Uma coisa todo viajante já percebeu: viajar custa dinheiro. E, infelizmente, nem todo mundo está podendo arcar com custos de passagem e hospedagem durante as férias. Mas o que quase ninguém sabe ainda é que existe uma maneira de viajar de graça pelo Brasil pegando carona nos aviões da Força Aérea Brasileira. Descubra como fazer isso e deixe sua próxima viagem bem mais econômica. 😉
Foto: Tereza Sobreira/Ministério da Defesa
Em primeiro lugar, você precisará escolher de antemão o destino desejado para sua próxima viagem. Como você fica sabendo que vai poder voar com bem pouca antecedência, a dica é buscar destinos onde você tenha algum amigo ou parente que possa te hospedar por alguns dias enquanto conhece a cidade. Ao todo, são 16 destinos, todos dentro do Brasil: Boa Vista, Manaus, Belém, Fortaleza, Natal, Recife, Porto Velho, Salvador, Brasília, Campo Grande, Pirassununga, Rio de Janeiro, São Paulo, Florianópolis, Santa Maria e Canoas.
Foto: Agência Brasil
Para se inscrever nos voos, é preciso preencher uma ficha de interesse no Correio Aéreo Nacional mais próximo de você. Leve consigo uma cópia do seu RG e comprovante de endereço. Em cada região brasileira há pelo menos três postos dentro das bases aéreas. Depois de preencher a ficha, você terá que aguardar até 10 dias pela resposta.
Foto: MilborneOne
O lado chato é que você só saberá se surgir alguma vaga nos voos no mesmo dia ou na véspera da viagem, quando a FAB deverá entrar em contato informando a hora do embarque. Se for selecionado, fique atento às roupas, já que não é permitido usar bermuda ou chinelo na base aérea.
Também é bom prestar atenção na hora de fazer a mala: ela deverá ter no máximo 15 kg – você também pode levar 5 kg de bagagem de mão. Mesmo assim, a dica é economizar ao máximo nos pertences que irá levar: se a relação de passageiros for alterada antes da decolagem, embarca quem estiver carregando menos peso.
Post por Mariana Dutra
Essa carona em aviões da força aérea garente volta? São quantos dias de viagem?
É por trecho 🙂