O ensolarado verão europeu, que vai de junho a meados de setembro, é um dos mais badalados do mundo. Lisboa é a única capital do continente virada para o mar, o que garante curtas distâncias até o litoral. Bora começar a se planejar? Selecionamos as melhores praias de Portugal para curtir nas próximas férias.
Banhada pelo oceano Atlântico, a costa portuguesa tem águas que não costumam ir além dos 15 ou 20 graus, o que refresca os banhistas em dias quentes. Outro ponto atraente do país é a região de Nazaré, que atrai surfistas com suas ondas alucinantes.
Antes de correr para o mar, certifique-se de que a praia escolhida tenha a chamada “bandeira azul“, garantia de limpeza e qualidade da água.
Praias de Portugal
Ilha Berlengas – Peniche
O arquipélago tem paisagens surpreendentes e se divide em três grupos de ilhéus, sendo Berlenga Grande a única habitada e visitável. Não por acaso é chamada de “Capital da Onda”, já que é o reduto de surfistas em Peniche. O Forte São João Batista, no meio do oceano Atlântico, é um dos principais atrativos da região, além da costa banhada por um belíssimo mar azul.
Onde comer: Nau dos Corvos
Onde dormir: KateKero | Supertubos Beach Hostel
Praia de Galapos – Setúbal
O tranquilo mar azul se debruça sobre as areias douradas ou extremamente brancas da praia. Em Galapos, a água cristalina é propícia para snorkel e mergulho. Depois de uma trilha tortuosa se chega à selvagem Galapinhos, eleita a melhor praia da Europa em 2017, pelo site European Best Destinations. Quando a maré em Galapos não está baixa, o acesso por terra é complicado, pois não há sequer um corrimão para a descida. O visual, pelo menos, compensa todos os esforços.
Onde comer: Adega Típica Leo do Petisco
Praia da Marinha – Lagoa
Entre rochas e túneis naturais, o público desta praia pode avistar toda a sua beleza no topo da falésia. Preservada, é um recanto natural que, embora muito conhecida, permanece praticamente selvagem. Não por acaso está entre as 100 praias mais belas do mundo.
Onde comer: O Charneco | Ocean (indicado pelo Guia Michelin)
Onde dormir: Casa Tuia
Praia da Comporta – Troia
No extremo sul da Península de Troia, a Comporta tem boa infraestrutura e foi eleita a praia mais acessível para pessoas com mobilidade reduzida. O mar com pouca ondulação favorece esportes aquáticos como o kitesurf, que inclusive se propaga em competições locais.
Onde comer: Comporta Café – Bar e Restaurante
Onde dormir: Tróia Design Hotel | A Serenada Enoturismo | Pestana Troia Ecoresort
Foto: José Ferreira Jr.
Praia do Camilo – Lagos
Uma escada de 200 degraus leva a este pequeno paraíso na região de Algarve. A praia de águas mornas e transparentes é rodeada por falésias e também por turistas estrangeiros, em sua maioria. De barco é possível visitar as grutas e pequenas praias secretas ao longo da costa. O penhasco que delimita a praia oferece uma fabulosa vista panorâmica sobre a linha costeira entre Lagos e Albufeira. Você pode optar também por um tour pelas praias de Lagos.
Onde comer: A Comidinha
Onde dormir: Big Chill Beach Hostel | Villas D.Dinis (só para adultos) | Carvi Beach Hotel
Praia da Conceição – Cascais
A apenas 40 minutos de Lisboa, Cascais é uma boa opção de praia urbana para aproveitar durante sua ida à Portugal. A praia de águas calmas está próxima a bares, restaurantes e hotéis com vista para o mar. Além disso também fica ao lado da concorrida Praia da Duquesa, entre os Palacetes Chalet Faial e Chalet Palmela. Depois de curtir o litoral, siga rumo a Sintra e surpreenda-se ainda mais!
Onde comer: Restaurante Porto de Santa Maria e House of Wonders Café
Onde dormir: Pergola B&B | Hotel Baía | Hotel Albatroz (um dos melhores de Cascais)
Praia da Conceição em Cascais
Praia do Porto Santo – Madeira
A praia de 9 km de extensão, que é a única com faixa de areia no arquipélago da Madeira, conta com areias douradas de propriedades terapêuticas, indicadas para problemas reumáticos e ortopédicos. Em contraste com ela está o mar intensamente azul. O clima é estável e seco durante todo o ano. Por ser muito grande, é dividida em partes para facilitar a administração: Calheta, Cabeço da Ponte, Ribeiro Cochino, Ribeiro Salgado, Fontinha e Penedo.
Onde comer: Restaurante Pizza N’Areia no Hotel Torre Mar
Onde dormir: Hotel Porto Santo & Spa | Sotavento Guest House
Praia de Odeceixe – Algarve
Com a Ribeira de Seixe desaguando no oceano, a praia reúne o melhor dos dois mundos: banhos de mar ou de rio. A areia que divide ambas marca também a fronteira entre o Alentejo e o Algarve. Durante a maré baixa se formam ainda pequenas piscinas naturais, ideais para as crianças. Quem é adepto do naturismo pode ir à praia das Adegas, ao sul de Odeceixe.
Onde comer: restaurante L-Colesterol
Onde dormir: Casas Carpe-Vita | Hotel Vale da Telha
Portinho da Arrábida – Setúbal
Dentro do Parque Natural da Serra da Arrábida, a praia do Portinho é considerada uma das mais belas do país, com variados tons de azul no mar cristalinos e suas areias branquinhas. A vegetação serrana torna o cenário ainda mais propício para a contemplação. É possível praticar mergulho para observar a diversidade marinha da baía.
Onde comer: Ribeirinha do Sado
Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação
4 comentários