As águas termais de Poços de Caldas atraem visitantes do Brasil e do mundo que querem aproveitar o friozinho, relaxando em banhos de imersão em águas com temperaturas de 40°C. Muito benéficas para a saúde, as águas sulfurosas da cidade também são raras, já que possuem origem vulcânica, fazendo com que a água tenha cheiro forte de enxofre e textura oleosa.

Os benefícios das águas termais de Poços de Caldas já foram comprovados através de estudos. Um banho de imersão é indicado como tratamento natural complementar em casos de doenças digestivas, cardíacas, respiratórias e articulares, como artrite e artrose. O recomendado é que as águas termais tenham apenas contato tópico com a pele e não ingeridas.

O fato é que todo mundo adora se desligar da correria do dia a dia para ficar alguns minutos sem pensar em nada, só aproveitando esse tipo de terapia natural e revigorante.

As águas termais de Poços de Caldas

A Thermas de Antônio Carlos é o balneário mais conhecido na cidade. O prédio construído em 1931 com arquitetura estilo neorromano chama a atenção tanto pela fachada e decoração interior quanto pelos serviços oferecidos.

No andar térreo, os visitantes encontram 134 banheiras de porcelana refratária que servem aos banhos dos visitantes, divididas entre alas masculinas e femininas.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Ernesto Oliveira (@ernestooliveira920) em

Águas termais no Brasil, saiba onde encontrar!

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por J. G. Bervenotti 🇧🇷🇫🇷 (@jgbervenotti) em

23 cidades legais para conhecer em Minas Gerais

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Alexandra Galvão (@alexandragalvao.fisio) em

A entrada no complexo é gratuita, o que já vale a pena para apreciar cada detalhe do local. Os visitantes que desejam fazer algum tipo de tratamento pagam apenas pelos serviços, sendo que os preços partem de R$ 30. As Thermas oferecem mais de 30 serviços, como banhos termais, duchas, saunas, massagens, tratamentos faciais, manicure/pedicure, depilação, terapias holísticas, medicina oriental, ioga, hidroginástica e natação.

Para uma experiência completa, a dica é curtir um banho de imersão, uma limpeza de pele e, para finalizar, uma massagem relaxante. A Thermas de Antônio Carlos abre de terça a sábado, das 7h às 19h; e aos domingos, das 8h às 12h.

Menor, mas também agradável, o Balneário Mário Mourão é um complexo com 20 boxes individuais, separados em alas masculinas e femininas, onde os turistas também podem aproveitar as águas termais de Poços de Caldas. Funciona às segundas, quartas, quintas, sextas e sábados, das 7h às 19h, e aos domingos, das 7h às 12h. Este balneário fica localizado na Praça dos Macacos, outro ponto turístico bacana para visitar na cidade.

Ainda na Praça dos Macacos, é possível encontrar a Fonte dos Macacos, mais um lugar que jorra as águas termais que brotam diretamente do solo em fontes para o público. É bem comum ver pessoas se lavando nas praças da cidade e também guardando um pouquinho de água em garrafas térmicas para levar para casa. A Fonte do Leãozinho, também conhecida como Fonte Pedro Botelho, é mais um espaço público com águas que chegam a 45°C.

A Fonte dos Amores, que possui uma estátua em mármore de um casal apaixonado e bastante água termal, é outro ponto turístico muito procurado, especialmente por pessoas que viajam com seus amores. É um cantinho que sempre fica cheio de romantismo.

águas termais em poços de caldas
Foto: Wikimedia Commons

Se as águas termais de Poços de Caldas são a atração número um na cidade, saiba que o município tem muito mais a oferecer. A Praça Pedro Sanches, que fica em frente às Thermas Antônio Carlos e ao icônico Palace Hotel, possui um conjunto arquitetônico impressionante. Vale a pena ficar um tempinho sentada em um dos bancos, apreciando a cidade.

O Zoo das Aves, aberto desde 2017, traz um novo conceito de zoológico, onde o foco fica na qualidade de vida e bem-estar dos mais de 2 mil animais que vivem lá. Os visitantes podem percorrer uma pequena trilha de 1,5 km para aprender mais sobre as espécies.

O Recanto Japonês, um jardim recriado com perfeição seguindo os moldes orientais, reúne construções e vegetações típicas. Decorado com plantas, lanternas, lago com carpas e até casa de chá, o espaço de lazer é ótimo para continuar no clima de relaxamento que Poços de Caldas tem a oferece.

A mansão que abriga o Museu Histórico e Geográfico possui acervo riquíssimo, além de exibir o mobiliário do século XIX, época da sua construção. Para ter uma vista Panorâmica da cidade, a dica pegar o teleférico e ir até o alto do morro para ver a estátua do Cristo Redentor. Ali perto também fica o Relógio Floral, mais um cartão-postal de Poço de Caldas.

Os aventureiros podem ir até a Serra de São Domingos para ver ao vivo a Pedra Balão, um monumento curioso formado por pedras sobrepostas que chega a 10 metros de altura. A Cachoeira Véu das Noivas e a Cascata das Antas fecham com chave de ouro um passeio para ter contato com a natureza. E a diversão em Poços de Caldas fica garantida indo ao Walter World, um parque aquático com 150 mil metros quadrados, diversos brinquedos e serviços para toda a família.

Pedra Balão. Foto: Vicente Eugenio

Poços de Caldas é uma delícia de cidade, realmente indicada para quem deseja descansar e relaxar durantes as férias ou em um final de semana. As opções de alimentação na cidade mineira são ótimas, com o bom e o melhor da culinária de Minas Gerais.

Na hora de se hospedar, procure um hotel no centro da cidade. Assim, você poderá fazer passeios a pé e também encontrar mais opções de restaurantes. Confira aqui hotéis em Poços de Caldas.

Uma opção é o incrível Palace Hotel, com sua piscina de águas termais, inaugurado em 1929 — um ícone local desde a época em que Poços de Caldas recebia a mais alta sociedade brasileira incluindo presidentes como Getúlio Vargas. Ficou com vontade de visitar essa cidade? Encontre passagens aéreas para Poços de Caldas. Chegando no aeroporto Embaixador Walther Moreira Salles, é só alugar um carro e seguir até seu hotel.

Comece desde já a planejar sua viagem. Veja aqui quanto custa viajar para Poços de Caldas e faça uma boa viagem!

2 comentários

  1. Quero ir para festival do idoso protagonista em maio que será no Palace hotel. Quero levar um grupo para se divertir neste lugar maravilhoso, amei poços de Caldas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.