O ensolarado verão europeu, que vai de junho a meados de setembro, é um dos mais badalados do mundo. Lisboa é a única capital do continente virada para o mar, o que garante curtas distâncias até o litoral. Bora começar a se planejar? Selecionamos as melhores praias de Portugal para curtir nas próximas férias.

Banhada pelo oceano Atlântico, a costa portuguesa tem águas que não costumam ir além dos 15 ou 20 graus, o que refresca os banhistas em dias quentes. Outro ponto atraente do país é a região de Nazaré, que atrai surfistas com suas ondas alucinantes.

Antes de correr para o mar, certifique-se de que a praia escolhida tenha a chamada “bandeira azul“, garantia de limpeza e qualidade da água.

Partiu Portugal? Encontre aqui sua passagem barata para Lisboa!

Praias de Portugal

Ilha Berlengas – Peniche 

Praias de Portugal

Foto: Wikimedia Commons

O arquipélago tem paisagens surpreendentes e se divide em três grupos de ilhéus, sendo Berlenga Grande a única habitada e visitável. Não por acaso é chamada de “Capital da Onda”, já que é o reduto de surfistas em Peniche. O Forte São João Batista, no meio do oceano Atlântico, é um dos principais atrativos da região, além da costa banhada por um belíssimo mar azul.

Onde comer: Nau dos Corvos

Onde dormir: KateKero | Supertubos Beach Hostel

Como chegar: localizado a oeste de Portugal, Peniche fica a 102 km de Lisboa, e para chegar até lá, uma viagem de carro gira em torno de 1 hora e 15 minutos, via A8 no sentido Torres Vedras – Leiria. Basta seguir para Loures, e virar na saída 14 para a IP6. De lá, é necessário pegar um barco até a Ilha Berlengas no porto marítimo de Peniche – a viagem dura apenas 30 minutos.

Confira aqui valores de aluguel de carro em Portugal

Praia de Galapos – Setúbal

Praias de Portugal

Foto: Wikimedia Commons

O tranquilo mar azul se debruça sobre as areias douradas ou extremamente brancas da praia. Em Galapos, a água cristalina é propícia para snorkel e mergulho. Depois de uma trilha tortuosa se chega à selvagem Galapinhos, eleita a melhor praia da Europa em 2017, pelo site European Best Destinations. Quando a maré em Galapos não está baixa, o acesso por terra é complicado, pois não há sequer um corrimão para a descida. O visual, pelo menos, compensa todos os esforços, uma das praias de Portugal mais bonitas!

Onde comer: Adega Típica Leo do Petisco 

Como chegar: localizada na região metropolitana de Lisboa, Setúbal fica a apenas 48 km da capital portuguesa, e a Praia de Galapos em uma área de preservação a 12 km da cidade, com acesso pela Rua Círio da Arrábida (N379-1). Você pode até chegar a Setúbal de carro, mas para chegar até a praia, deverá seguir algumas regras, principalmente se for na alta temporada, não só por conta da preservação da área (o número de turistas é controlado diariamente), como também pelo nível da maré.

Neste caso, o transporte público é o mais recomendado. As opções partindo de Lisboa são ônibus e trem. As linhas 4725 e 4730 saem a cada 60 ou 90 minutos da estação Sete Rios. Na estação Gare do Oriente há as linhas 4715 e 4720 que partem a cada 30 ou 60 minutos. As viagem até Setúbal podem variar entre 50 minutos a 1h30min, dependendo da linha e da época em que você escolher viajar.

Já a viagem de trem são oferecidos pela Fertagus, partindo das estações Roma-Areeiro, Entrecampos, Sete Rios e Campolide a cada uma hora.

Praia da Marinha – Lagoa

Praias de Portugal

Foto: Wikimedia Commons

Entre rochas e túneis naturais, o público desta praia pode avistar toda a sua beleza no topo da falésia. Preservada, é um recanto natural que, embora muito conhecida, permanece praticamente selvagem. Não por acaso está entre as 100 praias mais belas do mundo, certamente uma das praias de Portugal que não devem faltar no seu roteiro!

Onde comer: O Charneco | Ocean (indicado pelo Guia Michelin)

Onde dormir: Casa Tuia

Como chegar: pertencente a Faro, Lagoa está localizado ao sul do país. Por ser uma região selvagem, não há transporte público que chegue até a Praia da Marinha, portanto, esse deslocamento deve ser feito exclusivamente de carro. Você pode chegar até Algarve de trem partindo de Lisboa e reservar um carro na cidade antes de embarcar nesta aventura. A empresa Alfa-Pendular é responsável por esta viagem, e realiza o percurso em aproximadamente 2h30min, com paradas em Albufeira, Faro e Tavira.

Praia da Comporta – Troia

Foto: Wikimedia Commons

No extremo sul da Península de Troia, a Comporta tem boa infraestrutura e foi eleita a praia mais acessível para pessoas com mobilidade reduzida. O mar com pouca ondulação favorece esportes aquáticos como o kitesurf, que inclusive se propaga em competições locais.

Onde comer: Comporta Café – Bar e Restaurante

Onde dormir: Tróia Design Hotel | A Serenada Enoturismo | Pestana Troia Ecoresort

Como chegar: pertencente ao distrito de Setúbal, Troia é um destino de fácil acesso, e deve ser por isso que é tão procurada por turistas. Você pode chegar até Setúbal de ônibus, partindo da Rodoviária de Lisboa Oriente ou da Avenida dos Ciprestes, e de lá pegar um barco para Troia na Ponta do Adoxe.

Praia do Camilo – Lagos

Praias de Portugal

Foto: Wikimedia Commons

Uma escada de 200 degraus leva a este pequeno paraíso na região de Algarve. A praia de águas mornas e transparentes é rodeada por falésias e também por turistas estrangeiros, em sua maioria. De barco é possível visitar as grutas e pequenas praias secretas ao longo da costa. O penhasco que delimita a praia oferece uma fabulosa vista panorâmica sobre a linha costeira entre Lagos e Albufeira. Você pode optar também por um tour pelas praias de Lagos.

Onde comer: A Comidinha

Onde dormir: Big Chill Beach Hostel | Villas D.Dinis (só para adultos) | Carvi Beach Hotel

Como chegar: Lagos também pertence ao distrito de Faro, e para chegar até lá partindo de Lisboa, basta pegar um trem da Alfa-Pendular com percurso de aproximadamente 2h30min, com paradas em Albufeira, Faro e Tavira.

Praia da Conceição – Cascais

Foto: Wikimedia Commons

A apenas 40 minutos de Lisboa, Cascais é uma boa opção de praia urbana para aproveitar durante sua ida à Portugal. A praia de águas calmas está próxima a bares, restaurantes e hotéis com vista para o mar. Além disso também fica ao lado da concorrida Praia da Duquesa, entre os Palacetes Chalet Faial e Chalet Palmela. Depois de curtir o litoral, siga rumo a Sintra e surpreenda-se ainda mais!

Onde comer: Restaurante Porto de Santa Maria e House of Wonders Café

Onde dormir: Pergola B&B | Hotel Baía |  Hotel Albatroz (um dos melhores de Cascais)

Como chegar: Cascais fica a apenas 30 km de Lisboa, e a melhor forma de chegar até lá é de trem, partindo da Estação Cais do Sodré pelo comboio da Linha Cascais. Se você descer na Estação Monte Estoril, já estará pertinho das principais praias, incluindo a Praia da Conceição.

Praia do Porto Santo – Madeira

Foto: Wikimedia Commons

A praia de 9 km de extensão, que é a única com faixa de areia no arquipélago da Madeira, conta com areias douradas de propriedades terapêuticas, indicadas para problemas reumáticos e ortopédicos. Em contraste com ela está o mar intensamente azul. O clima é estável e seco durante todo o ano. Por ser muito grande, é dividida em partes para facilitar a administração: Calheta, Cabeço da Ponte, Ribeiro Cochino, Ribeiro Salgado, Fontinha e Penedo.

Onde comer: Restaurante Pizza N’Areia no Hotel Torre Mar

Onde dormir: Hotel Porto Santo & Spa | Sotavento Guest House

Como chegar: localizado a sudoeste da costa portuguesa, Madeira é acessada somente por voos diretos que partem de Lisboa sentido a cidade do Funchal. A viagem dura aproximadamente 1h30min, com diversas opções de horários no Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo.

Praia de Odeceixe – Algarve

Foto: Wikimedia Commons

Com a Ribeira de Seixe desaguando no oceano, uma das praias de Portugal que reúne o melhor dos dois mundos: banhos de mar ou de rio. A areia que divide ambas marca também a fronteira entre o Alentejo e o Algarve. Durante a maré baixa se formam ainda pequenas piscinas naturais, ideais para as crianças. Quem é adepto do naturismo pode ir à praia das Adegas, ao sul de Odeceixe.

Onde comer: restaurante L-Colesterol

Onde dormir: Casas Carpe-Vita | Hotel Vale da Telha

Como chegar: Você pode chegar até Algarve de trem partindo de Lisboa pela empresa Alfa-Pendular, que  é responsável por esta viagem, e realiza o percurso em aproximadamente 2h30min, com paradas em Albufeira, Faro e Tavira.

Portinho da Arrábida – Setúbal

Foto: Wikimedia Commons

Dentro do Parque Natural da Serra da Arrábida, a praia do Portinho é considerada uma das mais belas praias de Portugal, com variados tons de azul no mar cristalinos e suas areias branquinhas. A vegetação serrana torna o cenário ainda mais propício para a contemplação. É possível praticar mergulho para observar a diversidade marinha da baía.

Onde comer: Ribeirinha do Sado

Onde dormir: Casa Sul Mar (Airbnb)
 
Como chegar: As opções de transporte público partindo de Lisboa para Setúbal são ônibus e trem. As linhas 4725 e 4730 saem a cada 60 ou 90 minutos da estação Sete Rios. Na estação Gare do Oriente há as linhas 4715 e 4720 que partem a cada 30 ou 60 minutos. As viagem até Setúbal podem variar entre 50 minutos a 1h30min, dependendo da linha e da época em que você escolher viajar. Já a viagem de trem são oferecidos pela Fertagus, partindo das estações Roma-Areeiro, Entrecampos, Sete Rios e Campolide a cada uma hora.

Quando ir para as praias de Portugal

A melhor época para aproveitar o sol e o mar para curtir as praias de Portugal é durante o verão, que vai de junho a setembro. Nesses meses, as temperaturas são mais altas, ideais para banhos de mar, e os dias são longos e ensolarados. Julho e Agosto são os meses mais quentes e secos, e também os mais movimentados, com muitos turistas.

Mas, se você prefere evitar as multidões e curtir um clima mais ameno, a primavera (abril-maio) e o outono (setembro-outubro) também são boas opções. Nesses períodos, as temperaturas ainda são agradáveis para atividades ao ar livre, como caminhadas à beira-mar, e você encontrará preços mais baixos em hospedagem e passagens aéreas.

É importante lembrar que o clima em Portugal varia de região para região. O Algarve, no sul, tem um clima mediterrânico, com verões quentes e secos e invernos amenos. Já o norte do país tem um clima mais atlântico, com verões mais frescos e invernos mais chuvosos.

Não deixe de conferir aqui os diversos passeios que você pode fazer por Portugal no verão!

4 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.