Colada no México, a Guatemala está entre os destinos mais belos da América Central, mas ainda não caiu nas graças dos brasileiros. Banhada pelo sedutor mar do Caribe e com uma rica biodiversidade, o país é o berço civilização maia junto com Yucatán e Chiapas, e assim abriga alguns dos sítios arqueológicos mais fascinantes do continente.
Em Tikal é possível conhecer de perto parte desta história, do alto do El Mirador, a maior pirâmide maia existente e uma das maiores do mundo. As ruínas também se espalham por El Ceibal, Piedras Negras, Rio Azul e Quirigua. No quesito praias, os turistas se deparam com areia branca fininha e mar azul intenso que dispensa apresentações.
No quesito paisagem e contemplação, a Guatemala é um prato cheio. Montanhas, lagos com cores surreais e 30 vulcões (ativos e inativos) compõem o cenário de belezas intocadas. Não deixe de conhecer o vulcão Atitlán, rodeado por um belo lago de mesmo nome e uma vila maia, e a reserva natural SemucChampey, onde pequenas quedas de águas cristalinas se assemelham a aparência do Parque Huanglong, na China.
Vale a pena conhecer também Antigua, a cidade velha com mais de 500 anos onde ruas de pedras abrem caminhos até igrejas, museus coloniais e monumentos, que lembra um pouco Cartagena das Índias. Outro ponto importante dessa viagem é o mercado de Chichicastenango, pequena cidade chamada carinhosamente de Chichi, onde o povo indígena é dominante e espalha sua cultura.
Hotel Casa Palopo
Fotos: reprodução
3 comentários