Quando os dias quentes do Verão chegam, uma coisa é fato: ninguém quer ficar em casa passando calor. Então fuja das altas temperaturas e descubra onde encontrar águas cristalinas no Brasil para um mergulho perfeito! Com inúmeras cachoeiras, rios, lagoas, praias e piscinas naturais, vai ficar difícil você não se molhar.

Águas cristalinas no Brasil

Em Tocantins

Um dos lugares mais conhecidos do estado, o maravilhoso Jalapão conta com os chamados fervedouros, nascentes de águas cristalinas e intensamente azuis, onde ninguém afunda. O da Bela Vista fica cercado de bananeiras e conta com boa infraestrutura, incluindo área para camping e banho de água quente.

Confira como foi nossa experiência no Jalapão!

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Quanto custa Viajar (@quantocustaviajar) em

Em Natividade, as águas da Cachoeira do Paraíso são bastante convidativas. Formam um poço esverdeado e muito translúcido, ótimo para se refrescar.

Outro ponto interessante e pouco conhecido é o Lago do Japonês, a 236 km de Palmas. Entre os paredões rochosos próximos a Pindorama emergem águas translúcidas de tons entre o verde e o azul. A pedra calcária é responsável por manter a água limpa durante o ano todo, mas vale lembrar que a preservação por parte dos visitantes é fundamental. Ali é permitido o banho recreativo, mergulho de flutuação e stand up paddle.

No Pará

Pouco conhecido, Mocajuba é um município com pouco mais de 30 mil habitantes. E por lá eles também têm não só praias fluviais como também uma Lagoa Azul para chamar de sua. Na comunidade de Baratinha, interior zona rural da cidade, se encontram as águas cristalinas e super azuis.

Em Igarapé Açu, o nome volta novamente. A cerca de 110 km de Belém, próximo a Castanhal, a Lagoa Azul é um balneário pago, com águas extremamente claras.

No Amazonas

A apenas 100 km de Manaus, em Presidente Figueiredo há muito o que se ver, incluindo mais de 120 cachoeiras de águas cristalinas, cavernas, praias fluviais e rios escuros. Não deixe de conhecer a Gruta da Judeia, onde uma queda d’água forma uma piscina natural e a Lagoa Azul, na comunidade Boa Esperança, que chama a atenção pela cor azul turquesa, proveniente de suas algas submersas.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Quanto custa Viajar (@quantocustaviajar) em

Em Roraima

No município de Uiramutã, em Roraima, se destaca a cachoeira do Urucá, que tem 20 metros de altura e águas esverdeadas cristalinas que formam um poço. Seguindo por ela encontra-se ainda a cachoeira das Sete Quedas, uma incrível sucessão de quedas d’água e piscinas naturais.

Em Goiás

No ano de 2016, o Quanto Custa Viajar esteve em Lagoa Santa, um pequeno paraíso de águas termais e cristalinas na divisa de Goiás com Mato Grosso do Sul. Dá até para ver peixinhos e algas! Saiba mais sobre o destino aqui.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Quanto custa Viajar (@quantocustaviajar) em


Já em Formosa, quem faz sucesso são duas cascatas encontradas depois de uma trilha. Dentro de uma fazenda particular e com uma cor surreal, a Lagoa Azul/Poço Azul é uma das meninas dos olhos da região.

Na cidade de Cavalcante, parte da Chapada dos Veadeiros, as águas cristalinas e azuis da cachoeira Santa Bárbara encanta qualquer mortal. Não muito distante dela está a cachoeira Candaru, com tom verde escuro mas igualmente translúcida e muito bonita.

Não dá para falar de Goiás sem citar Alto Paraíso, um lugar esotérico e muito zen. Lá se concentram retiros espirituais, o Festival Encontro de Culturas e algumas das melhores paisagens do estado. A Cachoeira Loquinhas tem cara de poço encantado, com suas águas claras cor de esmeralda.

No Mato Grosso

Semelhante ao o que se encontra em Bonito, a cidade de Nobres, a apenas 150 km de Cuiabá, também abriga águas cristalinas. Por lá é possível fazer flutuação e snorkel no rio Triste, além de curtir balneários e cachoeiras, como a Serra Azul. Saiba mais aqui.

Na Chapada dos Guimarães, a natureza também é bem generosa. Cânions, cachoeiras e cerrados formam a paisagem deslumbrante. Na Gruta da Lagoa Azul, dentro da caverna Aroe Jari, não se pode nadar, mas o visual compensa, assim como o do mirante do Centro Geodésico.

Em Primavera do Leste, a Lagoa Azul tem ganhado destaque. A cerca de 25 km da cidade, a Lagoa da Lua, também chamada de azul, é ponto para mergulho e descanso. Tem cerca de 8 metros de profundidade e algumas espécies de peixes. Há também a Lagoa Encantada, nas margens do Rio das Mortes, onde dá para fazer flutuação.

A 25 km de Cáceres, a Dolina Milagrosa e seu visual incrível é outro passeio imperdível. Depois de uma trilha leve dentro de uma propriedade particular, os turistas avistam as águas intensamente azuis do local. Há crenças de que ela possui benefícios para saúde, sendo capaz de curar doenças.

No Mato Grosso do Sul

Um dos principais pontos turísticos do Brasil, Bonito está cercado de belezas e boa parte de sua fama é atribuída às suas águas cristalinas. Flutuações em aquários naturais, como o Rio Sucuri e a Nascente Azul, oferecem encontros com lindos peixinhos. Já nos balneários, que possuem preços populares, as águas mudam de cor, mais esverdeadas, mas continuam translúcidas.

Confira nossas dicas para programar uma viagem até Bonito!

Outro deslumbre é a Gruta do Lago Azul, a 20 km da cidade, descoberta por um índio Terena em 1924. Esperto foi ele, que desbravou suas águas encantadoramente azuis azul com 90 metros de profundidade. Não é permitido nadar, apenas admirar.

No Parque Nacional da Serra da Bodoquena, os aventureiros também estão bem servidos de lindas paisagens e cachoeiras, como a Boca da Onça, a maior cachoeira do estado, a apenas 60 km de Bonito. O visual é incrível, com uma queda d’água de 150 metros, que forma uma piscina natural cristalina.

Na Bahia

Não faltam belezas na Bahia e a Gruta da Pratinha é uma delas. Dentro do Parque Nacional Chapada da Diamantina, essa é uma das poucas grutas no Brasil onde dá para fazer flutuação nas águas intensamente azuis e transparentes. Na mesma propriedade, a Fazenda Pratinha, está a Gruta Azul, um lago translúcido com até 70 metros de profundidade, em que o nado não é permitido, mas o visual impressiona.

Outros pontos imperdíveis dentro da área do parque são os poços Azul e Encantado, em Nova Redenção. Vários tons de azul de misturam nas águas das grutas. A coloração é visível quando incide luz solar. O Encantado tem cerca de 60 metros de profundidade e não é liberado para banho. Já o Azul, que fica numa caverna alagada, é propício para nado e flutuação.

As praias baianas também reservam águas límpidas, como se vê no arquipélago de Abrolhos, um dos melhores pontos para observação da vida marinha. As piscinas naturais que se formam durante a maré baixa também são sucesso no estado, como se vê em Taipus de Fora e Moreré – visitada pela equipe do Quanto Custa Viajar, ideal para a prática de snorkel.

[+] Confira lugares imperdíveis na Bahia aqui!

Foto: Brunella Nunes/Equipe QCV

Em Alagoas

Assim como acontece em várias partes do Nordeste, Alagoas conta com piscinas naturais encantadoras e cristalinas. Em Paripeuria, Galés e Maragogi estão alguns dos principais pontos para a prática de snorkel. Além disso, os alagoanos podem se orgulhar de seu belo mar de águas esverdeadas, semelhante ao Caribe.

[+] Conheça todas as belezas da Costa dos Corais, em Alagoas

Em Pernambuco

Um dos principais pontos turísticos de Pernambuco é o arquipélago de Fernando de Noronha. Nas belas praias de águas azuis, transparentes e repletas de corais, o mergulho é indispensável, especialmente na Baía dos Porcos. Embarcações também partem para regiões mais afastadas da beira da praia em busca de golfinhos, bem presentes na região.

Os turistas também curtem as piscinas naturais que se formam em Porto de Galinhas, um dos locais mais conhecidos do país quando o assunto é snorkel; na vizinha ainda pouco conhecida, Maracaípe; e nas águas mornas, esverdeadas e cristalinas da Praia dos Carneiros, destino que tem se tornado um destino cobiçado nas festas de Ano Novo.

[+] Piscinas naturais para curtir no Brasil

No Ceará

Impossível falar de águas cristalinas sem se lembrar das Lagoas Azul e do Paraíso de Jericoacoara. A paisagem de fama internacional são as redes penduradas no meio das águas cristalinas. Basta encostar e curtir a brisa dos ventos para sentir que a vida está ganha.

[+] Saiba mais sobre Jeri aqui!

Em Guajiru estão as principais piscinas naturais do estado, verdinhas e transparentes, enquanto na Ilha do Amor, em Camocim, o público se diverte em lagoas cristalinas, especialmente no período do Carnaval.

[+] 18 lugares deslumbrantes no Ceará

No Maranhão

Dunas, deserto, mangues e lagoas de água doce compõem o cenário surreal e mundialmente famoso de Lençóis Maranhenses. O ponto mais conhecido e entre os mais incríveis é a Lagoa da Gaivota, em Santo Amaro. A areia fina e leve que rodeia as águas cristalinas passa por alterações por conta dos ventos fortes, alterando a paisagem, que fica em constante mudança.

Saindo do óbvio, siga rumo ao Parque Nacional Chapada das Mesas, em Riachão. Entre seus atrativos está o Encanto Azul, um belíssimo poço de águas cristalinas, onde há uma queda d’água e peixes como os cascudos e os lambaris. A região ainda encanta por seus sertões, cânions, buritizais, cavernas e formações rochosas curiosas.

[+] Saiba mais sobre a Chapada das Mesas aqui!

No Espírito Santo

O Espírito Santo tem paisagens lindas, ainda pouco desbravadas por quem é de fora do estado. Na região do Caparaó está Ibitirama, que concentra montanhas como o Pico da Bandeira, de  2.897 metros de altitude, e a cachoeira da Pedra Roxa, que forma poços de águas cristalinas impressionantes. Por ali também está Hidrolândia, um complexo de cachoeiras do Rio Brás, com quedas d’água maravilhosas e refrescantes!

Sucesso no Instagram, o Poço do Egito, em Rio Claro, entra na lista de desejos dos turistas. Rodeada por pedras, suas águas claras e esverdeadas formam uma linda paisagem. É impossível não parar para um mergulho.

Já no litoral, as praias não deixam a desejar quando o assunto é observar os próprios pés dentro do mar. Não deixe de visitar as piscinas naturais da ilha de Pituã e ilhas Itatiaias, em Vila Velha; a praia do Ermitão e a praia dos Padres, em Guarapari; e Três Ilhas, um lugar paradisíaco de águas claras e extremamente azuis.

[+] Conheça as 12 praias mais bonitas de Espírito Santo


Em São Paulo

Ah, São Paulo…se a gente fugir dos seus prédios, estamos mais do que apaixonados! A capital econômica do Brasil tem essa cara de “selva de pedra”, mas basta dirigir um pouquinho para encontrar seus encantos. A primeira parada é a Cachoeira do Paraíso, em Cubatão, a apenas 40 minutos de São Paulo. Após uma trilha no km 52 da rodovia Anchieta se encontra os 80 metros de queda d’água, que forma um poço translúcido. Não muito longe dali está a cachoeira da Lagoa Azul, igualmente linda.

Em Ubatuba, é comum avistar a fauna marinha em algumas de suas inúmeras praias. Inclua na lista a Ilha das Couves, a praia do Cedro e a cachoeira do Ipiranguinha. Confira outros pontos nesse post. A praia de Ilhabela também é tida como um dos principais pontos para mergulho no estado, contando com águas claras em suas praias e cachoeiras, como a da Lage e do Areado. Mais distante da capital, a Ilha do Cardoso também é uma opção.

Saindo do litoral e indo rumo ao interior, os caminhos em busca de águas cristalinas nos levam até a Areia que Canta, nascente de água cristalina no meio da mata nativa de Brotas. Se esfregar a areia que tem no fundo do lago, pode ouvir um som que lembra o de uma cuíca.

Se inspire no nosso roteiro de um final de semana em Brotas!

Em Lavrinhas, no pé da Serra da Mantiqueira e já na divisa com o RJ, está o Poço Azul. Suas águas são ricas em sulfato de alumínio, responsável por deixá-la cristalina e muito azul.

Quase divisa com o Paraná há ainda o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR), que conta com diversas cachoeiras e piscina naturais formadas pelas águas azul turquesa do Rio Betari.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Quanto custa Viajar (@quantocustaviajar) em

Que saber mais sobre o PETAR? Veja como foi nossa aventura por lá!

No Rio de Janeiro

No RJ não fica difícil encontrar águas clarinhas. Um dos principais pontos é a Praia do Caxadaço, em Ilha Grande. Deserta, selvagem e um tanto mística, tem um visual incrível, onde a vegetação densa contrasta com o mar azul e cristalino, ideais para a prática de snorkel.

A paisagem de Arraial do Cabo é, em boa parte, tomada por suas águas extremamente azuis e transparentes. Apesar de frias, são imperdíveis: os mergulhadores encontram o paraíso submarino na região, que abriga tartarugas, arraias, lulas e, com sorte, dá para ver até golfinhos.. As vizinhas Búzios e Cabo Frio também oferecem opções, assim como Trindade, colada em Paraty.

Se o seu perfil faz a linha “meio do mato”, procure pelo Poço do Marimbondo, em Visconde de Mauá. A região a 1.200 metros de altitude tem entretenimento para um ano inteiro! São mais de 100 cachoeiras catalogadas em seu território preservado. O Poço Paraíso, em Petrópolis, e o Parque Nacional da Serra dos Órgãos também não deixam a desejar quando o assunto é água limpa para nadar.

Em Minas Gerais

Se você ainda não foi para Minas Gerais porque lá não tem praia, saiba que elas não fazem tanta falta, porque existem pequenos paraísos de águas cristalinas para se refrescar. Em Ibitipoca se concentram algumas das melhores paisagens mineiras, formadas por cachoeiras e piscinas naturais de águas amareladas e escuras, porém muito transparentes.

Cada vez mais famoso, Capitólio já se tornou um dos queridinhos dos brasileiros. Depois de navegar entre os belos cânions do Lago de Furnas, siga até as cachoeiras, como a Dicadinha e a Lagoa Azul, um braço do lago, bem translúcido e com um visual incrível.

Foto: San Valle

Em Florianópolis

Em Floripa, há praias de cair o queixo. Uma delas é a Ilha do Campeche, área de preservação com águas cristalinas de cor azul intenso, além de 10 sítios arqueológicos onde se observam diversas pinturas rupestres e monumentos rochosos. Outra opção é ir até Bombinhas e Guarda do Embaú.

[+] Descubra as melhores praias de Santa Catarina

Encontre aqui sua passagem aérea pelo melhor preço!

Fotos: reprodução

Verão 2020

Programe-se para curtir as belezas da Bahia no próximo verão! Temos dicas de lugares incríveis para suas férias.