Quando o nome Caribe vem a mente, logo surge a imagem de praias paradisíacas, sombra e água fresca. Mas saiba que nem só disso vive a desejada região entre o Atlântico e o mar Caraíbas. A apenas uma hora de carro de Punta Cana está Altos de Chavón, uma aldeia medieval e bucólica que encanta os viajantes.

A vila de La Romana, na costa sudeste da República Dominicana, inspirou o arquiteto dominicano José Antonio Caro e o designer italiano Roberto Coppa a criarem uma réplica de um típico reduto Mediterrâneo do século 16 em pleno território caribenho, construída entre 1976 e 1982. Para tanto, contrataram artesãos locais para erguer os edifícios, ferragens, ruas e esculturas de pedra, deixando o resultado próximo a uma comunidade do tipo.

No alto de uma formação rochosa, às margens do Rio Chavón, estão estreitas ruas de paralelepípedos, uma igreja católica, mirantes, pátios desgastados, arcadas de pedra, bares, restaurantes e uma praça com uma fonte. Entre os destaques está o anfiteatro inspirado nos antigos teatros romanos, com 5 mil lugares disponíveis ao ar livre. Ali já se apresentaram grandes nomes da música, como Frank Sinatra, Gloria Estefan, Julio Iglesias, Sting, Carlos Santana e Shakira.

O Museu Arqueológico Regional é modesto por fora, porém grandioso por dentro. O acervo conta com mais de 3 mil objetos que resgatam a história, cultura e identidade das sociedades pré-europeias da região. A cidade também é um importante pólo cultural, reunindo diversidade artística em suas galerias, ateliês e estúdios. Muitas pessoas também vão pra lá para estudar ou ensinar na renomada escola de design local, filiada com a Parsons School of Design em Nova York, proporcionando um interessante intercâmbio cultural.

E não precisa sentir saudades das típicas praias regionais. O local está próximo da costa, da Playa Minitas e da Ilha Catalina, uma das mais lindas do país e ideal para a prática de snorkeling.

[+] Curtiu? Faça um passeio até Altos de Chavón e a lha Saona!

[+] Mais diversão em Punta Cana: o surreal cenote Hoyo Azul!

[+] Pacote de 6 noites All Inclusive em Punta Cana por menos de R$ 4 mil? Temos!

Fotos: divulgação/Altos de Chavón

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.