O município de Campo Novo do Parecis, no Mato Grosso, fica a 400 km de distância da capital do estado, Cuiabá. Essa região é famosa por ter muitas Aldeias Indígenas, algumas abertas à visitação, com lindas cachoeiras e locais indicados para quem curte esportes radicais.

Um destes lugares abertos para receber visitantes é a Aldeia Salto da Mulher, que proporciona uma experiência bastante fascinante.

aldeia salto da mulher
Foto: divulgação
aldeia salto da mulher
Foto: divulgação

Primeiro pelo fato de você ser recebido pelo Cacique e pelo moradores da aldeia. É uma grande oportunidade de conhecer os costumes locais, apreciar o artesanato, fazer pinturas no corpo e ser tratado com imensa delicadeza.

Segundo porque dentro da aldeia fica uma cachoeira encantadora, conhecida como Cachoeira Salto da Mulher.

Partiu, Cuiabá? Encontre hospedagens incríveis com preços que cabem no seu bolso para você ficar

Passando o dia na Aldeia Salto da Mulher

aldeia salto da mulher
Foto: divulgação

Quer fazer esse passeio repleto de história, cultura e contato com a natureza? O primeiro passo é entrar em contato com uma agência local ou pela página da Aldeia no Facebook. A entrada só pode ser feita mediante autorização do Cacique.

Cada visitante paga uma taxa no valor de R$ 40 (grupos com mais de 10 pessoas podem ter desconto no valor). Esse pagamento garante acesso à Aldeia e à Cachoeira Salto da Mulher.

aldeia salto da mulher
Foto: divulgação

Após boas horas de contato com os nativos, você irá caminhar por uma trilha com aproximadamente 600 metro de distância e chegará à cachoeira, que é formada pelo Rio Sacre, um dos os rios que nasce e morre dentro da área indígena.

As quedas d’água com 5 metros de altura formam piscinas naturais cristalinas e perfeitas para o banho, inclusive para quem faz o passeio com crianças. Com certeza, você ficará de boca aberta vendo a coloração esverdeadas das águas, uma tonalidade esmeralda apaixonante. Curta bastante esse momento!

Leve alimentos para passar o dia

A Aldeia Salto da Mulher não possui estrutura de alimentação. Por isso, é fundamental levar um lanche (o acesso com comida é permitido — exceto bebidas alcoólicas).

Apesar de não ter restaurante e lanchonetes, banheiros extremamente simples estão disponíveis (vale a pena levar papel higiênico, às vezes os banheiros não têm água).

Na beira do rio há alguns quiosques, com churrasqueiras rudimentares, onde o visitante pode passar o dia e se quiser até acampar — desde que tenha autorização.

Os moradores locais ainda oferecem a possibilidade de você tirar fotos, alugando trajes típicos. Quem quiser esse tipo de recordação precisará pagar uma taxa de R$ 20.

Como chegar

A Aldeia Salto da Mulher fica a 80 km de Campo Novo, na antiga estrada Campo Novo x Sapezal.

Você deverá entrar antes ou depois do Posto Minuano. Siga por 32 km por uma estrada de terra (MT 235), mas isso não impedirá que um carro de passeio chegue até lá.

A Aldeia Salto da Mulher é um lugar maravilhoso para passar o dia com a família. O local recebe visitantes de sexta a domingo, das 8h às 17h.

Se você está pela região de Campo Novo do Parecis, pense com carinho e inclua essa experiência em seu roteiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.