Para os brasileiros que buscam um novo lar na Europa, saiba que os ventos sopram para além de Lisboa. A encantadora e litorânea Aveiro, em Portugal, deixa um rastro de cor na memória de quem a visita. A 2h30 de carro ou trem a partir da capital está um “corpo vivo que liga a terra ao mar como um enorme coração”, conforme descreveu o escrito José Saramago.

Um misto de Veneza, San Francisco e Cidade do Cabo formam a primeira impressão da cidade, cortada por uma rede de canais e salinas, onde se observa o movimento dos barcos moliceiros, um dos principais atrativos locais. As vias planas e agradáveis são um convite para passeios a pé ou de bicicleta, chamadas de “buga”, que são de uso gratuito em pontos distribuídos pela Câmara Municipal.

Às margens da Ria de Aveiro estão os edifícios em estilo Arte Nova, ou art noveau, que foram erguidas entre 1905 e 1920, período da Belle Époque. O Museu da Cidade dedica parte de seu acervo à essa história. Já a Fábrica da Vista Alegre aproxima o público das conhecidas porcelanas portuguesas.

Compre sua passagem aérea para Lisboa com o nosso buscador de passagens

Mas o que capta ainda mais o olhar e não passa despercebida são as casas listradas de Costa Nova, a cerca de cinco minutos de carro do centro histórico de Aveiro. O cenário de cores variadas enchem os olhos e causam uma verdadeira comoção nas redes sociais. Feitas em madeira, pertenciam a pescadores que tentavam encontrar um contraste entre as cores pálidas da areia. Assim, tons vivos de vermelho, amarelo, azul e verde ganharam os quarteirões.

As tradições caiçaras seguem até as vizinhas, Ílhavo, onde fica o Museu Marítimo, e a praia da Barra, que resguarda o farol mais alto do país e um veleiro de 1937, batizado de Santa Maria Manuela. Para encontrar praias selvagens, basta seguir rumo a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

Não vá embora sem provar as delícias típicas, a começar pelos ovos moles, a especialidade regional, comparada com “ouro doce”. À mesa também são servidas caldeirada de enguias e carneiro à lampantana, feito com vinho tinto, toucinho e outros ingredientes. É pelo estômago ou pelas belezas, que Aveiro conquista multidões.

Foto: Gonçalo Figueiredo

[+] 5 motivos para visitar a Ilha da Madeira, em Portugal

[+] As melhores praias de Portugal para curtir no próximo verão

[+] Conheça Santo Antônio de Lisboa, um pedaço de Portugal em Florianópolis

Fotos: divulgação/Visit Portugal e Centro de Portugal

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.