A charmosa cidade de Gonçalves em Minas Gerais, localizada na Serra da Mantiqueira, é um excelente destino para quem quer viajar para um lugar tranquilo, com clima mais ameno e com bastante contato com a natureza.
A cidade fica no extremo sul de MG, a 450 km e apenas a 190 km da capital paulista, se tornando uma excelente opção para os paulistanos passarem um final de semana ou feriado prolongado descansando.
Gonçalves MG ainda fica pertinho de São Bento do Sapucaí, a apenas 20 km, e a 55 km de Campos do Jordão (SP), então dá para fazer um roteiro de uma semaninha só conhecendo destinos com clima de montanha e muitos passeios ao ar livre.
Com uma mistura de serra, áreas verdes e até áreas mais rurais, Gonçalves MG encanta quem quer curtir uns dias a dois em boas pousadas, os aventureiros que querem fazer trilhas e curtir cachoeiras.
Gostou da ideia de conhecer a cidade? Então vem ver nosso guia de Gonçalves MG e bora colocar o pé na estrada.
O que fazer em Gonçalves MG
Já te adiantamos que em Gonçalves MG o foco é a natureza, o clima de montanha e a sua área verde, por isso é óbvio que suas principais atrações estão relacionadas com esses itens.
Um dos passeios mais imperdíveis, caso esteja calor, é visitar as cachoeiras (vale ir mesmo no frio para ver), e as mais famosas são a Cachoeira do Cruzeiro e a Cachoeira das Andorinhas (boa para banho). Se sua paixão são as cachoeiras, saiba que existem outras ainda na cidade.
Se você curte trilhas e mirantes, vale a pena fazer a trilha desafiadora do Pico do Selado, garantindo uma vista incrível da região e a trilha da Pedra Chanfrada, que também resulta em uma vista linda panorâmica.
Para quem quer mais aventura, ainda dá para fazer passeios de 4×4!
Para quem adora passar nas lojinhas da cidade, Gonçalves MG ainda é famosa por seus artistas locais e ateliês de artesanato, então dê uma voltinha no centro para conferir.
Onde ficar em Gonçalves MG
Pelo tamanho da cidade, até que Gonçalves MG não decepciona quando o assunto é hospedagem, com mais de 40 opções na cidade, com opções para todos os bolsos e gostos.
Quem quiser apostar em pousadinhas BBB (boas, bonitas e baratas) pode conferir a Pousada das Flores e Residencial das Araucárias.
Quem quiser algo com banheira de hidromassagem e investir mais nas diárias, pode dar uma olhada na Pousada Colina das Andorinhas e nos Chalés Terras Altas.
Para saber mais opções de hospedagens, aqui fizemos um guia completo no detalhe para você.
Onde comer em Gonçalves MG
Com frio e influência mineira e paulista, os viajantes não vão ter problema nenhum para comer muito bem em Gonçalves MG.
Entre os restaurantes mais bem avaliados da cidade estão o Restaurante Ao Pé da Pedra, com culinária mineira, e o Sabor Da Serra. Para algo mais requintado, vale conhecer o Chalé Gastrobar e o Restaurante Sauá.
Para quem não dispensa um bom café da tarde, o Bistrô Café com Verso é parada obrigatória, com um ambiente charmoso e comidas locais deliciosas.
Os pratos mais comuns da cidade, caso queira conhecer, são os que envolvem frango com quiabo, tutu de feijão e o doce de leite. Não deixe ainda de passar nas lojas de laticínios e nas cachaçarias para conhecer as delícias locais e levar presentinhos para casa.
Como chegar em Gonçalves MG
A forma mais fácil e comum de chegar a Gonçalves MG é de carro, já que a distância não é tanta de SP. Saindo da capital paulista, de carro, o viajante deve pegar a Rodovia Fernão Dias (BR-381) até Cambuí e depois seguir pela MG-295 até Gonçalves. A viagem dura cerca de 3 horas, dependendo da onde sair de SP.
Confira aqui preço de aluguel de carro.
Ainda não existem viações que fazem o trecho direto de SP para Gonçalves MG de ônibus, então quem não tiver outra opção, vai precisar procurar passagens até São Bento do Sapucaí e seguir até seu destino final de táxi.
Já saindo de BH o viajante enfrentará uma viagem de 6 horas de carro, passando pela BR-381 e BR-459.
Quem vier de mais longe, pode considerar ir de avião até o aeroporto mais próximo de Gonçalves MG, que é o de São José dos Campos (SJK), que está localizado a 63 km de distância.
Quanto tempo ficar
Um final de semana ou um feriado prolongado é o tempo ideal para conhecer bem Gonçalves MG, ou seja, entre dois a três dias inteiros você consegue visitar os pontos turísticos mais importantes e não passar vontade de fazer nada.
Melhor época para visitar
Uma boa pedida tanto para quem quer curtir as baixas temperaturas do inverno quanto para quem quer aproveitar o verão para ir nas cachoeiras, Gonçalves MG é sempre uma boa pedida e vai depender de qual a proposta da sua viagem a decisão de quando ir.
Se quiser curtir a natureza, as acomodações do hotel e o frio, vá entre junho e agosto. No resto do ano você encontrará temperaturas mais altas, mas nada extremo devido à altitude do local.
O ideal é apenas tentar fugir das chuvas para não diminuir suas opções de passeios e atividades ao ar livre. As chuvas são mais intensas no verão, de dezembro a março, então vale conferir a previsão do tempo da semana que pretende viajar para não ter um imprevisto caso faça questão de ir nessa estação.
No inverno, apesar de mais frio, o clima é seco, sendo apropriado para passeios e as atividades da cidade, deixando ainda melhor os hotéis com hidromassagem, banheira e piscina aquecida.
Já a primavera e outono têm chuvas mais estáveis, com menos incidência que o verão, e clima intermediário, tornando-se uma boa época para viajar.
Vale a dica: fora da temporada, que costuma ser no inverno, os comércios e restaurantes em Gonçalves MG funcionam em sua maioria apenas nos finais de semana e feriados, então quem viajar durante a semana pode encontrar muitas coisas fechadas na cidade.