Neste artigo, deixamos à você uma lista de sugestões caprichadas de restaurantes em Lima, no Peru, que merecem entrar no seu radar na hora de montar o seu roteiro gastronômico da viagem. E acredite, tem opções para todos os tipos de orçamentos e paladares.
A gastronomia peruana é uma das mais tradicionais do mundo, e inclui diversos ingredientes locais que deixam qualquer prato com um sabor inigualável, como frutos do mar, peixe, batata, mandioca, milho, quinoa e abacate. E muitos dos restaurantes mais elogiados da capital do país fazem com que essas iguarias sejam o grande destaque do cardápio, executados de diferentes maneiras, mas respeitando sempre essa miscigenação presente em cada receita, confira abaixo alguns deles.
Encontre aqui sua passagem aérea para Lima
Restaurantes em Lima para incluir em seu roteiro
1. Central
Começando as indicações de restaurantes em Lima, temos o que foi considerado em 2023 como o melhor restaurante do mundo, o Central é liderado pelo chef Virgílio Martínez e é o mais concorrido do país. Logo, você já entende que conseguir uma reserva durante a sua viagem pode ser uma tarefa complicada, mas não impossível. Quem não dispensa uma boa experiência gastronômica local e tem orçamento para tal, vale o esforço, já que o cardápio conta com diferentes ingredientes exóticos de várias localidades do Peru, incluindo desde a Amazônia ao alto dos Andes. São quatro opções de menu no formato degustação, com 12 ou 14 passos, e ainda pode ser adicionado uma harmonização com vinhos com rótulos nacionais e/ou internacionais, coquetéis com destilados ou bebidas sem álcool.
Endereço: Av. Pedro de Osma 301, Barranco.
2. La Mar Cebichería
Ir para Lima e não comer o tradicional ceviche é praticamente um pecado. E se tratando de um prato regional, o ideal é ir em uma casa que se entende do assunto. O tradicional La Mar tem diversas filiais espalhadas nas Américas, mas é a matriz peruana que faz mais sucesso, principalmente por sua variedade no cardápio, que inclui polvo, lula, vieira, atum, ouriço do mar, entre outras iguarias regionais. Por ser um restaurante popular principalmente entre os turistas, pode ser que haja fila de espera.
Endereço: Av. Mariscal La Mar 770, Miraflores.
3. La Lucha Sangucheria
Sabe aqueles dias cheio de atrações para visitar, que pede um almocinho rápido e simples? O La Lucha é a melhor pedida nesse quesito, com seus diferentes tipos de sanduíches, que vão desde hambúrgueres a opções mais regionais, a preços bem acessíveis. Os molhos da casa são elogiadíssimos, assim como a batata frita – item indispensável para acompanhar um bom lanche, não é mesmo?
Endereço: Pasaje Marcelino Champagnat, 139.
4. Museu Larco Cafe e Restaurante
Locados no jardim do Museu Larco, este restaurante e café fica aberto todos os dias e é necessário fazer reserva para garantir uma mesa, seja no brunch, almoço ou jantar. Com ambiente acolhedor em qualquer hora do dia e atendimento impecável, o cardápio acaba sendo integrado a experiência do próprio museu, já que oferece pratos tradicionais peruanos, se misturando assim com a história apresentada também em seu acervo. Um roteiro histórico e cultural completo.
Endereço: em frente ao frente Parque Larco, na Av. Simón Bolivar, 1515. Entrada pelo Navarra 169, Pueblo Libre.
5. Beso Francés
Outra opção de lanche rápido com uma pitada de felicidade é a rede Beso Francés. Espalhados por diversos pontos da cidade, a creperia oferece opções doces e salgadas no cardápio, ideal para uma paradinha rápida entre uma atração e outra. Quem procura por uma comida de rua de qualidade não pode perder um pitstop em uma das unidades.
Ainda não tem sua hospedagem reservada? Pesquise aqui hospedagem em Lima
6. Panchita
Com duas unidades em Lima, o Pachita é a parada perfeita para conhecer a comida local, com influência crioula e pratos muito bem servidos – dá para pedir um para dividir em duas pessoas sem pensar duas vezes. Os drinks, super elogiados por quem passa por lá, ornam de maneira única com as iguarias utilizadas no cardápio, e embora a fila de espera possa ser um pouco grande aos finais de semana, vale cada minuto de espera.
Endereços: Calle 2 de mayo 298, Miraflores / Av. Primavera 557, San Borja.
7. Tanta
O Tanta é aquele tipo de restaurante pau para toda obra, sabe? Suas várias unidades espalhadas por Lima e seu cardápio estilo bistrô, pâtisserie e rotisserie é uma mão na roda para quem não sabe o que comer, mas não quer deixar de experimentar um bom prato regional, sem gastar muito. Com ambiente simples e informal, a casa garante um capricho imenso em cada prato, tanto com a execução como com o sabor. Por lá você encontrará desde comida criolla peruana, como Ají de Gallina, diferentes tipos de Ceviches, atum grelhado, peito de frango com ovo frito e creme de milho, saladas, sanduíches, tira gostos, entre outras preciosidades.
8. Kjolle
Com assinatura dos mesmos chefs do Central (o casal Pía Leon e Virgilio Martinez), o Kjolle é uma versão um pouco menos cara do primeiro restaurante mencionado, mas que mantém as mesmas raízes, ancestralidade e essência, utilizando ingredientes 100% peruanos em seu cardápio. É também uma ótima saída caso as reservas no Central estejam muito concorridas, até mesmo porque o Kjolle fica no piso superior dele.
Endereço: Av. Pedro de Osma 301, Barranco.
9. Astrid y Gastón
Provavelmente o mais famoso nessa lista de restaurantes em Lima, liderado pelo simpático chef Gastón Acúrio e administrado por sua esposa Astrid Gutsche, o Astrid y Gastón, eleito o 67º melhor restaurante no mundo em 2019, está no radar da alta gastronomia peruana na cidade de Lima há uns bons anos, e conta com um cardápio regado à boa comida e tradição local. Além dos deliciosos ceviches feitos como obra de arte, conte com pratos exóticos como o purê de batata com beterraba, flores e abacate recheado de camarões, corvina com massa de batata, entre outras preciosidades. As sobremesas também são o grande destaque da casa, como o queijo de cabra e Inca Cola e a Baklava de figo com amêndoas.
Endereço: Av. Paz Soldán 290, San Isidro.
10. Mayta
Reconhecido como o Melhor Restaurante do Mundo no terceiro World Culinary Awards 2022, o Mayta apresenta em seu menu a verdadeira cozinha peruana contemporânea, se destacando pelo uso de produtos nativos. E o prêmio foi mais do que merecido, já que tudo na casa é altamente elogiado por quem passa por lá: desde a qualidade do serviço, dos pratos, do ambiente e da execução. Você pode aproveitar a sua reserva para garantir a experiência com 8 pratos degustação com ou sem harmonização.
Endereço: Av. Mariscal La Mar 1285, Miraflores.
Tem alguma sugestão para incluirmos na lista de restaurantes em Lima? Comente abaixo!