Já pensou fazer uma viagem de trem por 20 dias pela maior malha ferroviária do mundo? Pois saiba que isso é possível, e ainda por cima garante que você tenha uma experiência marcante regada de muita cultura, segurança e conhecimento: conheça o Transiberiano, uma viagem de trem de Pequim à São Petersburgo passando por Ulan Bator, Irkutsk, Ecaterimburgo e Moscou.
Na verdade o Transiberiano possui 3 rotas distintas, mas neste artigo abordaremos o itinerário mais popular entre os viajantes, que é justamente o que foi pontuado acima, com roteiro oferecido pela Civitatis em trem privativo. E justamente por ser muito popular que esta viagem precisa ser programada e garantida com bastante antecedência, já que as passagens se esgotam rapidamente.
O que é uma viagem de Transiberiano?
Viajar de Transiberiano não é apenas uma locomoção de trem de um ponto a outro – é uma verdadeira experiência cultural. Isso porque o itinerário passa por 3 países completamente distintos, de costumes, cultura e crenças diferentes; uma pluralidade dificilmente vista em uma única viagem entre a China, Mongólia e Rússia. Com operações realizadas desde 1916, o trajeto de 9.289 km é percorrido com muita segurança e conforto, independentemente do tipo de instalação que você escolher, em qualquer época do ano.
E em cada parada você terá a oportunidade de imergir na gastronomia, cultura e costumes de cada destino, pois o passeio inclui lugares históricos, templos, bairros tradicionais, acampamentos, parques, entre outras preciosidades.
Como é a viagem oferecida pela Civitatis?
A forma mais confortável de curtir a viagem de Transiberiano é garantindo um pacote turístico que inclui diversas regalias. Na Civitatis, por exemplo, você só terá que se preocupar com o seu almoço e jantar, o seguro viagem e atividades adicionais que não estão incluídas. De resto, os translados, as hospedagens com café da manhã incluído, as passagens de avião e de trem, guia em português, ingressos listados e assistência e taxas de solicitação de vistos fazem parte do pacote.
Itinerário da Civitatis:
- A viagem começa por Pequim, e você será buscado no aeroporto e deixado em um hotel no centro da cidade. Ainda no primeiro dia, um tour é realizado pelos Hutongs, pelo lago Shichahai e pela Torre do Tambor, a bordo de um rickshaw (foto). O tour continua no segundo dia, passando pela praça de Tian’anmen, pela Cidade Proibida de Pequim, o Palácio de Verão, a Muralha da China e pelo Parque Olímpico.
- O próximo destino da viagem é Ulan Bator. Os primeiros 2 dias podem ser aproveitados por conta própria até a próxima etapa, que é a viagem até o campo da Mongólia, que inclui a visita a escultura equestre de Gengis Kan e seus 40 metros de altura, e o Parque Nacional de Gorkhi-Terelj. A primeira experiência imersiva será no acampamento de Terelj – o viajante se hospeda por uma noite em gers (barracas típicas de acampamento local), e recebido por uma família nômade. No dia seguinte o tour volta para Ulan Bator, e passa pelo mosteiro de Gandantegchinlin e o Museu de História Natural.
- É no sétimo dia de tour pela Civitatis que você finalmente embarcará no Transiberiano. De Ulan Bator a viagem segue durante a noite para a cidade siberiana de Irkutsk, com hospedagem garantida no povoado de Listvyanka. Os primeiros dois dias serão livres para fazer o que quiser, mas no décimo dia o roteiro inclui a visita ao Museu da Arquitetura da Madeira de Taltsy e o tour panorâmico por Irkutsk.
- No dia 11 a viagem segue dentro do trem por todo o dia, com destino a Ecaterimburgo. A travessia pela estepe siberiana inclui um cenário memorável do interior russo. A chegada será de madrugada, e o viajante terminará o dia descansando em um hotel, já que o dia seguinte será cheio de visitas: a catedral do Sangue Derramado, Ganina Yama, Monumento Comemorativo das Vítimas de Stalin e a fronteira entre a Ásia e Europa.
- O próximo embarque será no dia 14, rumo à Moscou. O tour panorâmico pela capital da Rússia inclui o Quartel General da KGB, o Teatro Bolshoi, a Praça Vermelha, a catedral de São Basílio, o Mausoléu de Lenin e a Galeria Comercial GUM. E antes de seguir viagem, você terá a oportunidade de conhecer também o Kremlin por uma visita guiada, o Museu do Arsenal, e as estações mais luxuosas do metrô de Moscou.
- A etapa final da viagem começa no dia 17, rumo a São Petersburgo. Os passeios pela cidade incluem um tour pela fortaleza de São Pedro e São Paulo, a catedral de São Isaac, o Palácio Yusupov, o Palácio de Inverno e o Museu Hermitage. No vigésimo dia, a Civitatis leva você até o aeroporto, encerrando assim, uma das experiências mais marcantes que um viajante pode se presentear na vida.
Depois de uma experiência como esta, certamente você voltará para casa com excesso de bagagem cultural – esta ao menos a companhia aérea jamais te taxará!
Partiu? Pesquise aqui sua passagem aérea para Pequim para começar essa viagem!