Situado no norte do país, o Pará é um destino surpreendente para o viajante que deseja estar em maior contato com a natureza, cultura e história local. Isso porque o estado não só abriga o Parque Nacional da Amazônia, mas também conta com diferentes construções históricas, boa gastronomia, recursos naturais riquíssimos, tudo isso marcando presença em seus principais destinos, como Belém, Santarém, Salinópolis, entre outros.

Neste artigo você conhecerá os lugares para conhecer no Pará mais surpreendentes, e que não poderão faltar em seu roteiro, e de quebra saberá um pouco mais sobre cada uma dessas atrações, para curtir ao máximo a sua estadia.

Lugares para conhecer no Pará

Belém

A capital do Pará é um dos destinos mais procurados pelos viajantes, e não é para menos: por lá você encontra desde belezas naturais, como o Rio Guamá e Baía do Guajará (você pode conhecer ambos em um passeio de barco), o parque ecológico Mangal das Garças, com uma rica variedade de flora e fauna da região, até uma imersão na cultura e história do estado, que podem ser facilmente encontradas em um passeio pela Cidade Velha (as construções preservadas como igrejas, casas e edifícios datados do século XVII com arquitetura colonial portuguesa narram muito bem a trajetória da cidade), no Mercado Ver-o-Peso (este mercado à céu aberto oferece todos os sabores e artes locais)e também em um tour pelo Theatro da Paz, Forte do Presépio e Catedral Metropolitana.

Encontre aqui passagem aérea para Belém

Santarém

Localizada no encontro dos rios Amazonas e Tapajós, Santarém ainda preserva muito da atmosfera da antiga aldeia de índios que um dia já foi, e isso faz de sua viagem uma experiência indescritível. É também uma grande oportunidade para você entrar em maior contato com a natureza, e conhecer de pertinho as belezas naturais que a cidade proporciona. O passeio de barco até o encontro dos rios é um dos grandes destaques do roteiro, e que não pode ficar de fora por pura tradição local. Outro passeio imperdível é pelo Canal do Jarí – você percorrerá a região do Rio Amazonas e avistará vitórias régias, entre outras preciosidades da fauna e flora local.

Encontre passagem aérea barata para Santarém

Para mergulhar na história local, não deixe de conhecer o Centro Cultural João Fona e o Mercadão 2000. E claro que em uma viagem como esta, relaxar se torna primordial. Para isso você terá à sua disposição a famosa Alter do Chão, com suas praias paradisíacas de água doce, como a Ponta do Arariá, Maracanã, Pajuçara, Ilha do Amor e Carapanari. 

Confira também esse tour de bicicleta pela cidade.

Serra das Andorinhas

Na lista de lugares para conhecer no Pará que não podem faltar em seu roteiro, o destino perfeito para quem ama cachoeiras: a Serra das Andorinhas oferece mais de 40 quedas d’água, espalhadas em seus 60 mil hectares de vegetação rasteira. Localizada em São Geraldo do Araguaia, a 680 km da capital paraense, a exploração do local por trilhas se torna uma aventura singular – no percurso, o visitante encontrará grutas, cavernas, piscinas naturais e vegetação amazônica. É preciso ter disposição para o passeio completo, mas vale o esforço.

Bragança

Se você olhar por alto, achará que Bragança é um destino parecido com os outros no Pará: um centrinho histórico, igarapés aos montes, manguezais, rios e praias, mas a verdade é que existe alguns toques especiais nessa cidade: além das águas calmas das praias de Ajuruteua e do Grilo, seus mangues fazem do local um cenário paradisíaco, ideal para quem gosta de pescar. Já na Praia de Boiçucanga, o farol é o charme da orla, mas é na Ilha do Canela que você se surpreenderá: o maior ninhal de guarás do mundo está situado neste santuário ecológico.

Ilha de Marajó

Durante a sua estadia em Belém, que tal emendar uma visita também à Ilha de Marajó? A maior ilha fluviomarinha do mundo preserva uma grande parte de floresta amazônica intacta, ou seja, pode esperar para encontrar praias incríveis, passeios diferenciados, entre outras curiosidades. Partindo da capital do estado de barco ou balsa, sua aventura começa em Soure, a capital da ilha. Por ali você já pode começar a organizar o seu roteiro, e incluir até passeios de búfalo.

Explorando o sudoeste há uma pequena vila, a Breves. Entre paisagens naturais de rios, furos e igarapés você também encontrará um pouco dos dois mundos: de sítios históricos à população ribeirinha. Já em –Soure-Salvaterra é onde o visitante se depara com uma infraestrutura mais caprichada para receber os turistas, incluindo a Praia Grande e a do Pesqueiro, porém, as praias de Joanes e Barra Velha são mais selvagens.

Ilha de Algodoal

Conhecida também como Ilha de Maiandeua, Algodoal é o destino ideal para quem precisa se desligar do mundo, das preocupações e da rotina maçante. Isso porque o destino conta com uma atmosfera bucólica e uma natureza rudimentar sem precedentes. Cercada pelo Oceano Atlântico e rios paraenses, o lugar defende o título de maior costa de manguezal do mundo, e é amparada por vilarejos rústicos, infraestrutura quase inexistente e comidinhas típicas que mais parecem um sonho gastronômico – cuscuz, tapioca, pescados, frutos do mar, entre outras delicias nortistas fazem parte do cardápio.

Salinópolis

Mais uma cidade com praias na lista de lugares para conhecer no Pará. No período seco no norte, que equivale aos meses de junho e outubro, é quando Salinópolis (carinhosamente chamado também de Salinas) é muito procurado por turistas. Pensando nisso, caso queira relaxar na tranquilidade da cidade, fuja da alta temporada!

Viajantes em família costumam se apaixonar pelas piscinas naturais do Lago Coca-Cola (este nome foi dado por suas águas escuras, porém limpas), cercado por dunas, promovendo um cenário de tirar o fôlego. Mas se você está em busca do agito e infraestrutura caprichada, vá a praia do Maçarico. Outras orlas que não podem faltar em seu roteiro é a Atalaia (com dunas e piscinas naturais), e a Maria Baixinha.

Óbidos

Não é uma mera coincidência que esta cidade tenha este nome: Óbidos do Pará possui uma forte influência portuguesa, presente em sua arquitetura colonial preservada. E para enriquecer o seu passeio nesta simpática cidade, inclua em seu roteiro 3 paradas obrigatórias: Palácio José Veríssimo, o Mercado Municipal e a Igreja Paroquial Sant’Ana. E como a cidade é considerada a garganta do rio Amazonas, não deixe de incluir também em seu passeio a Serra da Escama – por lá é possível explorar alguns vestígios de uma civilização não mais presente no local.

Partiu conhecer mais do Pará? Encontre aqui suas hospedagens para as próximas viagens.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.