O Quanto Custa Viajar é fã de sair dos destinos tradicionais, descobrir lugares novos e compartilhar as recomendações mais inusitadas com seus leitores, lembra quando te contamos sobre destinos que não escurecem e que tem sol por praticamente 24 horas? Agora, a lista é ao contrário: conheça cidades onde o sol não nasce por meses e os dias se tornam em noites por semanas a fio.

Já imaginou conhecer cidades onde o sol não nasce e toda sua viagem será à noite? Em alguns lugares do mundo, em determinados meses e estações, isso acontece. Geralmente, são locais mais isolados e não são destinos muito turísticos. Inclusive, a maioria dos países tem em comum o fato que no verão não escurece e no inverno o dia não raia, então imagina só morar nestes destinos em que durante cerca de 3 meses tem sol por 24h e por outros quase 3 meses é noite por 24h? Só para os fortes!

cidades onde o sol não nasce
Foto tirada durante o dia em Tromsø/Foto: Pavel Trebukov no flickr

Esse fenômeno é chamado de Noite Polar e acontece durante o inverno (entre fim novembro e janeiro) em regiões polares como o Círculo Polar Ártico e Antártico. Durante a Noite Polar, o sol não se eleva acima do horizonte devido à inclinação do eixo da Terra, causando escuridão quase completa durante 24 horas, já que o Polo fica fora da luz solar, fazendo com os raios não incidam diretamente sobre as regiões polares.

Mas as cidades onde o sol não nasce tem uma coisa muito legal e que acontece em pouquíssimos locais do mundo: durante a Noite Polar é possível ver a aurora boreal e a lua e as estrelas brilham com muito mais intensidade!

Será que você teria coragem de visitar as cidades onde o sol não nasce? Imagina ver a Noite Polar e a aurora boreal ao vivo? Incrível! Mas vale dizer que apesar desse acontecimento, o viajante deve se preparar para o frio extremo e para a escuridão prolongada.

Seja para matar sua curiosidade, seja para colocar na lista de destinos para conhecer, vem conferir quais são as cidades onde o sol não nasce!

Partiu viajar? Encontre aqui sua passagem aérea barata!

Quais as cidades onde o sol não nasce?

Barrow – Alasca, EUA

O estado norte-americano mais alto do continente e mais ao Norte que o próprio Canadá, no Alasca é possível ver a Noite Polar e a pequena cidade de Barrow é uma das cidades onde o sol não nasce.

Para visitar a cidade enquanto esse fenômeno acontece, é preciso estar lá entre 18 de novembro a 23 de janeiro, aproximadamente, período que a cidade também se torna uma das mais frias do mundo, com mínimas de -30ºC.

Tromsø – Noruega

Foto: Diana Robinson no Flickr

Para quem já queria dar um pulinho no extremo norte da Europa, a maior cidade da Noruega, Tromsø, também é uma das cidades onde o sol não nasce e que é possível vivenciar a Noite Polar entre 27 de novembro e as duas primeiras semanas de janeiro.

Se for visitar a cidade nesse período, prepare-se para pegar temperaturas negativas e muita neve!

Descubra quanto custa viajar para a Noruega

Murmansk – Rússia

Quase 2 mil km separam Moscou de Murmansk, uma das cidades mais ao sul da Rússia e que também é uma das cidades onde o sol não nasce no inverno. Aqui, a Noite Polar costuma durar menos que em outros destinos: apenas entre 2 de dezembro e 11 de janeiro é noite por praticamente 24 horas. Aqui o frio também não é “tanto”, com mínima média de -15ºC.

Kiruna – Suécia

Kiruna, na Suécia, também é uma das cidades onde o sol não nasce entre os dias 11 de dezembro a 1 de janeiro, um período mais curto que outras cidades.

Iqaluit – Canadá

Foto: Pickpik

Na Capital do Nunavut, a cidade de Iqaluit tem um dos maiores períodos de Noite Polar, indo do final de novembro até o começo de abril. A cidade fica praticamente coberta de gelo no período e é um dos locais onde é possível ver, durante esses meses, a famosa aurora boreal.

Estação Amundsen-Scott (Polo Sul) – Antártica

cidades onde o sol não nasce
Foto: Pxhere

Esse é um dos destinos só para curiosidade dos viajantes, pois não há turismo neste local. A Estação Amundsen-Scott, localizada no Polo Sul, é voltada apenas para pesquisadores e para estarem aptos a ficarem nesta estação, eles são treinados intensamente antes, já que o isolamento, a escuridão e o frio extremo duram por SEIS MESES aqui.

Sim, a Noite Polar dura por 201 dias (entre março e setembro) e não faz sol por seis meses. Aqui, a escuridão é completa e o sol não raia nem por um minuto, devido à inclinação do eixo da Terra e a temperatura média é de -63°C, com mínimas podem chegar a -89°C.

Cidades que têm Noite Polar e sol da meia noite

Além da Noite Polar, que já te contamos ser o período em que é noite durante meses seguidos, algumas dessas cidades onde o sol não nasce também tem a “sorte” de serem locais onde há o sol da meia noite, ou seja, meses em que o sol não se põe, não tem noite, e é possível ver o sol de fato à meia noite. Dois extremos em um mesmo destino, só que em meses diferentes!

Confira abaixo destinos onde acontecem ambos os fenômenos:

  • Svalbard – Noruega: localizada a cerca de 700 km do Polo Norte, a cidade experimenta a Noite Polar de meados de novembro até o final de janeiro e o sol da meia noite entre junho e agosto.
  • Ilulissat – Groenlândia: mais uma cidade em que parte do ano não tem sol e parte do ano não tem noite, Ilulissat é famosa por seus icebergs e também por ficar sem ver o sol do final de novembro até meados de janeiro e depois por não ver a noite em junho e julho.
  • Fairbanks – Alasca, EUA: apesar de não estar no Círculo Polar Ártico, Fairbanks vivencia tanto a Noite Polar quanto o sol da meia noite por causa de sua alta latitude. O sol fica ausente de final de novembro até o início de janeiro e depois para “compensar” não se põe durante todo o verão.

Quer conhecer um desses destinos incríveis e frios? Não deixe de pesquisar aqui valores de hospedagem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.