Marcelino Ramos é uma pequena cidade no Rio Grande do Sul que faz divisa com Santa Catarina, localizada a 48 km de Erechim (RS) e 40 km de Concórdia (SC), conhecida por seu balneário de águas termais naturais descoberto nos anos 70.

As Termas de Marcelino Ramos atraem turistas o ano inteiro que desejam aproveitar as piscinas quentes com águas que têm propriedades curativas — essa piscininha, amor, é ótima pra gente relaxar!

Águas termais no Brasil, saiba onde encontrar!

Nem todo mundo sabe, mas além de ajudar a relaxar, as águas termais também são recomendadas para quem tem problemas de hipertensão arterial, problemas respiratórios, doenças metabólicas, distensões musculares entre outros. Ou seja, os benefícios para a saúde também são grandes!

marcelino ramos
Foto: Termas de Marcelino Ramos

O complexo de águas termais de Marcelino Ramos é mais simples se comparado com os de Piratuba ou Caldas Novas, por exemplo. Até mesmo por isso, a cidade é recomendada para quem quer descansar e renovar as energias longe de bagunça e barulho. A maioria dos visitantes são pessoas de mais idade, famílias com crianças e casais que querem fugir do agito.

Águas termais em Marcelino Ramos

marcelino ramos
Foto: Termas de Marcelino Ramos

A estrutura das Termas de Marcelino Ramos contempla:

  • Piscina para adultos com tobogã.
  • Piscina do sol com uma rampa molhada.
  • Piscinas panorâmicas cobertas.
  • Piscina coberta semiolímpica.
  • Piscina infantil com um tobogã pequeno.
  • Chuveirinho para a criançada.
  • Espaços de caminhada e descanso.

Dentro dos galpões onde ficam as piscinas cobertas, é fácil você sentir o cheiro de enxofre das águas termais. Mas em pouco tempo seu olfato se acostuma com isso.

marcelino ramos
Foto: Termas de Marcelino Ramos
marcelino ramos
Foto: Termas de Marcelino Ramos

Ao lado da piscina com tobogã, os visitantes encontram um bar molhado para comprar bebidas e consumir ali mesmo na piscina. Também existe um restaurante dentro do complexo para fazer um lanche. Os banheiros são bem limpinhos e em volta das piscinas existem as duchas.

Mesmo nos dias mais frios de inverno, as piscinas ficam cheias, já que as águas termais possuem, em média, 39°C. Dentro da água, você nem sente frio, somente aquele ventinho gelado batendo no seu rosto.

marcelino ramos
Foto: Termas de Marcelino Ramos

Durante sua visita, é importante levar toalhas para se secar e até mesmo enrolar no cabelo. Além disso, se estiver visitando o complexo no inverno, leve um roupão para não passar frio ao sair das águas termais.

Quanto custa? O passaporte para entrar custa R$ 20 e permite que o visitante usufrua do complexo termal durante todo o dia. Você pode sair para almoçar e retornar mais tarde sem nenhum problema! O horário de funcionamento é das 8h30 às 17h45.

Onde ficar

As Termas de Marcelino Ramos oferece uma estrutura completa de camping (com banheiros, áreas com churrasqueiras, mesas) de frente para o lago e outra na área superior. Se gostar de acampar, você pode ficar lá mesmo.

Entretanto, existem várias pousadas e hotéis em torno do complexo termal que vale a pena conhecer.

Dê preferência por hotéis que já tenham todas as refeições inclusas no valor das diárias. Assim, você pode ficar a poucos passos do complexo e se alimentar sem precisar de deslocar para a região central.

Boas opções de hotéis com todas as refeições inclusas são:

Preços consultados em março de 2019.

maria fumaca
Foto: Andressa Xavier Pellanda

Viagens de trem no Brasil reúnem paisagens, música ao vivo e até degustação de vinho

Além das termas, você também pode fazer mais passeios pela cidade e região, como um tour de Maria Fumaça, visitar o Santuário de Nossa Senhora da Salette, ver as cachoeiras do Parque 5º Rancho e até realizar esportes náuticos no Rio Uruguai.

Se você está em busca de um lugar para relaxar na região sul do Brasil, vale a pena cogitar um momento de descanso em Marcelino Ramos.

1 comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.