Procurando destinos para relaxar na sua próxima viagem pelo estado do Rio Grande do Sul? Então, confira uma lista com águas termais no Rio Grande do Sul para aliar diversão com ótimos momentos de descanso.

As águas termais são aquecidas embaixo da terra. Quando brotam do solo, suas temperaturas chegam a 36,5°C e 37,5°C — às vezes até mais altas que isso!

Além da temperatura, uma característica dessas águas é que elas possuem grandes quantidades de minerais como potássio, selênio, cálcio, zinco, cloretos e magnésio, ótimos para a saúde.

Quais os benefícios das águas termais?

Foto: Pixabay

Além de ajudar a relaxar, as águas termais também são indicadas para quem tem problemas de hipertensão arterial, problemas respiratórios, doenças metabólicas, distensões musculares entre outros. Ou seja, os benefícios para a saúde também são grandes!

As águas termais podem ser aquecidas pelo calor da terra ou por ações vulcânicas. As águas com características sulfurosas são perfeitas para tratamento de reumatismo, diabetes, alergia, asma, colites, moléstias de pele, intoxicação e inflamação.

Já as águas sulfatadas ajudam a preparar o organismo para as refeições, recomendadas para tratamento de fígado, vesícula biliar e intestinos — inclusive, com a recomendação correta de um profissional, essa água pode até ser ingerida.

As águas alcalina-ferrosas são indicadas para tratamento de azia, diabetes e cálculo renal e também podem ser ingeridas, desde que recomendado por um profissional.

Veja também: SkyGlass Ferradura: ponte de vidro em Canela tem 360 metros de altura e trilho com cadeiras suspensas

Águas termais no Rio Grande do Sul para planejar suas férias

Quer conhecer essa gracinha de estado e, de quebra, ainda aproveitar os dias para relaxar e voltar com as energias recarregadas? Confira uma lista com destinos com águas termais no RS para colocar no roteiro:

Acquamotion Termas Park em Gramado

Foto: divulgação / Acquamotion

O Acquamotion em Gramado é o primeiro parque aquático indoor da América Latina. Construído em uma área com 49 mil metros quadrados, o complexo conta com 300 apartamentos de alto padrão, capacidade para até 3,5 mil pessoas e 605 carros no estacionamento.

Ao todo, o local possui quatro áreas temáticas climatizadas para os visitantes desfrutarem de muita diversão o ano inteiro. São sete piscinas aquecidas a 36ºC, algumas delas até com ondas.

Apesar de ser construído para gerar ainda mais entretenimento em Gramado, as propriedades das águas termais vão garantir muito relaxamento durante sua viagem.

Encontre a hospedagem perfeita para sua viagem a Gramado AQUI

Termas de Marcelino Ramos

As Termas de Marcelino Ramos atraem turistas o ano inteiro que desejam aproveitar as piscinas com águas quentinhas, sempre em torno de 39°C, para descansar e aproveitar as propriedades curativas.

A estrutura do complexo, apesar de grande, é bem simples. Os visitantes, em sua grande maioria, são pessoas de mais idade, famílias com crianças e casais que querem fugir do agito.

Por lá, você vai encontrar piscinas para adultos e crianças com tobogã e também opções cobertas e espaços de caminhada e descanso.

Marcelino Ramos é cidadezinha gaúcha que faz divisa com o estado de Santa Catarina, localizada a 48 km de Erechim (RS) e 40 km de Concórdia (SC).

Boas opções de hotéis com todas as refeições inclusas são:

Preços consultados em agosto de 2021.

Balneário Oswaldo Cruz, em Iraí

A água mineral do Balneário Oswaldo Cruz, que fica na cidade de Iraí, jorra de uma fonte rochosa com vazão de 3,8 litros por segundo. A temperatura média das águas fica em torno de 36,5ºC o ano inteiro.

Além dos banhos de imersão, o Balneário também oferta tratamentos de spa como lamaterapia, argiloterapia, chocoterapia, massagem relaxante, massagem com pedras quentes, drenagem, massagem terapêutica e esfoliação com sais.

Após desfrutar dos benefícios medicinais das águas termais no RS, aproveite a tranquilidade da Reserva Florestal Bosque Sagrado, uma área repleta de trilhas para caminhadas e passeios ciclísticos.

Outra opção são as piscinas externas da Thermas Iraí, localizadas alguns metros do Balneário. Por lá, o visitante conta com piscina para adultos, piscina infantil, piscina com toboágua, além de um ambiente para diversão junto à natureza exuberante de Iraí.

Para se hospedar, procure pelo AJ Termas Hotel, cujas diárias parte de R$ 740 para o casal.

Preço consultado em agosto de 2021.

Caldas do Prata, Nova Prata

águas termais no rs
Foto: reprodução / Caldas do Prata

Inaugurado em 2003, o complexo de Caldas do Prata, em Nova Prata, possui sete piscinas com águas termais no RS, sendo duas externas e cinco indoor.

Além dos momentos de descanso e relaxamento nas águas cujas temperaturas variam entre 36ºC e 41ºC, o local conta com um spa que oferece diversos serviços em terapias e tratamentos em banheiras de água termal.

Situado às margens do Rio da Prata, junto ao Parque da Cascata da Usina, o complexo compõe um cenário muito bonito na Serra Gaúcha. Além das piscinas, conta com espaço ao ar livre, opções para fazer trilha e cachoeiras.

Parque Aquático Termas de Machadinho

águas termais no rs machadinho
Foto: reprodução / Booking.com

O Parque Aquático Termas de Machadinho faz parte do Machadinho Thermas Resort. O complexo conta com nove piscinas com águas termais. Com opções para todos os gostos e idades, você encontra piscinas com jatos e hidromassagem para quem quer relaxar; enquanto outras têm bar molhado tobogã para se divertir

O resort dispõe de complexo esportivo com quadra de vôlei e futebol de areia, quadra de tênis, campo de futebol, cancha de bocha e um bosque com ampla área verde para caminhada, além de estrutura interna com restaurante, bar, sala de jogos e, claro: um cantinho do chimarrão.

Com tratamentos pagos à parte, o resort também tem um spa aconchegante, concebido para oferecer tratamentos estéticos e terapias à base de erva-mate que visam proporcionar relaxamento e bem-estar.

Os pacotes no Machadinho Thermas Resort partem de opções com duas diárias, que custam a partir de R$ 1.718 com pensão completa.

Clube Parque das Águas Farroupilha

Inaugurado em 1996, o Clube Parque das Águas de Farroupilha é um dos parques aquáticos mais modernos da Serra Gaúcha. Em meio à natureza, o espaço conta com 14 hectares cercados de ar puro e piscinas, incluindo opções com águas termais, com temperaturas que podem variar entre 35º C e 54º C.

Os únicos cuidados que os visitantes precisam ter para que o banho seja realmente proveito são:

  • Gestantes só podem tomar banho após o terceiro mês de gravidez para evitar problemas de pressão. Só faça isso com recomendação do seu médico;
  • Mulheres durante os três primeiros dias do seu período menstrual não deverão tomar os banhos sulfurosos, já que essas águas estimulam o aumento do fluxo;
  • Pessoas que tenham passado por cirurgias recentes (com pelo menos quinze dias) não deverão entrar nas águas para evitar problemas de cicatrização;
  • Quem estiver com febre não pode nem pensar em entrar nas águas, já que estas estimulam o aumento da temperatura do corpo;
  • Os banhos não deverão ser tomados após as refeições, já que a densidade da água pode causar complicações durante a digestão.

E aí, já conheceu alguma dessas águas termais no RS? Se sim, conta aqui nos comentários como foi sua experiência e se os banhos de imersão ajudaram a renovar sua energia 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.