Ficando duas noites nesse paraíso já será suficiente para recarregar suas energias. Saiba mais sobre a cidade!

Pesquise passagens aéreas baratas para o México, clique aqui!

O que fazer em Bacalar

Foto: Reprodução / Flickr – Juliane Schultz

Sabe toda aquela badalação que vemos na maioria das cidades no México, com festas e open bar? Esqueça isso em Bacalar! A cidade é um destino pacato, indicada para quem quer relaxar e se desligar do mundo.

A cidade é tão pequena que, para você ter ideia, existem apenas três caixas eletrônicos no centro, apenas uma rodoviária e os comércios (especialmente os açougues) fecham ao meio-dia.

A principal atividade é curtir a Lagoa das 7 Cores com seus 50 quilômetros de extensão e 2 quilômetros de largura. Indiscutivelmente, esse é o foco de Bacalar. Tire um dia para ficar descansando em espreguiçadeiras, em redes presas aos bangalôs ou simplesmente nadando e boiando nessas águas maravilhosas.

Foto: Reprodução / Casa Bambu Bacalar

A Laguna é rasa e perfeita para as crianças brincarem. E um ponto curioso: a água é doce! Chega a ser engraçado você olhar toda aquela água com cor de mar do Caribe e descobrir que não tem nada de sal ali. Além disso, a temperatura da água é boa durante o ano inteiro — inclusive nos meses de frio, ela fica quentinha.

Quer mais? Faça um passeio de miniveleiro pela Laguna. Muitas empresas oferecem esse serviço, inclusive os hotéis que ficam localizados ao ladinho do lago. Essa é uma boa oportunidade de conferir as águas calmas e cristalinas, ver os bangalôs e dar um giro pela cidade. Esses passeios, geralmente, têm duração de duas horas. Negocie o valor!

No passeio oferecido pelo Civitatis, parceiro do Quanto Custa Viajar, você pode reservar antecipadamente e garantir já o valor já em reais. Este passeio dura cerca de 3h30, inclui cerveja, água e até guacamole para beliscar em alto mar.

Foto: Reprodução / Kokay Bacalar

Durante esse passeio, é bem possível que você conheça o Cenote Azul, um canal com 200 metros de profundidade que faz com que a coloração da água fique escura — mais um tom que compõe as 7 cores da Laguna.

Outra parada interessante é no Canal dos Pirata que liga o Mar do Caribe, o Rio Hondo e a Laguna Bacalar. Essa junção de águas gera uma tonalidade impressionante, deixando muita gente sem palavras!

Bem em frente ao canal, você observa o Forte de Bacalar, que foi construído no século XVII justamente para proteger a cidade contra piratas, que chegavam pelo mar do Caribe para saquear a cidade e eram recebidos com fogo pesado!

Se você não gosta da ideia de um veleiro, pode reservar ainda um passeio de lancha ou barco na lagoa. Esse tour de lancha do Civitatis é um dos passeios mais elogiados e os viajantes elogiam tanto a paisagem quanto o guia que foi compartilhando conhecimentos e curiosidades com os viajantes.

Como as águas são bem tranquilas, outra pedida é alugar um caiaque ou stand up paddle! Novamente, verifique se sua pousada ou hotel em que esteja hospedado já oferece essa comodidade ou se alugam com preços especiais. Passar a tarde remando pela Laguna será relaxante e gratificante.

Caso não tenha, você pode conferir aqui e já reservar o Paddle surf na Laguna de Bacalar ao amanhecer, uma experiência única em águas lindíssimas.

Foto: Reprodução / Zazil Hostel

Muitos esportes aquáticos podem ser feitos na região. Se você curte fazer mergulho e snorkel, vai encontrar várias atividades pela Laguna.

Passeios próximos a Bacalar

Embora Bacalar em si seja bem tranquila, o viajante que tiver um tempinho livre pode apostar em conhecer as belezas da região, afinal bem pertinho da cidade tem belezas e ruínas impressionantes!

Um dos principais passeios da região é a Excursão a Mahahual, que fica a 100 km de distância. Este passeio sai de Chetumal, a 40 km de Bacalar. Em Mahaual os viajantes terão a oportunidade de curtir o mar caribenho transparente, ver tartarugas marinhas de perto, cardumes de peixes e muitos corais! O Sistema de Recife Mesoamericano está localizado na costa de Mahahual, sendo a segunda maior barreira de corais do mundo.

Foto: Civitatis

Mais um passeio imperdível na região é a Excursão a Calakmul, a 140 km de Bacalar. Os passeios para  uma das antigas cidades maias mais importantes do México também saem de Chetumal. Calakmul não é apenas uma importante zona arqueológica, mas também um lugar de enorme diversidade biológica. Está em plena selva de Campeche! Quem gosta de história não pode perder a oportunidade de fazer este passeio, que dura um dia inteiro.

Foto: Pixabay

E quem é fã de descobrir mais sobre as antigas civilizações pode ainda fazer a excursão a Kohunlich, cidade maia escondida entre a selva e que possui toda uma cidade e centro no meio da natureza. Lá os viajantes podem ver de pertinho o tempo dos Mascarones, a praça das Estelas e construções residenciais da acrópole e muito mais.

Foto: Wikimedia Commons

Como chegar a Bacalar

Bacalar fica relativamente perto de alguns destinos turísticos famosos no México, como:

Foto: Reprodução / Pixabay

O jeito mais fácil de chegar até lá é indo de ônibus. Você pode comprar sua passagem para Bacalar e descer na rodoviária, pertinho da empresa de ônibus ADO, que fica aproximadamente a 2 km da Laguna e também do centro.

Se preferir, alugue um carro para partir da cidade em que esteja pelo México para ir até Bacalar.

O bom é que muitos hotéis e hostels têm estacionamento, facilitando a parada do carro. Quem sabe, você pode até ficar em um camping, por exemplo.

Quer alugar um carro durante sua viagem? Clique aqui e descubra os preços!

De avião, o aeroporto mais próximo a Bacalar é o Aeroporto Internacional de Chetumal, que fica a 40 km de distância. Alguns hotéis em Bacalar oferecem serviço de transfer ou você pode pegar um ônibus ou um táxi para chegar à cidade.

Onde se hospedar em Bacalar, no México

Foto: Reprodução / Flickr – fromhomeparacasa

Ao procurar um hotel ou hostel em Bacalar, o mais importante é você pesquisar a localização, verificando se o estabelecimento fica próximo e oferece acesso à Laguna. Caso contrário, se procurar hotéis no centro, você vai ficar distante do paraíso.

Essa observação na hora da reserva é importante porque, ao longo da lateral da Laguna, na Av. 1, existe uma infinidade de propriedades particulares (como os hotéis) e o acesso ao lago é feito somente por meio deles.

Você pode pagar em torno de 15 pesos para ter acesso ao cais dessas propriedades particulares, que oferecem banheiro e outras facilidades, como espreguiçadeiras ou redes, mas nada como já estar hospedado praticamente com o pé na água. As opções próximas à Laguna são:

Magic Bacalar

Foto: Reprodução / Magic Bacalar

Está é uma opção de hospedagem para quem quer ficar de frente para a Lagoa. O local oferece reservas de chalés individuais ou compartilhados e também a possibilidade de você se hospedar nas barracas do próprio camping. Importante frisar: mesmo que você escolha um chalé individual, os banheiros são compartilhados entre todos os hóspedes.

O Magic Bacalar tem uma cozinha comunitária, utilizada principalmente pelas pessoas que se hospedam no camping ou para saborear o café da manhã do hotel e também acesso à internet Wi-Fi na recepção. Tudo é muito rústico e simples, mas aconchegante e divertido na medida certa.

O ponto positivo do local é que ele tem um deck de madeira que termina dentro da Laguna, além de várias redes e espreguiçadeiras para você sentir a brisa que vem da Laguna em seu rosto enquanto descansa. Já pensou que sonho, você acompanhando o nascer e o pôr-do-sol em um lugar como esse? Clique aqui e saiba mais sobre o hotel.

Kokay Bacalar

Foto: Reprodução / Kokay Bacalar

O Kokay Bacalar tem vista para a lagoa, sendo mais uma opção excelente para quem quer ficar pertinho do paraíso e até curtir o pôr-do-sol sentado à beira do lago. Outro ponto positivo é que o hotel oferece estacionamento gratuito para os hóspedes, facilitando a vida de quem viaja com carro alugado.

Todos os quartos possuem micro-ondas e cozinha para você preparar suas refeições e economizar ainda mais na viagem. O local oferece caiaques para os hóspedes se divertirem ao redor da propriedade. Clique aqui e saiba mais.

Casa Bakal

Foto: Reprodução / Casa Bakal

Esta propriedade fica de frente para a Lagoa das 7 Cores. As reservas garantem um café da manhã e uma cozinha compartilhada entre os hóspedes para você preparar refeições.

A Casa Bakal tem um terraço perfeito para você relaxar no final do dia. Além disso, o estabelecimento ainda oferece estacionamento, Wi-Fi, piscina e bar. Ponto positivo para a oferta de bicicletas, sem custo para os hóspedes, para dar um giro pela cidade com maior facilidade. Clique aqui e saiba mais.

Xibalba Bacalar

Foto: Reprodução / Xibalba Bacalar

Este hotel também possui praia privativa, ou seja, fica localizado de frente para a Laguna. O bom é que você tem à disposição um café da manhã reforçado, Wi-Fi, cozinha compartilhada e terraço.

Os quartos são melhores equipados com guarda-roupas, amenidades de banho e banheiro privativo e, alguns deles, possuem varanda com janelas de frente para o lago. Clique aqui e saiba mais.

Alimentação

Como a maioria dos hotéis e hostels oferece alojamentos com cozinha privativa ou compartilhada, o mais indicado é que você compre os mantimentos no mercadinho no centro de Bacalar e cozinhe em casa. Isso, sem dúvidas, vai reduzir os gastos durante seu passeio. Lembre-se que os açougues e muitos estabelecimentos de venda fecham cedo, ok?

Se você quiser saborear algo nos restaurantes da cidade, vá até a região do Forte da cidade, a maioria dos estabelecimentos ficam nessa região. Se você quer um lanchinho, vá até o Pizzeria Bertilla para saborear uma pizza.

Quem prefere uma boa comida mexicana deve ir até o El Manatí Bacalar, bem pertinho do Forte, ou ao La Playita, que fica de frente para a lagoa. Os dois locais também servem café da manhã, caso seu hotel ou pousada não ofereça essa opção.

Quando ir para Bacalar

O período ideal para conhecer e curtir tudo que Bacalar tem a oferecer é durante o período de seca, para não ter dias chuvosos trancado no quarto de hotel. Uma das vantagens do destino é que tirando o período chuvoso e com maior chance de furacões (entre agosto e setembro), até na alta temporada é uma boa pedida, já que o destino não costuma receber viajantes adolescentes no spring break americano, por exemplo, então a alta temporada de Cancún não afeta Bacalar.

Os meses que menos chovem, tem bom clima e não tem risco de furacão são dezembro, janeiro, fevereiro, março, abril e começo de maio. Já entre final de maio e agosto o viajante encontrará o período de chuvas.

Quantos dias ficar em Bacalar?

Foto: Pixabay

Bacalar é um destino bem tranquilo e quase pacato para sermos sinceros. Se a sua vontade for só conhecer a lagoa e os principais atrativos do destino, você pode programar para ficar por volta de dois dias inteiros na cidade e continuar sua viagem no México em outros destinos.

Para quem tem vários dias à disposição, pode fazer um roteiro chegando em Cancun, depois ir descendo para Playa del Carmen, Tulum e por fim Bacalar.

Agora se você não curte essa programação de ficar trocando de destino em uma mesma viagem, pegando estrada e prefere ficar em um só lugar do começo ao fim e a calmaria de Bacalar te atrai, dá para passar uma semaninha viajando, considerando 1 dia para ir, 1 dia para voltar e 5 dias inteiros nas belas praias de Bacalar.

Ainda é possível fazer um bate e volta se você estiver hospedado em Playa del Carmen, Cozumel ou Tulum, onde a distância é um pouco menor para ir e voltar (mas ainda é uma viagem de cerca de 2h30 de Tulum até Bacalar).

Vale a pena conferir passeios que já incluam transporte do seu hotel (ida e volta) até Bacalar para que você não tenha que se preocupar com ficar cansado após curtir um dia na água e ainda pegar três horas de estrada.

O que levar na mala?

Bacalar no México é um destino praticamente só de praias e atividades na água e ao ar livre, ou seja, nada melhor que roupa de banho para essa programação.

Na hora de montar sua mala para conhecer a cidade, não precisa investir em looks super elaborados, salto alto, nada disso. Lá a vibe é menos é mais.

Invista em roupas de banho variadas, saídas de banho, chinelos, cangas, protetor solar facial e corporal, loção hidratante, pós-sol, repelente e acessórios para te proteger do sol, como bonés, chapéus e óculos de sol.

Vale a pena levar roupas leves para utilizar em restaurantes e nos dias fora da praia, pois o calor é frequente durante todo o dia.

Além disso, por Bacalar ser pequena, vale a pena levar medicamentos a mais e tudo o que você acha que pode precisar para não ficar desamparado em momentos de necessidade. Em lugares que não são as capitais ou grandes cidades, vale conferir duas vezes seu kit de farmácia, de protetor solar e até conferir se seu carregador de celular está na bolsa para evitar perrengues.

Já bateu aquela vontade de arrumar as malas com suas roupas de banho e se mandar para Bacalar? Acreditamos que sim! Aproveite enquanto a região ainda não foi tomada pelos turistas e continua tranquila e pacata para curtir uma viagem relaxante.

Comece desde já a pesquisar os valores das passagens aéreas. Clique aqui e fique de olhos nos preços e promoções para o México.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.