Que Paris um destino caro, não é novidade. Uma das mais famosas do continente europeu, a cidade da luz e do amor pode prejudicar o bolso de alguns viajantes, mas nem tudo está perdido. Selecionamos seis atrações mais baratas em Paris para ninguém voltar com prejuízo para o Brasil.
Muito rica culturalmente, a cidade esbanja de mais de 20 museus gratuitos, que em grande parte são mantidos pelo governo municipal. Além disso, aqui você encontra algumas dicas para gastar pouco em hospedagem, restaurantes e passeios, lembrando que até os museus mais conhecidos oferecem dias gratuitos aos viajantes, muitas vezes no primeiro domingo do mês.
Saindo da rota turística, é possível encontrar entretenimento, tranquilidade e ainda descobrir outros encantos parisienses em lugares curiosos.
O parque histórico entre a Place de la Concorde e o Louvre é uma boa fuga do movimento da cidade. Com entrada gratuita, o jardim é um lugar para caminhadas e cultura para os parisienses e os turistas, onde as estátuas de Maillol dividem espaço com as obras de Rodin e Giacometti. Com entrada gratuita, vale a pena também curtir a Festa das Tuileries, entre junho e agosto.
Um tanto underground, a feira descolada acontece em pontos diversos da cidade de acordo com a programação. Focada em moda e cultura alternativa, traz à tona muitos acessórios, objetos de decoração, roupas e vinis descolados, expostos por produtores locais. Comida exótica e drinks ajudam na hora da fome, enquanto o evento ainda promove algumas atividades como live painting e oficinas. A entrada custa em torno de 3 euro.
Já imaginou visitar um apartamento do século XIX? Na bela Place des Vosges, é possível conhecer a antiga morada do escritor, que viveu ali entre 1832 a 1848. Elementos excêntricos, jornais, gravuras, cartas, pinturas e esculturas se espalham por sete ambientes, e o melhor: a entrada é gratuita.
Muitos artistas e intelectuais viveram em Paris em décadas passadas e não estão mais entre nós. Além de ver de perto seus legados, é possível conferir suas criptas glamourosas no Cemitério de Montparnasse, que inclui nomes como Jean-Paul Sartre, Simone de Beauvoir e Samuel Beckett.
Não é barato ir em concertos de ópera, mas em Paris dá pra conseguir assistir uma quase grátis. A Ópera Bastille pode custar até 300 euro, mas se você se apresentar na bilheteria uma hora e meia antes do espetáculo, pode conseguir um dos 32 lugares ao preço popular de 5 euro. Não há garantia de lugares, mas você pode tentar.
No 18º arrondissement, não deixe de visitar esta exuberante basílica de mármore branco, que recorda um palácio em sua estrutura. O interior traz mosaicos de ouro e grandes vitrais, que podem ser vistos de perto gratuitamente. Para subir ao domo e explorar a cripta, é necessário pagar uma taxa.
Texto por Brunella Nunes
Fotos: divulgação
2 comentários