Você sabia que é possível curtir praias caribenhas no Panamá? Se não sabia, é hora de conhecer e se apaixonar por San Blás no Panamá, destino ainda pouco conhecido porém que está caindo cada vez mais no gosto dos viajantes do mundo todo!

O Arquipélago de San Blás fica na costa norte caribenha do Panamá, a cerca de 100 quilômetros da Cidade do Panamá. É um território indígena governado pelo povo Kuna, que forma parte da comarca Guna Yala

Com mar azul e areia branquinha, San Blás no Panamá tem algumas das praias mais lindas do caribe, com uma pegada mais rústica e sem aquela grande infraestrutura de Cancun ou Punta Cana – e também sem os preços exorbitantes.

Sim, essa é San Blás no Panamá!/ Foto: Flickr/your local connection

Confira um guia completo com tudo o que você precisa saber sobre San Blás no Panamá e suas praias paradisíacas! É hora de embarcar em uma nova aventura, vem!

Conheça San Blás no Panamá 

O arquipélago de San Blás no Panamá é composto por 365 ilhas, das quais apenas 36 são habitadas. A maioria das ilhas é pequena e isolada, com apenas alguns habitantes e a capital é El Porvenir.

A população principal de San Blás é o povo Guna, uma comunidade indígena que governa a área de forma autônoma. Eles têm uma cultura rica, tradições únicas, artesanato colorido e são conhecidos por sua habilidade na fabricação de molas, que são blusas decoradas tradicionais. Assim, você precisa viajar considerando que devido a manutenção das tradições e por ser governado pelos indígenas, o local ainda é rústico e sem grandes estruturas para receber os viajantes.

O povo Guna inclusive tem seu próprio sistema de governo, leis e regulamentos. Eles têm o controle sobre suas terras e recursos naturais e a economia de San Blás gira em torno da pesca, agricultura de subsistência e turismo. 

O que fazer em San Blás no Panamá 

San Blás no Panamá é aquele destino de praias paradisíacas e quase exclusivas, com aquela pegada de pouco desbravadas ainda. Por isso, realmente pense em conhecer o destino se busca paisagens surreais porém não se incomoda com a pouca infraestrutura e “poucas” atividades para fazer na região sem ser curtir o mar, sol e a areia.

Em San Blás no Panamá vale a pena conhecer a Isla Perro, que tem uma boa estrutura – mas por isso também tem bastante visitantes – e é um ótimo local para fazer snorkel e ver a vida marinha de pertinho.

Outra ilha que vale a visita é a Isla Aguja (e até escolher ela para se hospedar), que tem praias lindíssimas, mar azulzinho e comércio local, com restaurantes, cabanas, locais para camping e também é equipada com banheiros.

Foto: Pxhere

Para curtir uma experiência bem privativa e sem nenhuma estrutura, vale conhecer a Isla Pelicano. Dá para passar algumas horinhas ali curtindo o mar.

Vale também fazer o passeio de barco para conhecer a Piscina de Estrellas, local onde é formada uma piscina natural e é recheada de estrelas do mar.

Hospedagem

Entre as mais de 300 ilhas em San Blás no Panamá, vale buscar hospedagem na Isla Coco Branco, Ilha Diablo, a Ilha Tubisenika, as ilhas Perro Grande e Chichimè.

Vale dizer de antemão que não existem muitos hotéis nas ilhas, por isso assim que decidir conhecer o destino, já faça a reserva do seu hotel. Aqui você confere uma lista completa de opções.

Outra observação essencial: não espere luxo algum nos hotéis. Ar condicionado, por exemplo, é algo raro. Além disso, é normal ter cabanas em que o chão é a própria areia, localizados na praia mesmo.

Antes de começar a pesquisar, já dê aquela reduzida nas expectativas e lembre-se do contexto do local.

Algumas das hospedagens mais bem avaliadas nas ilhas são: Yandup Island Lodge, Cabañas Naranjo Chico, Hotel Porvenir e Ina Cabins.

Alimentação

Como é de se esperar pela proposta de San Blás no Panamá, a maior parte da alimentação vem da pesca e é feita pelos locais, por isso prepare-se para comer frutos do mar na maior parte das refeições. Não existem muitos estabelecimentos por lá, por isso vale a pena comer no seu hotel (e nessas horas vale conferir as opções que oferecem pensão completa ou mesmo all inclusive).

Se quiser experimentar algo típico dos Gunas, aproveite para degustar a chicha, uma cerveja local forte.

Como chegar em San Blás no Panamá

Um dos principais pontos de atenção na hora de conhecer San Blás no Panamá é a forma de chegar nas ilhas, isso porque requer um certo planejamento.

O primeiro passo para os brasileiros é buscar voos até a Cidade do Panamá. De lá, será necessário alugar um carro ou fechar um transfer para alguns dos seguintes portos: Puerto Lindo, Puerto Bello ou Carti. Dos portos, pegue um barco até a ilha que deseja conhecer!

O trajeto até as ilhas é feito pelos barcos dos próprios indígenas e custa em média 15 dólares a travessia por pessoa.

Faça seu orçamento de passagens aéreas aqui!

Quando ir

Um dos melhores atrativos de San Blás no Panamá é seu clima quente o ano todo! O que vale atenção é apenas para evitar o período de chuvas, afinal, tudo que tem para fazer por lá é ao ar livre, então se chover, vai ficar preso no seu hotel. Além disso, o mar fica mais turvo quando chove, prejudicando a vista incrível.

A temporada de chuva começa em maio e costuma durar até outubro e a melhor época para conhecer o local é entre dezembro e abril.

Quanto tempo ficar em San Blás no Panamá

É possível contratar passeios para as ilhas de San Blás no Panamá saindo do continente e fazer o famoso “bate e volta”, sem precisar dormir por lá e só passar o dia curtindo as praias. Mas se você quiser, é possível sim passar uns dias por lá e a recomendação geral dos viajantes é que você fique entre 2 e 3 dias – mais que isso a falta de estrutura pode começar a te cansar.

Mas se você gostar de lugares mais rústicos, fique quantos dias sentir vontade neste destino paradisíaco!

Documentação

Para entrar em San Blás no Panamá será necessário passaporte com validade mínima de seis meses e não há necessidade de visto. Além disso, será necessário desembolsar uma taxa de 20 dólares por pessoa para entrar na região.

Moeda

Para San Blás no Panamá você deve levar o dólar americano e a dica aqui é levar notas pequenas, pois eles não costumam aceitar e nem trocar notas maiores. Outro detalhe essencial é que cartões de crédito não são aceitos lá e não existem caixas eletrônicos em nenhuma das ilhas.

Idioma

A língua oficial do país é o espanhol, mas em San Blás, a língua oficial é o Kuna, mas muitos Gunas também falam espanhol e alguns poucos falam inglês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.