Aqui no Brasil, quando falamos em aperitivo, logo vem em mente a ideia de petiscar um salgadinho, um canapé ou uma porção de azeitonas com queijos em cubinho antes do jantar, não é mesmo? Porém, o aperitivo na Itália se refere ao nosso happy hour, só que com muito mais vantagens.

Durante sua visita às cidades do “país da bota”, ao observar que um bar serve aperitivo, isso significa que você vai comprar uma bebida (que custa entre 7 a 12 Euros) e poderá saborear os petiscos à vontade. Isso mesmo que você leu: compra uma bebida e come o quanto quiser!

Geralmente, o aperitivo é servido das 18h às 20h e, dependendo do local em que você estiver, às 19h já estará bem cheio. Por isso, faça o possível para chegar cedo e literalmente garantir seu jantar!

aperitivo na italia
Foto: TripAdvisor

Este happy hour italiano turbinado é servido em todos os cantos do país, não é tradição apenas nas grandes cidades. Por isso, em todas as regiões em que estiver visitando, peça indicações de lugares e tente encontrar um restaurante que sirva aperitivos.

Quais petiscos são servidos em um aperitivo na Itália?

Isso varia conforme o bar e até mesmo conforme a região italiana na qual você estiver visitando. Mas, as opções mais comuns são tortas, sanduíches em miniatura, massas, pizzas, saladas, frios, batata frita e muito mais! São opções de pratos quentes e frios dispostos em um buffet (como são os nossos por quilo, sabe?).

aperitivo na italia
Foto: Pinterest

Vai viajar para a Itália? Não esqueça do seguro viagem obrigatório. Saiba mais aqui!

aperitivo na itália
Foto: TripAdvisor
aperitivo na italia
Foto: TripAdvisor

As bebidas são as mais variadas do cardápio, incluindo até cervejas e vinhos. Vale muito a pena pedir o famoso Aperol Spritz, Bellini, Negroni e outros drinks e coquetéis clássicos na Itália.

Inclusive, confirme com o estabelecimento se você vai pagar uma taxa única para beber livremente, ok? Porque isso também é comum na Itália 😉

aperitivo na italia
Foto: Pixabay

Bares que servem aperitivo na Itália

Gostou da ideia dos aperitivos na Itália? Confira algumas opções de lugares para conhecer nas principais cidades italianas. Basta clicar no link para ver endereço e conhecer mais o bar:

Minha experiência com o aperitivo na Itália

aperitivo na italia
Foto: Pixabay

No breve período que estudei o idioma italiano em Florença, tive a oportunidade de participar de alguns aperitivos proporcionados pela escola na qual eu estava matriculada.

Na época, em 2017, eu pagava 8 Euros e podia comer e beber o quanto eu quisesse (e coubesse)! O que mais me surpreendeu na época foi justamente que a bebida era liberada. Eu podia escolher os drinks que quisesse (inclusive cervejas) e beber quantas vezes eu quisesse, mas não no estilo refil: eu podia pedir drinks diferentes a qualquer momento!

Para quem vai estudar com a grana curta ou fazer um mochilão, poder ter uma bela refeição por 8 Euros, com comida e bebida liberada, era o dia de tirar a barriga da miséria — e assim também pensavam várias intercambistas com os quais eu conversava, que podiam economizar no jantar sem apelar para um panino ou preparar o rango em casa.

Esse aperitivo na Itália, no meu caso, era proporcionado pela escola, que fazia uma parceria com um bar onde todos os estudantes se reuniam para praticar conversação.

Mas, você pode ver que o happy hour vantajoso na Itália acontece em vários restaurantes. Pergunte em todos os lugares que você for se à noite eles oferecem um aperitivo e salute!

Dica da editora Amanda Santiago que também morou na Itália: aproveite para bebericar as bebidas italianas como o vinho Barolo (que no Brasil é bem caro!) e o espumante Moscato D´Asti, e comer muitos queijos e o famoso prosciutto crudo.

Não vê a hora de conhecer a Itália? Veja quanto custa viajar para as principais cidades italianas e comece desde já a planejar essa trip!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.