Aquela sensação de cansaço e indisposição após longas horas de voo surge devido a diferença entre fusos horários e acaba prejudicando as viagens mais curtas. Para não perder tempo com este problema e curtir ao máximo o destino, confira quais são os alimentos que combatem o jetlag.

A publicação Cell Reports fez uma lista baseada em estudos da Universidade Yamaguchi do Japão, que basicamente aponta para os alimentos que afetam nosso relógio biológico. A BBC também fez uma matéria interessante com dicas de pilotos para combater a fadiga típica do jetlag.

O estudo sugere que lanchinhos ou refeições feitas em horários certos podem tirar a sensação de cansaço. Alimentos que influenciam os níveis de insulina são ideais, pois a substância ajuda o relógio do estômago a se sincronizar com os horários das refeições, segundo o Dr. Makato Akashi, que liderou a pesquisa. Confira algumas possíveis soluções:

Leite: reconfortante, o leite morno é um bom aliado para bons sonhos. Fonte de cálcio, ajuda a regular a produção de melatonina e funciona como um “sedativo”, bom também para combater a ansiedade.

alimentos que combatem o jetlag3

Amêndoas: atuam como um relaxante muscular. Ricas em proteína e magnésio, é um bom elemento para trazer o sono de volta à tona, além de ser um lanchinho saudável para comer durante o voo.

alimentos que combatem o jetlag6

Aveia: um mingauzinho de aveia antes de uma longa viagem pode ser uma boa pedida. Com cálcio, magnésio, fósforo e potássio, é ideal para uma boa noite de sono.

Banana: Fonte de potássio, triptofano e magnésio, relaxa os músculos e contribui ainda com a serotonina, deixando a pessoa mais tranquila. A fruta é ótima para um lanchinho, combate câimbras e libera a melatonina cerca de 1 hora após o consumo, trazendo a sensação de sonolência.

alimentos que combatem o jetlag

Ovos: Outro alimento com triptofano, promove a sensação de que você está pronto para ir para cama. O ovo também combate a azia, promovendo um sono mais agradável. Procure consumir cozido e não frito.

alimentos que combatem o jetlag2

 

Peixes: são uma boa fonte de vitamina B6, que é necessária para fazer a melatonina, um hormônio que ajuda o sono. Tente comer um pouco de atum, salmão ou tilápia para o jantar.

salmao

Fotos: reprodução/banco de imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.