Você ama contato com a natureza, estilo de vida do campo e não abre mão da beleza da vida no interior? 

Então com certeza você é o tipo de viajante que gosta de agro turismo ecológico e lugares que possibilitem essa aproximação ativa da natureza. Ativa porque você também pode participar do dia a dia, é isso que acontece na Acolhida na Colônia de Santa Catarina

O que é a Acolhida na Colônia?

A Acolhida na Colônia é uma associação de agricultores fundada em 1999 que tem como objetivo receber visitantes de toda parte do Brasil e do mundo em propriedades de agricultura familiar para valorizar esse estilo de vida e ensinar sobre a preservação do meio ambiente e da qualidade dos produtos feitos nessas propriedades de forma natural e em respeito ao meio ambiente. 

Horta Orgânica
Foto – Caminhos do Sertão

A intenção é levar o visitante a experimentar na pele como é o modo de vida de um agricultor familiar, podendo participar dos processos de produção, plantio e colheita de hortas, preparo de refeições – inclusive tirar o leite da vaca para o café, fazer trilhas, passear de bicicleta, aproveitar a culinária caseira e colonial e ainda sentar à mesa para entender melhor o estilo de vida com uma boa conversa. É uma forma de fazer as férias mais conscientes e pertinho da natureza! 

Contato com animais
Foto – Divulgação

Passeios e Destinos

Se você se interessa por esse tipo de experiência deve estar se perguntando onde encontrar a Acolhida na Colônia para incluir no roteiro da sua viagem. A Associação conta com fazendas de cerca de 24 municípios de Santa Catarina e 175 famílias.

Cada propriedade oferece diferentes opções sendo possível em algumas apenas fazer as refeições ou se hospedar em pousadas coloniais, ter atividade para crianças, lugares com agroindústrias familiares, com campings, trilhas, cachoeiras e rios, passeios à cavalo, pescaria, educação ambiental e agroecologia.

Um dos destaques é o colha e pague, um sistema onde você pode colher os frutos, legumes e hortaliças nos pomares e pagar para levar para casa o que acabou de colher na hortas agroecológicas.

Horta Orgânica da Acolhida na Colônia
Foto – Divulgação

Para quem gosta de cachoeiras, vale a pena visitar a Regional de Ibirama, localizada no Vale do Itajaí e que conta com mais de 70 cachoeiras. Nas cidades de Ibirama, Presidente Nereu e Witmarsum você vai encontrar além das cachoeiras, fazendas com trilhas, cafés coloniais alemães e também gastronomia italiana com vinhos.

Café colonial
Foto – Divulgação

Na Serra Catarinense você vai poder aproveitar tanto no verão por causa das cachoeiras que essa região também tem e no inverno você pode aproveitar para ver um pouco de neve. As cidades que fazem  parte da Acolhida na Colônia na Serra Catarinense são Alfredo Wagner e Urubici. Por lá você poderá conhecer o Parque Nacional de São Joaquim com araucárias, visitar o Morro da Igreja, a Cascata do Avencal e muitas outras cachoeiras. 

A Acolhida na Colônia em Santa Catarina conta com opções de destinos para todos os viajantes de diferentes idades e têm 

Encontre passagens aéreas para Florianópolis

Cicloturismo

Além de todas as opções da Acolhida na Colônia, o que chama bastante atenção também são as opções de trilhas para fazer o ciclo turismo, turismo que envolve o ciclismo. O ciclismo é um dos esportes que mais vêm crescendo no Brasil e no mundo e as opções de turismo que envolvem o esporte também.

Foto – Divulgação

Os roteiros são divididos em roteiros curtos de meio dia, pra quem está nas pousadas e também roteiros de circuitos, em que são feitos diferentes roteiros passando por pousadas, cachoeiras e paisagens lindas. Apesar do tempo pedalando, é indicado inclusive para quem não tem muitas habilidades com o pedal já que conta com equipe de apoio.

https://vimeo.com/14247121

E como eu faço para conhecer uma dessas fazendas? 

Se você ama esse tipo de viagem que envolve contato com a natureza, possibilidade de conhecer uma nova cultura e estilo de vida, essa é uma opção incrível. A Acolhida na Colônia é uma oportunidade de ter um contato diferente com a natureza e com a vida no campo, é a garantia de dias tranquilos, sem pressa e de quebra com muita comida boa feita de forma orgânica e caseira nas fazendas. 

Fazenda da Acolhida na Colônia
Foto – Divulgação

Como existem fazendas em diferentes cidades de Santa Catarina e até mesmo alguns lugares no Rio de Janeiro e em São Paulo, você pode encontrar qual o melhor destino para você no site da Acolhida em Colônia e fazer uma reserva em uma das fazendas.
Central de Reservas e Informações: +55 (48) 3654.0186

Alugue aqui um carro para fazer esse roteiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.