Caminhar no deserto do Saara ou no sertão do Nordeste com aquele sol de rachar pode ser menos exaustivo. Com tecnologia do Japão, a Sony criou um ar condicionado para roupa que, carregado junto ao corpo, pode ser utilizado em qualquer lugar que você esteja.

O Reon Pocket foi desenvolvido em Tóquio ao longo de dois anos pelo programa de aceleração de startups da empresa e viabilizado por financiamento coletivo. Lançado em 2019 apenas para os que contribuíram com a campanha, o produto tem como proposta ser um wearable, ou seja, um dispositivo tecnológico utilizado discretamente na roupa.

Uma camiseta especial com compartimento na região do pescoço, semelhante a uma segunda pele, foi criada como adicional para facilitar o uso do ar condicionado portátil.

Foto: divulgação/Sony

O aparelho de 85 gramas funciona por resfriamento termoelétrico, chegando a diminuir a temperatura corporal em até 13 graus Celsius. E não precisa se preocupar muito caso um frio repentino chegue. Em outra saída de ar, os usuários também podem se aquecer, chegando a um aumento médio de 8 graus Celsius na temperatura.

Para utilizá-lo, basta conectar o smartphone ao Bluetooth e baixar um aplicativo próprio, disponível para sistemas Android e iOS, que permite a regulagem de temperatura. Mas é preciso de moderação na hora de se resfriar porque a bateria dura apenas 90 minutos.

O carregador por cabo USB pode ser plugado em um powerbank, evitando que o viajante fique na mão, ou pior: derretendo de calor!

Passado o período de avaliação dos primeiros usuários, a Sony pretende lançar o inovador ar condicionado portátil oficialmente nas lojas a tempo das Olimpíadas de Tóquio de 2020. A especulação de preço é de US$ 120.

Foto: divulgação/Sony

Confira 10 produtos sustentáveis para viajantes conscientes

Foto: divulgação/Sony
Foto: divulgação/Sony

Se não quiser esperar…

Já existe no mercado uma outra alternativa de ar condicionado para roupas. No final de 2017 a marca Blö criou um produto bem semelhante ao modelo da Sony, que também contou com financiamento coletivo para ser viabilizado.

Segundo a fabricante, seria um “cruzamento entre um ventilador e um ar condicionado”, capaz de reduzir a temperatura corporal em até 6 graus Celsius. Com um ventoinha e um motor, esfria determinada parte do corpo, que depois acaba regulando a temperatura geral do organismo.

Com tamanho menor do que um celular e peso de 50 gramas, o sistema de ventilação contém um compartimento que, opcionalmente, pode receber o óleo de hortelã-pimenta, que atua como agente de resfriamento, o que melhora a sensação de frescor na pele.

O ar condicionado para roupas da Blö é acoplado na roupa como um clipe, podendo ser colocado na gola da camiseta ou na barra da calça. O difusor portátil também já vende um powerbank próprio, que carrega o aparelho em 1 horas e 15 minutos.

O produto pode ser adquirido na loja oficial por US$ 49.99.

Foto: divulgação/Blö

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.