Vai viajar para a Inglaterra e já está fazendo seu roteiro de viagem? Sonha em conhecer o Reino Unido? Já pensou em como vai andar de um local ao outro, já que as coisas são distantes? Confira dicas de como andar de metrô em Londres e prepare-se!

A forma de deslocamento em qualquer destino é uma das partes essenciais da viagem, mas nem todo mundo pensa nisso. O importante é só chegar lá e ter hotel? Nada disso! Quantas pessoas você conhece que programam apenas passagem aérea, hotel, algum passeio e olhe lá? E quando chega no destino, não sabe como ir para nenhum lugar.

Não programar como se deslocar em uma cidade nova – e que às vezes você nem fala o idioma –  pode fazer o viajante gastar muito mais dinheiro e tempo, coisas que não são bem-vindas em uma viagem.

Para você poder conhecer todos os pontos turísticos que deseja na terra da rainha, ops agora do rei, andar de metrô em Londres é a sua melhor solução.

Econômico, prático e rápido, confira abaixo um guia de como andar de metrô em Londres e fique por dentro de um dos maiores segredos que as pessoas não contam: não compre ticket avulso! Bora ficar por dentro dessa forma de economizar.

Como andar de metrô em Londres

Andar de metrô em Londres pode parecer uma tarefa difícil para quem não está acostumado com metrôs e trens, quem dirá no tube ou no underground, apelidos do meio de transporte dado pelos moradores.

Confira aqui quanto custa viajar em Londres

Estamos aqui para te ajudar a entender o funcionamento, as melhores rotas e como economizar a andar de metrô em Londres sem usar o ticket avulso, usando o famoso cartão Oyster.

Um dos principais meios de transporte da cidade, o metrô conta com 11 linhas, 287 estações e mais de 400 km de extensão, chegando em quase todos os bairros da cidade. 

Já confira os nomes das linhas do metrô:

  • Bakerloo (Marrom)
  • Central (Vermelha)
  • Circle (Amarela)
  • District (Verde)
  • Hammersmith & City (Rosa)
  • Jubilee (Cinza)
  • Metropolitan (Magenta)
  • Northern (Preta)
  • Piccadilly (Azul Escura)
  • Victoria (Azul Clara)
  • Waterloo & City (Turquesa)

Além disso, a rede deste transporte público cobre muito bem o centro da cidade e as áreas ao redor da considerada “Grande Londres”, sendo dividida em 9 zonas, nomeadas de 1 a 9. Já vale a dica de que a maioria dos passeios turísticos estão nas zonas 1 e 2.

Confira aqui os passeios em Londres e reserve online!

Confira abaixo a foto das linhas e estações para ter dimensão do tamanho da redes:

Foto: Transport For London

Como encontrar sua linha e trajeto para andar de metrô em Londres?

Atualmente, muitos sites (inclusive o Quanto Custa Viajar) oferecem formas de chegar aos passeios e pontos turísticos principais de cada destino, geralmente nos seus guias ou roteiros de viagem. O Google também é seu grande aliado neste momento, tanto para digitar “como chegar na London Eye de metrô”, que com certeza vai ter a resposta, quanto usando o Google Maps.

Usando o Maps, pelo celular, aplicativo ou página da internet, é possível ver qual a melhor rota utilizando o transporte público, inclusive para te ajudar a andar de metrô em Londres.

Basta inserir onde você está e para onde quer ir e o Maps sugere um trajeto. Aí você clica no terceiro botão, que tem o ícone de um trenzinho e pronto, vai ficar sabendo qual metrô utilizar, como o seguinte exemplo:

No exemplo acima, você pegaria a linha amarela, Circle, na estação Ladbroke Grove e desceria na estação Embankment. 

Outra ferramenta bem utilizada é a oficial do governo, o Transport for London, que faz basicamente a mesma coisa.

Para quem não quer ou por acaso não consegue contar com a tecnologia no momento de pegar o metrô, sempre tem funcionários no metrô para ajudar, além das linhas escritas em painéis.

Como economizar ao andar de metrô em Londres

Economizar é sempre uma boa ideia, especialmente quando a cotação é em Libras! E parece besteira, já que o valor para andar de metrô em Londres é “baixo”, mas a dica que vamos te dar vai te fazer economizar bastante ao longo de vários dias de viagem.

Apesar de parecer “pouco”, andar de metrô em Londres pode encarecer bem sua viagem, já é um dos metrôs mais caros do mundo todo.

Então você decidiu que vai utilizar o metrô e precisa de um ticket para andar, certo? É possível adquirir várias modalidades de bilhete, como avulso, diário ou para vários dias.

Já vamos te falar: não compre ticket avulso! Não vale a pena, pois custa 6 libras por trecho. Um absurdo! 

A solução é o cartão Oyster (ou Oyster Card), que custa 5 libras (reembolsáveis) e pode ser comprado em qualquer estação ou também nas máquinas de autoatendimento (ótima opção para quem não fala inglês muito bem).

Este cartão pode ser reabastecido para consumo e ele cobra bem mais barato por trecho, em comparação ao bilhete unitário de papel. Com essa opção, você precisa pagar para “alugar” o uso do cartão de plástico e também abastecer para pagar os trechos usados, mas eles têm descontos que chegam a 50% do trecho. Ou seja, em vez de pagar 6 libras pelo trecho, pode pagar apenas 3.

Ao fim do uso do cartão, no final da viagem, é possível devolver o cartão na própria maquininha do metrô (selecionando a opção de ‘Oyster refund’) e receber as 5 libras de depósito de volta. Saldos de até 10 libras também são reembolsáveis.

Os valores do metrô em Londres variam conforme a linha utilizada, por isso não estranhe as cobranças diferentes. O horário também impacta o preço, mas não se preocupe que o Oyster Card faz toda a conta e para de cobrar quando o teto diário é alcançado.

Vale lembrar que é um cartão individual, então cada membro da sua viagem precisa adquirir um.

Para usar o cartão, basta encostá-lo no leitor amarelo nas catracas do metrô na sua entrada e depois bater novamente na saída, pois o desconto acontece conforme o trajeto. Depois de encostar na entrada e na saída, pronto, valor descontado.

Encontre passagem aérea barata para Londres

Horário de funcionamento do metrô de Londres

Para conseguir de fato andar de metrô em Londres, o viajante precisa estar atento aos horários de funcionamento. De modo geral, o metrô começa a funcionar às 06h e termina o dia 00h, mas isso pode variar conforme cada estação.

Às sextas-feiras e sábados algumas linhas – aquelas mais voltadas para os pontos turísticos – operam 24 horas, como é o caso da Piccadilly, Victoria, Centra, Jubilee e Northern.

Partiu Londres? Encontre a sua hospedagem na cidade aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.