Sair para respirar um pouco de ar puro é essencial para quem vive em grandes centros urbanos. No interior de São Paulo não faltam opções de conexão com a natureza, mas o Aracê Refúgio Ecológico dispõe de passeios tranquilos e estruturados destinados à humanos e seus pets.

Simples, rústico e sustentável, o espaço natural de vivências fica em Tapiraí, mais precisamente dentro da Floresta Atlântica na Serra de Paranapiacaba. O público faz uma verdadeira imersão no meio do verde que se alastra por 48 hectares, ouvindo o fluxo das águas do riacho e o som dos pássaros.

Aracê Refúgio Ecológico

O ambiente contemplativo é ideal para recarregar as energias, enquanto as quatro trilhas guiadas cumprem o papel de revigorar o corpo, desfrutando sempre da companhia da natureza. Os caminhos levam a um lago e a uma piscina natural, propícia para banho.

Foto: divulgação
Foto: divulgação

A extensão do riacho que corta a propriedade forma várias pequenas prainhas ao longo do percurso, além de corredeiras e duchas de água pura. Próximo dali também está a Cachoeira do Alecrim.

As trilhas levam a cantos diferentes do Aracê, passando por poços, pela cachoeira do Beija-Flor, pela cabana do caçador e pelo mirante, que fica em um paredão de 500 metros de altura, dando vista para a imensidão da mata. Quem aprecia a meditação ou pratica de alguma fé, pode utilizar a gruta como um verdadeiro templo.

Foto: divulgação

Na hora em que a fome bater, o restaurante local prepara refeições com tempero mineiro e lembranças da casa da vovó. Seguindo o conceito de slow food, ou seja, de preparo lento, a comida é feita no fogão a lenha com ingredientes da agricultura familiar local e ervas da horta.

Aos sábados é servida a feijoada mineira e aos domingos o frango caipira com gengibre na hora do almoço ao ar livre. Há também opções vegetarianas e de café, doces em compota e sobremesas como o típico arroz doce e a banana caramelada com creme.

Uma pequena venda dispõe de produtos da região de Tapiraí e Minas Gerais, que poderão ser adquiridos para levar como lembrança.

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Informações e regras

Mas, antes de ir, é preciso estar atento às regras de funcionamento. O espaço não é aberto ao público sem reserva. É possível pernoitar em chalés dentro da propriedade.

Confira abaixo outras informações importantes sobre o Aracê Refúgio Ecológico:

  • Não aceita cartão como pagamento, apenas dinheiro ou depósito bancário;
  • Não é permitida a entrada de menores de 13 anos de idade;
  • Todos os animais devem ser sociáveis, estar vacinados e com a saúde em dia;
  • Algumas raças de cães de guarda serão aceitas após avaliação de temperamento e uso de focinheira;
Foto: divulgação

Vai !

O Aracê Refúgio Ecológico fica na no km 156 da Rodovia Benedito Mucci, s/n – do Alecrim, Tapiraí – a 145 km de São Paulo e a 72 km de Sorocaba.

Funcionamento: das 9h às 16h aos sábados, domingos e feriados (verificar as datas de abertura previamente)

Não se esqueça de fazer reserva.

Valores sob consulta; não é cobrada taxa para pets. Os pacotes são divididos em duas categorias:

  • Day Use com Almoço
  • Acampamento (pensão completa) ou Pernoite na Pousada Vilarejo do Quim (pensão completa)

Você também pode encontrar outras opções incríveis de hospedagem em Tapiraí clicando aqui!

Foto: divulgação

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *