Águas de São Pedro, na região central do estado de São Paulo, é o menor município brasileiro em extensão territorial com apenas 3.612 km² de área. O local foi inaugurado na década de 40, totalmente projetado para ser uma estância hidromineral voltada à saúde e ao lazer, com diversos parques, áreas livres e espaços para tratamento de muitas doenças.

O valor terapêutico das Águas de São Pedro é extraordinário, tudo confirmado após análises rigorosas em diferentes laboratórios renomados do país. As águas hidrominerais das fontes Gioconda, Juventude e Almeida Salles são quentinhas e possuem temperaturas entre 27°C e 32°C, cada uma com características diferentes.

A água sulfurosa da Fonte da Juventude, por exemplo, é perfeita para tratamento de reumatismo, diabetes, alergia, asma, colites, moléstias de pele, intoxicação e inflamação. Já as águas da Fonte Goiconda ajudam a preparar o organismo para as refeições, sendo recomenda para tratamento de fígado, vesícula biliar e intestinos — inclusive, com a recomendação correta de um profissional, essa água pode até ser ingerida.

As águas alcalina-ferrosa da Fonte Almeida Salles são indicadas para tratamento de azia, diabetes e cálculo renal e também podem ser ingeridas, desde que recomendado por um profissional. Mas, o carro-chefe da cidade é o SPA Thermal Dr. Octávio Moura Andrade, isso porque é neste espaço que os visitantes podem realizar os banhos de imersão.

Este local é como uma verdadeira casa de banho. Com alas masculinas e femininas separadas, cada sala apresenta uma banheira perfeita para quem busca tratamentos de doenças e também estéticos, faciais e corporais. As opções vão desde banhos de imersão até massagens!

Visitar o spa é ter a oportunidade de aproveitar os benefícios das três fontes, já que as águas das Fontes da Juventude, Goiconda e Almeida Salles são canalizadas para um único local: o spa. Um banho de imersão, com as orientações corretas de profissionais, será revigorante. Cada um desses espaços tem seu valor medicinal e, por isso, a cidade é tão frequentada por pessoas que buscam tratamentos.

Foto: divulgação

Os únicos cuidados que os visitantes precisam ter para que o banho seja realmente proveito são:

  • Gestantes só podem tomar banho após o terceiro mês de gravidez para evitar problemas de pressão. Só faça isso com recomendação do seu médico;
  • Mulheres durante os três primeiros dias do seu período menstrual não deverão tomar os banhos sulfurosos, já que essas águas estimulam o aumento do fluxo;
  • Pessoas que tenham passado por cirurgias recentes (com pelo menos quinze dias) não deverão entrar nas águas para evitar problemas de cicatrização;
  • Quem estiver com febre não pode nem pensar em entrar nas águas, já que estas estimulam o aumento da temperatura do corpo;
  • Os banhos não deverão ser tomados após as refeições, já que a densidade da água pode causar complicações durante a digestão.

Os banhos de imersão custam R$ 28 e podem ser tomados no Spa Thermal Dr. Octávio Moura Andrade, localizado na Avenida Carlos Mauro, 213. Ao chegar no spa, um profissional da área da saúde fará uma avaliação para recomendar o melhor tratamento para você!

Parque aquático em Águas de São Pedro

aguas de sao pedro
Foto: divulgação

Mas, Águas de São Pedro também tem opções de lazer, já que a cidade recebeu o Thermas Water Park, um parque aquático bonito, organizado e limpo, com vestiários para você se trocar após um dia de diversão e estacionamento gratuito (quanto mais cedo chegar, mais opções terá). Após uma triagem de pele, o visitante é liberado para curtir o dia nas piscinas.

O local tem bastante toboágua, alguns grande e bem velozes, outros pequenos e mais tranquilos: tudo para agradar a qualquer tipo de perfil de viajante. As piscinas também conquistam diferentes clientes, algumas com águas quentes, outras com águas frias, uma mais movimentada e outras para quem quer ficar quieto no seu canto, sem agito e perturbação.

aguas de sao pedro
Foto: divulgação

Dica: pode ser que você veja boias para alugar, já que um toboágua específico só pode ser usado com elas. Mas não gaste seu dinheiro com isso, já que as boias não podem ser usadas em outros brinquedos e nem na piscina de ondas. Invista somente se quiser brincar bastante neste toboágua específico, ok?

Dentro do Thermas Water Park existem lanchonetes e bares para você comprar alguma coisinha quando a fome bater. Logo na entrada do parque, você receberá um cartão de consumação.

Coloque créditos em dinheiro para usá-lo ao longo do dia. Se fizer esse crédito com dinheiro em espécie, ao final do dia, caso não tenha usado toda a grana, ela será devolvida. Se recarregar usando seu cartão de crédito, o dinheiro não será estornado, ok? Ao longo do dia é possível adicionar mais dinheiro em seu cartão de consumação.

O parque aquático Thermas Water Park abre todos os dias da semana, das 8h30 às 17h30 (sábados, domingo e feriado, o local fecha às 18h).

Mais diversão pela cidade

Ainda pela em Águas de São Pedro, aproveite para visitar o Parque Dr. Otavio de Moura Andrade, espaço verde bem bonito e sossegado para uma caminhada. Quem viaja com crianças pode soltar os pequenos para se divertir com segurança. As trilhas, apesar de não bem sinalizadas, são fáceis de se fazer.

Outro local para visitar em Águas de São Pedro, além das termas, é o Mini-Horto, que fica pertinho do centro. Mais um espaço para se conectar com a natureza e curtir o passeio. No calçadão, você encontrará restaurantes e lojinhas para visitar durante uma caminhada agradável.

Para chegar até Águas de São Pedro, basta pegar a estrada que em 2h30, saindo da capital São Paulo, você chegará a esta estância hidromineral para relaxar e cuidar da saúde. Quem deseja aproveitar o parque aquático, por exemplo, consegue fazer um bate-volta tranquilamente.

Veja também: Lugares para fazer um bate e volta, saindo de São Paulo

Mas, caso queira passar uma noite na cidade para curtir um fim de semana de muito relaxamento, existem boas opções de hotéis e pousadas em Águas de São Pedro com diárias a partir de R$ 181 para o casal. O município é pequeno e praticamente todos ficam perto das estações termais 😉

Você já foi para Águas de São Pedro? Se sim, conta aqui nos comentários como foi sua experiência 🙂

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

COMPRE UM PASSEIO PARA USHUAIA OU EL CALAFATE E GANHE OUTRO!