Quando a gente viaja para o exterior, é bom fazer um seguro viagem, que garante algum tipo de assistência para casos de emergência. Mas antes, vale a pena se informar sobre Certificado de Direito a Assistência Médica (CDAM), que garante ao viajante o Atestado PB-4, disponível gratuitamente em certos países.

Atestado PB-4

Em grande parte do mundo é obrigatório que turistas tenham um seguro de saúde, que é contratado pelo viajante antes mesmo de chegar ao destino e tem os mais variados preços (saiba mais aqui). É aí que pode entrar em ação o PB-4, um acordo feito entre Brasil e Portugal que garante, entre outros benefícios, proteção de saúde aos brasileiros em terras lusitanas e aos portugueses em nosso território.

atestado-pb4

Assinado em 1995, o documento diz que todo beneficiário do INSS tem “direito à assistência médico-hospitalar (de emergência ou regular) e mesmo à aquisição de medicamentos“. Ou seja, em caso de emergências, o turista pode recorrer ao atendimento em hospitais públicos, pagando o mesmo valor dos cidadãos, já que na maioria dos destinos internacionais se paga por este serviço, só que vai sair muito mais barato do que recorrer aos particulares. Além de Portugal, também se incluem no acordo: Espanha, Grécia, Itália e Cabo Verde.

Para tanto, é necessário apresentar o Certificado de Direito à Assistência Médica (CDAM). Somente o brasileiro que seja filiado ao PIS ou ao PASEP, e seus dependentes, pode usufruir deste benefício.

Para solicitar seu PB-4 e saber maisclique aqui para conferir a lista de documentos necessários e as centrais de atendimento em cada cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.