Bacalar, no México, não é um destino muito popular entre os turistas brasileiros. Porém, depois de ver as belezas desse pequeno povoado, temos certeza que você vai começar a sonhar com o dia em que vai conhecer a região.

A cidade, localizada em Quintana Roo, fica perto de Belize e acaba sendo uma ótima opção de passeio para quem está pela Riviera Maia. O local é conhecido pela Lagoa das 7 Cores, ou Laguna de Bacalar, um dos cenários mais bonitos que você vai ver pelo México.

Foto: Reprodução / Wikimedia Commons
Foto: Reprodução / Pixabay

A lagoa recebe esse nome porque, ao longo da sua extensão, a cor da água muda (devido à profundidade, às caixas de areia e até pela incidência do sol, por exemplo). São diferentes tons de azul com aquele toque cristalino visto nas águas do Caribe que deixam qualquer pessoa de boca aberta.

Por isso, se você quer descansar e proporcionar dias de tranquilidade para sua família, colocar Bacalar em seu roteiro pelo México é uma excelente pedida. Ficando duas noites nesse paraíso já será suficiente para recarregar suas energias. Saiba mais sobre a cidade!

Pesquise passagens aéreas baratas para o México, clique aqui!

O que fazer em Bacalar

Foto: Reprodução / Flickr – Juliane Schultz

Sabe toda aquela badalação que vemos na maioria das cidades no México, com festas e open bar? Esqueça isso em Bacalar! A cidade é um destino pacato, indicada para quem quer relaxar e se desligar do mundo.

A cidade é tão pequena que, para você ter ideia, existem apenas três caixas eletrônicos no centro, apenas uma rodoviária e os comércios (especialmente os açougues) fecham ao meio-dia.

A principal atividade é curtir a Lagoa das 7 Cores com seus 50 quilômetros de extensão e 2 quilômetros de largura. Indiscutivelmente, esse é o foco de Bacalar. Tire um dia para ficar descansando em espreguiçadeiras, em redes presas aos bangalôs ou simplesmente nadando e boiando nessas águas maravilhosas.

Foto: Reprodução / Casa Bambu Bacalar

A Laguna é rasa e perfeita para as crianças brincarem. E um ponto curioso: a água é doce! Chega a ser engraçado você olhar toda aquela água com cor de mar do Caribe e descobrir que não tem nada de sal ali. Além disso, a temperatura da água é boa durante o ano inteiro — inclusive nos meses de frio, ela fica quentinha.

Quer mais? Faça um passeio de miniveleiro pela Laguna. Muitas empresas oferecem esse serviço, inclusive os hotéis que ficam localizados ao ladinho do lago. Essa é uma boa oportunidade de conferir as águas calmas e cristalinas, ver os bangalôs e dar um giro pela cidade. Esses passeios, geralmente, têm duração de duas horas. Negocie o valor!

Foto: Reprodução / Kokay Bacalar

Durante esse passeio, é bem possível que você conheça o Cenote Azul, um canal com 200 metros de profundidade que faz com que a coloração da água fique escura — mais um tom que compõe as 7 cores da Laguna.

Outra parada interessante é no Canal dos Pirata que liga o Mar do Caribe, o Rio Hondo e a Laguna Bacalar. Essa junção de águas gera uma tonalidade impressionante, deixando muita gente sem palavras!

Bem em frente ao canal, você observa o Forte de Bacalar, que foi construído no século XVII justamente para proteger a cidade contra piratas, que chegavam pelo mar do Caribe para saquear a cidade e eram recebidos com fogo pesado!

Como as águas são bem tranquilas, outra pedida é alugar um caiaque. Novamente, verifique se sua pousada ou hotel em que esteja hospedado já oferece essa comodidade ou se alugam com preços especiais. Passar a tarde remando pela Laguna será relaxante e gratificante.

Foto: Reprodução / Zazil Hostel

Muitos esportes aquáticos podem ser feitos na região. Se você curte fazer stand up paddle, mergulho e snorkel, vai encontrar várias atividades pela Laguna.

Como chegar a Bacalar

Bacalar fica relativamente perto de alguns destinos turísticos famosos no México, como:

Foto: Reprodução / Pixabay

O jeito mais fácil de chegar até lá é indo de ônibus. Você pode comprar sua passagem para Bacalar e descer na rodoviária, pertinho da empresa de ônibus ADO, que fica aproximadamente a 2 km da Laguna e também do centro.

Se preferir, alugue um carro para partir da cidade em que esteja pelo México para ir até Bacalar.

O bom é que muitos hotéis e hostels têm estacionamento, facilitando a parada do carro. Quem sabe, você pode até ficar em um camping, por exemplo.

Quer alugar um carro durante sua viagem? Clique aqui e descubra os preços!

De avião, o aeroporto mais próximo a Bacalar é o Aeroporto Internacional de Chetumal, que fica a 40 km de distância. Alguns hotéis em Bacalar oferecem serviço de transfer ou você pode pegar um ônibus ou um táxi para chegar à cidade.

Onde se hospedar em Bacalar, no México

Foto: Reprodução / Flickr – fromhomeparacasa

Ao procurar um hotel ou hostel em Bacalar, o mais importante é você pesquisar a localização, verificando se o estabelecimento fica próximo e oferece acesso à Laguna. Caso contrário, se procurar hotéis no centro, você vai ficar distante do paraíso.

Essa observação na hora da reserva é importante porque, ao longo da lateral da Laguna, na Av. 1, existe uma infinidade de propriedades particulares (como os hotéis) e o acesso ao lago é feito somente por meio deles.

Você pode pagar em torno de 15 pesos para ter acesso ao cais dessas propriedades particulares, que oferecem banheiro e outras facilidades, como espreguiçadeiras ou redes, mas nada como já estar hospedado praticamente com o pé na água. As opções próximas à Laguna são:

Magic Bacalar

Foto: Reprodução / Magic Bacalar

Está é uma opção de hospedagem para quem quer ficar de frente para a Lagoa. O local oferece reservas de chalés individuais ou compartilhados e também a possibilidade de você se hospedar nas barracas do próprio camping. Importante frisar: mesmo que você escolha um chalé individual, os banheiros são compartilhados entre todos os hóspedes.

O Magic Bacalar tem uma cozinha comunitária, utilizada principalmente pelas pessoas que se hospedam no camping ou para saborear o café da manhã do hotel e também acesso à internet Wi-Fi na recepção. Tudo é muito rústico e simples, mas aconchegante e divertido na medida certa.

O ponto positivo do local é que ele tem um deck de madeira que termina dentro da Laguna, além de várias redes e espreguiçadeiras para você sentir a brisa que vem da Laguna em seu rosto enquanto descansa. Já pensou que sonho, você acompanhando o nascer e o pôr-do-sol em um lugar como esse? Clique aqui e saiba mais sobre o hotel.

Kokay Bacalar

Foto: Reprodução / Kokay Bacalar

O Kokay Bacalar tem vista para a lagoa, sendo mais uma opção excelente para quem quer ficar pertinho do paraíso e até curtir o pôr-do-sol sentado à beira do lago. Outro ponto positivo é que o hotel oferece estacionamento gratuito para os hóspedes, facilitando a vida de quem viaja com carro alugado.

Todos os quartos possuem micro-ondas e cozinha para você preparar suas refeições e economizar ainda mais na viagem. O local oferece caiaques para os hóspedes se divertirem ao redor da propriedade. Clique aqui e saiba mais.

Casa Bakal

Foto: Reprodução / Casa Bakal

Esta propriedade fica de frente para a Lagoa das 7 Cores. As reservas garantem um café da manhã e uma cozinha compartilhada entre os hóspedes para você preparar refeições.

A Casa Bakal tem um terraço perfeito para você relaxar no final do dia. Além disso, o estabelecimento ainda oferece estacionamento, Wi-Fi, piscina e bar. Ponto positivo para a oferta de bicicletas, sem custo para os hóspedes, para dar um giro pela cidade com maior facilidade. Clique aqui e saiba mais.

Xibalba Bacalar

Foto: Reprodução / Xibalba Bacalar

Este hotel também possui praia privativa, ou seja, fica localizado de frente para a Laguna. O bom é que você tem à disposição um café da manhã reforçado, Wi-Fi, cozinha compartilhada e terraço.

Os quartos são melhores equipados com guarda-roupas, amenidades de banho e banheiro privativo e, alguns deles, possuem varanda com janelas de frente para o lago. Clique aqui e saiba mais.

Alimentação

Como a maioria dos hotéis e hostels oferece alojamentos com cozinha privativa ou compartilhada, o mais indicado é que você compre os mantimentos no mercadinho no centro de Bacalar e cozinhe em casa. Isso, sem dúvidas, vai reduzir os gastos durante seu passeio. Lembre-se que os açougues e muitos estabelecimentos de venda fecham cedo, ok?

Se você quiser saborear algo nos restaurantes da cidade, vá até a região do Forte da cidade, a maioria dos estabelecimentos ficam nessa região. Se você quer um lanchinho, vá até o Pizzeria Bertilla para saborear uma pizza.

Quem prefere uma boa comida mexicana deve ir até o El Manatí Bacalar, bem pertinho do Forte, ou ao La Playita, que fica de frente para a lagoa. Os dois locais também servem café da manhã, caso seu hotel ou pousada não ofereça essa opção.

Já bateu aquela vontade de arrumar as malas com suas roupas de banho e se mandar para Bacalar? Acreditamos que sim! Aproveite enquanto a região ainda não foi tomada pelos turistas e continua tranquila e pacata para curtir uma viagem relaxante.

Comece desde já a pesquisar os valores das passagens aéreas. Clique aqui e fique de olhos nos preços e promoções para o México.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *