Mulheres, não caiam nas dicas equivocadas de outros blogs; saiba quais vestimentas usar no país muçulmano

A maioria das egípcias usam o véu cobrindo o cabelo (Hijab) e roupas soltas que cobrem a maior parte do corpo. Mas você não precisa fazer o mesmo! 

Depois que eu comprei minha passagem ao Egito minha principal preocupação foi: qual roupa levar? E com ela, diversas dúvidas surgiram: preciso usar o véu? tenho que usar camisa de manga longa? Ser mulher em um país muçulmano tradicional exige alguns cuidados especiais com o vestuário.

Respeitar a cultura local é importantíssimo, mas ninguém quer derreter de calor com roupas pesadas que vão te deixar desconfortáveis em qualquer atividade externa. O primeiro passo para fazer uma boa mala é saber como é o clima nos meses escolhidos para viajar.

O Egito se divide basicamente em duas longas estações: Verão quente e seco (de Maio a Outubro) e um Inverno suave (de Novembro a Abril). A temperatura máxima pode chegar a 40ºC em Agosto e a mínima em 8ºC em Janeiro, em regiões como Aswan onde as estações são mais marcadas. Em Cairo, entretanto, faz 16°C em um dia frio – mas o calor maltrata atingindo sensações térmicas de 50°C.

Para as mulheres que vão no Verão, fica sempre aquela dúvida: como combinar trajes apropriados à cultura muçulmana sem passar calor?

Tenho que me cobrir inteira?

Em todos os blogs que pesquisei sobre como se vestir no Egito, li sempre a mesma informação: não é preciso usar o véu no rosto, mas leve apenas camisas de manga longa fechadas ou 3×4. Certo? Completamente errado! Estive no país na segunda quinzena de Setembro até começo de Novembro, levei três peças finas de manga comprida e uma 3×4 e só ocupou espaço na mala. Mesmo em Cairo, que é a cidade mais conservadora, é possível usar camisetas sem decote (como muitas egípcias não religiosas fazem) ou regata cobrindo os ombros com um lenço – um grande coringa a uma viagem ao Egito!

Camiseta, calça leve estampada e tênis – na cabeça ou ombro – compôs meu look diário em Cairo – mesmo na Citadel! Foto: Laís Cecília Ribeiro

Para as mais clássicas, calça leve preta e camisetinha branca não podem faltar na mala, seja para os dias no deserto ou na cidade.

Calça ¾ preta, baby look colorida e tênis são também uma ótima opção para os dias na capital.

O que dá e o que não dá para vestir

Baby look, camiseta sem decote e regata com xale cobrindo os ombros podem ser acompanhadas de calça ou saia compridas (vale o comprimento até metade da canela). Não aconselho levar calça jeans se for no período de altas temperaturas. Prefira tecidos leves e evite roupas muito justas. Se usar uma legging, coloque uma camiseta ou bata cobrindo o quadril.

Legging em Cairo só se for acompanhada de bata comprida. O lenço que nessa foto foi à cabeça, pode servir de xale dentro da mesquita.

O que realmente não dá mesmo para usar nas ruas de Cairo é short, vestido ou saia acima da batata da perna, e decote – um dia eu fui até a esquina de regata sem lenço e senti que estava de biquíni, tamanho foi o assédio que sofri. É importante também prestar o dobro de atenção na hora de sentar-se ao vestir saia ou vestido longo para não ser chamada a atenção por algum egípcio mais religioso.

Em cidades turísticas como Luxor, Aswan e Dahab pode ficar despreocupada e apostar em vestidinhos, saias ou shorts. Por lá, a população está acostumado com o fluxo de turistas na região dos templos e praias. Isso acontece também na área das Pirâmides, Esfinge e, é claro, dentro dos Cruzeiros – e não esqueça do biquíni para curtir a piscina!

Inclua na bolsa um short ou saia jeans e regata para os dias ensolarados em Luxor.

Sim, pode até levar um vestidinho para as visitas aos templos – essa foi no Karnak. Foto: Laís Cecília

Porém, por mais tentador que possa ser para aproveitar e vestir-se o menos possível, o Sol é tão forte em alguns lugares que vale a pena se cobrir para se proteger. Chapéu e lenço foram essenciais na minha visita às Pirâmides, por exemplo.  Além disso, se for acampar uma noite no deserto, leve uma jaqueta – que pode ser a mesma que você usou no aeroporto – porque a temperatura cai à noite

Mas e se eu for no inverno?

Uma vantagem de ir no inverno é não ter que se preocupar em se cobrir toda hora, pois você já estará naturalmente mais coberta. Com um clima desértico, o friozinho aparece no começo do dia e à noite nessa época do ano. Nada que uma jaqueta, cachecol e calça não resolvam. Ao meio-dia, muitas vezes dá para tirar o casaquinho e ficar só de camiseta.

Em Alexandria e Assuã, a temperatura pode cair um pouco mais (mínima entre 12 e 8º₢), então pode apostar em bota, malha ou agasalho de tricô e meia-calça para acompanhar um vestidinho ou saia. Mas não precisa levar casacos pesados, lã, térmica, touca ou luva. Para quem for fazer o Cruzeiro no Nilo, uma jaqueta de couro ou outro material que corte o vento pode ser bem útil.

Qual é a melhor época do ano para ir ao Egito?

O turismo tem aumentado no inverno (Novembro a Março), já que o Verão pode ser bem desagradável para os desacostumados. O ponto negativo são os preços que aumentam devido à alta procura. Uma boa opção para quem quer fugir das multidões e busca um clima mais ameno é ir na mudança de estação, em Abril ou Outubro.

Abuse de lenços

Lenço fino por cima de uma regata com um chapéu protegem do Sol no Deserto Branco da costa Oeste. Foto: Laís Cecília Ribeiro

A peça pode servir tanto de xale cobrindo ombros e decotes nas ruas, cachecol em uma noite com vento ou ainda ir à cabeça, para as que gostam de turbante. E o melhor: ele cabe facilmente na bolsa! Levei dois modelos finos estampados e um mais grosso (pashmina) de cor neutra e não desgrudei deles.

Macacão preto e pashmina também comprada em Cairo cobriam os ombros e decote nas ruas. 

Em ambientes fechados, como restaurantes, é possível tirar o lenço que cobre os ombros e ficar tranquilamente só com a regata. Se você for ao país entre Junho e Setembro, confie em mim, você vai se sentir muito mais confortável com essa opção. O clima quente e seco desta época do ano é desconfortável até para nós brasileiros.

O acessório também facilita a vida de quem está indo na mudança de estações (Abril e Outubro), quando as temperaturas caem à noite. A peça permite ainda looks diferentes com a mesma roupa – detalhe que vai fazer bastante diferença nas suas fotos! Se você não tiver nenhum em casa, não se preocupe em comprar no Brasil, há pashminas lindas e baratinhas a venda no Egito.

Vesti pashmina comprada na Khan Khan Lili (mercado egípcio) por 70 EPD (~R$ 13), regata e saia no Abu Simbel. Repeti o mesmo look em Cairo, usando o lenço de xale. Foto: Laís Cecília Ribeiro

Acessórios, calçados e maquiagem

Óculos de Sol é essencial para qualquer viagem, mas no Egito o acessório sai praticamente andando com você. Não é nada fácil achar um modelo bonito e com qualidade por lá, então não esqueça o seu! Aos adeptos de chapéu, aconselho achar um espacinho na mala porque ele vai te salvar em dias muito quentes.

Dá para usar tanto sapato aberto ou fechado, rasteirinha ou sandália. Mas se você pretende visitar Cairo, o melhor a escolha é um tênis. Há tanta poeira e sujeira nas ruas que seu pé vai ficar imundo em uma curta caminhada e você vai se arrepender de não ter colocado aquele tênis de guerra. Nos templos em Luxor e Assuã é mais tranquilo deixar os pés livres, mas opte por algo bem confortável que te permita caminhar e ficar em pé durante longas horas.

Se tem algo que dá para abusar à vontade no Egito é a maquiagem. Lápis preto ao redor do olho, sombra e batom fazem parte do dia a dia das egípcias muçulmanas, então pode se sentir livre para caprichar na make!

Vestuário masculino no Egito

Camiseta, bermuda, tênis, óculos e boné: look diário para os homens no Verão e mesmo alguns dias do Inverno.

Como os homens não precisam se cobrir na religião muçulmana, o clássico camiseta e bermuda vai ser o companheiro de todos os dias nos meses mais quentes. Sapatos fechados e confortáveis são indicados para proteger da poeira em Cairo, mas é possível usar chinelo ou papete no Cruzeiro em ocasiões mais descontraídas. Óculos, boné ou chapéu são também essenciais para proteger do Sol. Já no Inverno, calça, camiseta e um casaco leve já resolve. Mesmo nos meses frios, inclua também uma bermuda na mala para as tarde mais ensolaradas.

Texto e fotos por Yula Marjorie Ribeiro

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *