Um janelão com vista tirar o fôlego no coração da cidade. Essa é a principal virtude de um apartamento no Copan, edifício assinado por Oscar Niemeyer, que se tornou um ícone e uma experiência diferente em São Paulo, além de guardar o título de maior estrutura de concreto armado do país.

As inconfundíveis curvas se tornaram um cartão postal e um forte símbolo arquitetônico dos anos 1950 (inaugurado, porém, em 1966), mas que continua em plena forma nos dias atuais. O projeto foi encomendado pela Companhia Pan-Americana de Hotéis e Turismo, com o objetivo de criar um grande centro urbanístico, inspirado no Rockfeller Center (NY).

O edifício em formato de S em plena Av. Ipiranga, com estruturas que lembram uma espinha dorsal, é de fato um membro do corpo da metrópole, que sem ele não seria do mesmo jeito. É como se faltasse um órgão vital mesmo. Assim sendo, fazer um tour pelo Centro da cidade sem passar pelo Copan é como ter feito o passeio pela metade.

O Copan tem 1.160 unidades habitacionais em 32 andares. Ao todo são 115 metros de altura e 4.000 janelas na fachada!

Foto: arquivo

Para além de ser uma construção impactante, o Copan é vivo. Não apenas pelas milhares de moradores e escritórios que ali estão, mas pelos comércios no piso térreo, responsáveis por oferecer serviços e muita comodidade aos moradores do edifício e seus visitantes.

Alguns estão resistindo no mesmo endereço há anos, como é o caso da locadora Video Connection, uma das únicas sobreviventes da capital paulista. Ou do Café Floresta, que até hoje não aceita cartão. Tem barbearia, lojas variadas, bares, restaurantes e cafés. É uma delícia passear por ali e arrisco dizer que vira uma parada obrigatória a quem sempre passa pelo Centrão da cidade.

Em tempos sem pandemia, a vida pulsa dia e noite. E o mirante no topo, que considero o melhor de São Paulo é aberto aos curiosos em períodos específicos. Lá do alto a gente vê uma imensidão de prédios, alguns bem turísticos, murais de graffiti, avenidas conhecidas e a Serra da Cantareira ao fundo.

Agora imagina poder viver por alguns dias nesse lugar, tão particular e tão único. Mais do que uma moradia temporária, os apartamento do Copan se tornaram uma experiência diferente em São Paulo, unindo detalhes arquitetônicos, vivência do que acontece por ali e uma porção de delícias a serem consumidas nos arredores.

Foto: Assembleia Legislativa de SP

Apartamento no Copan para passar uns dias

Sites de aluguel por temporada como Airbnb e até mesmo o Booking podem te ajudar na missão de encontrar um cantinho lindo no Copan. Aqui vão algumas sugestões selecionadas pelo Quanto Custa Viajar.

  • Le Pink Copan: como sugere o nome, o apartamento tem como principal chamariz a cor rosa da parede. Móveis vintage se misturam aos mais atuais, junto a itens artesanais diversos na decoração. Aquele conjunto que o Instagram adora! Tem uma pequena cozinha equipada, máquina de lavar e banheiro decorado.
Foto: divulgação
  • Vossa Bossa Stay: o grupo tem três apartamentos disponíveis no edifício, cada qual com um estilo. Decorados com bom gosto, acomodam de duas e três pessoas e são petfriendly. Todos contam com wi-fi, cozinha equipada e TV. Unidades com 28 ou 40 metros quadrados.
Foto: divulgação
  • Studio Copan: projetado pela arquiteta Ketlyn Melero, que mora no local, o apartamento tem planta aberta e moderna no 28º andar, ou seja, tem uma vista panorâmica perfeita! Conta com TV com Google Chromecast para conexão de Netflix e Spotify (Internet WiFi de fibra ótica), forno elétrico, cooktop, persiana black-out e máquina de lavar.
Foto: divulgação
  • Estúdio Confortável: com luz solar privilegiada invadindo o ambiente, o estúdio passa a imediata sensação de conforto pelas fotos. Localizado no 28º andar, conta com uma pequena sala, cozinha, quarto, todos integrados, e banheiro.
Foto: divulgação
  • Vista Fantástica: apartamento recém-decorado no 24º andar, com ambientes divididos, piso de taco de peroba rosa e vista para o Farol Santander, a Av. Paulista e a Catedral da Sé. Conta com cama queen size, balcão para refeições, banheiro e cozinha equipada.
Foto: divulgação
  • Copan in the sky: com vista é de um janelão maior do que das kitnets, esse loft bem iluminado pode ser a sua próxima casa por alguns dias. Estilosa, a acomodação é ideal para até três pessoas, mas não é petfriendly, ok? A vista é de um janelão maior do que das kitnets.
Foto: divulgação
  • Studio no 29º andar: o estúdio moderninho está a 29 andares acima da cidade, proporcionando uma vista deslumbrante. Acomoda até dois hóspedes, contando apenas com uma cama de casal. Tem cozinha equipada, banheiro e uma pequena sala com TV.
Foto: divulgação

O que fazer no Copan?

  • Café Floresta: foi em 1970, quatro anos após a abertura oficial do Copan, que o café abriu as portas e nunca mais fechou. É parada rápida, no balcão mesmo, onde saem xícaras de café forte moído na hora. O bolinho de banana é o mais comentado do pedaço. E não se esqueça: pagamento apenas em dinheiro.
Foto: Immanuel Fruhmann
  • Orfeu: o bar e restaurante de comida brasileira tem mesinhas não calçada e estrutura mais aberta, dialogando com a rua ao lado do Copan. Entre as delícias que serve está o clássico nhoque rústico de batata recheado de queijo, coberto com farofa de pão. O mais pedido da casa é o arroz Brasil, que mistura paio, carne seca, couve, cebola, tomate, queijo coalho e alho. É tudo muito bom!
Foto: divulgação
  • Livraria Megafauna: trabalhando com pequenas editoras independentes, a Megafauna é um daqueles endereços que a gente passa horas sem contar os minutos. Tem uma boa variedade de livros e gêneros, além de revistas e um pequeno restaurante, o Cuia Café, comandado pela chef Bel Coelho.
Foto: Brunella Nunes/QCV
  • Fel: o bar dos solitários amargurados é pequenino no tamanho e grande na qualidade do que é servido no balcão. Conta com uma carta de drinks clássicos que foram resgatados do passado, mais precisamente dos séculos 19 e 20.
Foto: Rafael Define
  • Bar da Dona Onça: a família Rueda tem história na gastronomia paulistana moderna e comanda alguns endereços nos arredores e no próprio Copan. O bar já é um clássico da região central, servindo culinária típica de boteco, como bolinhos, croquetes, galinhada e arroz de moela.
Foto: divulgação
  • Eco Mercato: misto de empório natural e restaurante, conta com opções saudáveis e vegetarianas/veganas para o dia a dia, servidas em um ambiente que mistura o rústico e o moderninho. Saladas, pratos feitos, sucos e sobremesas funcionais são alguns dos itens do menu.
Foto: divulgação
  • Magg Café: desde 2015 na galeria do Copan, a cafeteria apenas mudou de loja no final do pandêmico 2020. Suas luzes neon não passam despercebidas no corredor. E nem deveriam! Ali são servidos bons cafés especiais em métodos variados e opções para ter um café da manhã caprichado. Também serve pratos autorais e releituras de receitas tradicionais no almoço, além de bolos deliciosos.
Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.