Um dos lugares mais românticos do mundo, com incontáveis passeios e uma das melhores culinárias do mundo, a Itália é um dos destinos mais imperdíveis da Europa e do mundo (que responsabilidade, né?). E com tantas coisas para conhecer lá, vamos facilitar seu roteiro de viagem com dicas de lugares imperdíveis na Itália para visitar!

Aqui vale dicas desde passeios até cidades, porque às vezes mesmo que você visite determinada cidade, o roteiro é tão cheio e tem tanta coisa para fazer que o viajante acaba não visitando tal atração, por isso vamos dar dicas também de passeios específicos, mesmo que a cidade já tenha sido citada.

Bora conhecer pontos turísticos históricos, uma das sete maravilhas do mundo, cultura, gastronomia e paisagens incríveis? Então continue acompanhando nosso guia de  lugares imperdíveis na Itália para visitar!

Lugares imperdíveis na Itália para visitar

1. Roma

Foto: Pixabay

A gente sabe que dar essa dica é chover no molhado, afinal, Roma é uma das cidades mais famosas da Itália (inclusive pode ser até a mais popular), mas é impossível não citar a capital do país quando falamos sobre lugares imperdíveis na Itália para visitar.

A cidade é tudo isso que você já ouviu falar e mais. A comida é incrível e qualquer esquina parece saída de um filme de romance. Além disso, são muitos pontos turísticos incríveis.

Fontana de Trevi, Coliseu, Palatino, Panteão, Forúm Romano, Piazza di Spagna e a Galleria Borghese são apenas alguns dos melhores lugares da cidade. Com muita história a céu aberto, vale desbravar cada pedacinho de Roma enquanto toma um gelato.

Descubra aqui quanto custa viajar para Roma | Encontre passagem aérea para Roma | Pesquise hospedagem em Roma

2. Coliseu

Foto: Pxhere

Adiantamos um pouco no tópico acima, afinal, o Coliseu é um dos lugares imperdíveis na Itália para visitar que fica em Roma. Assim estamos reforçando que além de conhecer a capital, não fazer esse passeio é igual ir para Orlando e não ir para a Disney. Ou ir para a Disney e não ver o Mickey!

Também conhecido como Anfiteatro Flaviano, o Coliseu é um grandioso monumento histórico e arquitetônico e que dá para ser visto de vários pontos da cidade. 

Um dos maiores exemplos da arquitetura Romana, este ponto turístico faz parte da lista da Unesco dos Patrimônios da Humanidade e em 2007 foi eleito uma das Sete Maravilhas do Mundo Moderno.

Construído no século I (cerca de 70 D.C.), o local foi idealizado para entreter o povo, com espetáculos, jogos e o principal, luta de gladiadores. No século V, a cidade foi atingida por um terremoto que afetou a estrutura do local, mas ele foi reestruturado depois.

A construção é imensa e adentrar os corredores do Coliseu é surreal e sensacional, é quase como “respirar história”. Vale muito a pena fazer o passeio extra, vendido a parte e reservado meses antes, que permite a visita na parte inferior do Coliseu, onde ficavam os gladiadores aguardando as lutas.

3. Vaticano

Foto: Pixabay

Seja você católico ou não, conhecer o Vaticano é com certeza indispensável em nossa lista de  lugares imperdíveis na Itália para visitar. Mais um lugar que respira história, um dos atrativos é que este passeio fica a um pulinho de Roma, basta pegar um metrô e rapidinho você chega na cidade. 

O Vaticano é a sede da Igreja Católica Romana e a residência do Papa, além de possuir muitas atividades imperdíveis, ela está repleta de tesouros da arte e da arquitetura. Quem for visitar a cidade, pode conhecer o Museu do Vaticano, a Basílica de São Pedro (onde o mesmo está enterrado) e a Capela Sistina, onde Michelangelo pintou sua mais famosa obra.

4. Florença

Foto: Pixabay

A principal cidade da Toscana não podia ficar de fora dos lugares imperdíveis na Itália para visitar. Com construções imponentes, a cidade ainda tem uma das galerias de arte mais famosas da Itália, a Galleria degli Uffizi, com obras dos pintores Leonardo Da Vinci, Filippo Lippi, Caravaggio e a famosíssima obra “O nascimento de Vênus”, de Botticelli.

Além de tudo, a parte externa da galeria é maravilhosa, e vale tirar muitas fotos dos bustos que cercam o local.

Outro lugar super legal é a Ponte Vecchio, construída em arco medieval sobre o Rio Arno, famosa por ter uma quantidade enorme de lojas (principalmente de ouro). Por lá vale conhecer os comércios e comer cannolis e gelatos nas docerias que ficam atravessando a ponte. 

Descubra aqui quanto custa viajar para Florença | Encontre passagem aérea para Florença | Pesquise hospedagem em Florença

5. Veneza

Quem nunca quis dar uma volta nas gôndolas no rio em Veneza, que atire a primeira pedra! Veneza também é uma das cidades mais famosas e um dos lugares imperdíveis na Itália para visitar. Existe até uma “lenda” que diz que o passeio de gôndola é um dos passeios mais famosos do país e que é o local onde mais há pedidos de casamento.

Além deste passeio de barco, vale conhecer a Praça de São Marcos, a Basílica de mesmo nome e a ponte Rialto. São mais de 400 pontes que conectam a cidade!

Descubra aqui quanto custa viajar para Veneza | Encontre passagem aérea para Veneza | Pesquise hospedagem em Florença

6. Verona

Varanda de Julieta/Foto: Pixabay

Óbvio que um dos lugares imperdíveis na Itália para visitar seria a cidade que tem uma das histórias mais bonitas e trágicas de amor do mundo, entre a filha única dos Capuleto e o filho dos Montecchio: Romeu e Julieta.

Na cidade, o viajante pode conhecer a residência de Julieta e diz a lenda que quem encostar a mão no seio da estátua dela, terá sorte no amor. Por isso é normal ver centenas de fotos por dia nessa pose.

Em Verona também tem uma arena super famosa de shows, no estilo do Coliseu, só que funciona até hoje. 

A Piazza delle Erbe também é um ponto imperdível e que além de lindo, tem algumas das melhores comidas da cidade.

Descubra aqui quanto custa viajar para Verona | Encontre passagem aérea para Verona | Pesquise hospedagem em Verona

7. Pompéia

Foto: Pixabay

Embora com uma história triste e trágica, a cidade de Pompéia é um dos lugares imperdíveis na Itália para visitar. Para quem gosta de história e quer ver de perto o que aconteceu no lugar, a cidade parece que “parou no tempo”, com ruínas e estruturas petrificadas. 

O local foi vítima de uma catástrofe imensa em 79 D.C, quando o Vulcão Vesúvio entrou em erupção após 800 anos dormindo.

Em Pompéia, vale visitar a “Casa do Fauno”, uma das maiores casas de toda a cidade, ocupando quase  3 mil m². Seu nome vem da estátua de fauno encontrada ali durante as escavações. Também vale visitar o grande Anfiteatro da cidade, o Grande Teatro, o Fórum e mais.

Pesquise hospedagem em Pompéia

8. Torino

Mais conhecida como Turim pelos viajantes brasileiros, a cidade é a capital de Piedmont, no norte de Itália, e é conhecida pela sua arquitetura e gastronomia requintadas, assim entrando facilmente em nossa lista de lugares imperdíveis na Itália para visitar.

Uma das cidades mais charmosas do país, Turim tem paisagens apaixonantes desde a primeira vez que o visitante colocar os olhos nela. O lugar é tão incrível que por breve quatro anos foi capital da Itália! Além de perambular por aí e comer nos restaurantes incríveis, vale muito a pena visitar o Museo Egizio, museu mais antigo do mundo e que possui mais de 3 mil artigos arqueológicos.

Também vale a pena conhecer o prédio que é possível ver de qualquer lugar da cidade. A construção Mole Antonelliana foi originalmente construída pela Comunidade Judaica local para abrigar uma sinagoga, isso em 1863, mas foi abandonada devido aos altos custos. Eventualmente, a prefeitura local assumiu a construção e hoje o edifício oferece uma das melhores vistas de Turim.

Saiba onde se hospedar em Turim! | Que tal buscar passagens aéreas com destino final Turim, com curta conexão em outras cidades?

9. Genova

Uma das cidades que é referência em cultura e um dos centros comerciais mais importantes ao longo dos anos devido ao seu porto marítimo, Genova oferece além de tudo isso que falamos, paisagens incríveis e muitas coisas para se fazer, sendo um dos lugares imperdíveis na Itália para visitar.

Uma das atrações mais famosas de Genova é o seu centro histórico, conhecido como “Genova Antica” ou “La Superba”. É um labirinto de vielas estreitas, conhecidas como “caruggi”. Ao explorar as ruas, você encontrará palácios medievais, igrejas antigas, lojas tradicionais e uma atmosfera encantadora que remonta à história da cidade.

A Catedral de San Lorenzo é um dos marcos mais importantes de Genova. Com uma mistura de estilos arquitetônicos, incluindo gótico, românico e renascentista, a catedral é uma visita obrigatória. O Palazzo Ducale, antiga residência dos doges de Genova, é outro destaque arquitetônico e abriga exposições culturais e artísticas.

Para os amantes da culinária, a cidade é referência pelo seu molho Pesto. Massa e molho verdadeiramente italianos? É para comer sem pensar nas calorias!

Veja as 10 melhores hospedagens em Genova aqui! | Dá para chegar em Genova de avião, trem, ônibus, carro e até de barco. De avião, veja as melhores opções de voos aqui.

10. Cinque Terre

Foto: Pixabay

Aqui é uma opção para ficar de queixo caído desde o momento em que você ver as fotos pela primeira vez e definitivamente é um dos lugares imperdíveis na Itália para visitar. Cinque Terre é uma região na Itália que reúne cinco pequenas cidades, que são mais vilarejos, à beira-mar na acidentada costa da Riviera Italiana

Entre as encantadoras “aldeias”, estão Monterosso al Mare, Vernazza, Corniglia, Manarola e Riomaggiore. Juntas, formam um Patrimônio Mundial da UNESCO e são conhecidas por sua beleza natural, arquitetura colorida e paisagens deslumbrantes. Em toda a costa, o viajante vai ver as lindas casas coloridas que compõe o cenário ao lado do mar.

Daria para gastar muitos dias ou uma viagem toda dedicada à essa área, mas se você estiver com o roteiro mais apertado, uma das melhores maneiras de explorar as Cinque Terre é caminhando ao longo dos trilhos que conectam as aldeias. A trilha mais famosa é a “Sentiero Azzurro” (Trilha Azul), que serpenteia ao longo da costa e oferece vistas espetaculares. O trecho mais popular é entre Riomaggiore e Manarola, conhecido como Via dell’Amore (Caminho do Amor). No entanto, é importante verificar a disponibilidade das trilhas, pois às vezes podem ser fechadas devido a manutenção ou deslizamentos de terra.

Outra coisa muito popular para se fazer por lá são os passeios de barco! Aproveite e faça sua reserva antes mesmo de chegar à região.

Sobre hospedagem por lá, é possível optar por ficar em alguma das cinco vilas, sendo que a maioria das opções estão Riomaggiore e Vernazza.

11. Bolonha

Um dos lugares imperdíveis na Itália para visitar é onde o famosíssimo molho a bolonhesa foi criado! Então partiu conhecer a cidade de Bolonha! Além da óbvia gastronomia excelente e poder comer o original ragù alla bolognese, a cidade é conhecida por sua rica história, arquitetura medieval, pela Universidade de Bolonha (uma das mais famosas e antigas da Itália, fundada em 1088, é possível visitá-la livremente) e por ter um centro cultural vibrante.

Além disso tudo, vale visitar a Piazza Maggiore, as Torres de Bolonha, a Basílica de São Petrônio e a Fonte de Netuno!

Com ótimas opções bem localizadas, confira as melhores hospedagens em Bolonha!

12. Lago di Como

Foto: Pixabay

O lago di Como está na região da Lombardia, na Itália, e é o terceiro maior lago do país, com 146 km²! Este paraíso ao norte é considerado um dos lugares imperdíveis na Itália para visitar, além de ser uma das áreas mais românticas! Entre as cidades que o lago percorre estão Bellagio (uma das mais bonitas) e Varenna (uma pequena vila). Vale a pena escolher um hotel em Bellagio e explorar a região a pé ou de barco!

Além de fazer passeios de barco, atividades aquáticas, desbravar as vilas e curtir o lago, um ponto alto e que chega a ser uma curiosidade é a visita a Villa del Balbianello, do século XVIII, construída em um promontório com vista para o lago. A villa e seus jardins bem cuidados foram usados como cenário em vários filmes, incluindo “Star Wars” e “007: Casino Royale”. Os viajantes podem explorar os jardins e reconhecerem várias locações dos filmes.

O Lago de Como está a cerca de 50 km de Milão, por isso se seu objetivo é ficar nesta área do país, vale pegar um voo do Brasil até Milão e seguir viagem de trem!

13. Milão

Foto: Pixabay

Se você quer unir modernidade, moda e construções históricas, Milão é mais um dos lugares imperdíveis na Itália para visitar! A cidade é ponto de desembarque de muitos voos e não deve ficar só assim, o viajante deve dedicar pelo menos dois dias inteiros para conhecer a cidade!

Por lá, a primeira e principal parada deve ser o Duomo di Milano, uma das mais belas catedrais do país no estilo gótico. Possui várias maravilhas medievais no interior e no telhado, não deixe de entrar nela!

Se você quer se sentir luxuoso e rico por alguns instantes, entre na Galleria Vittorio Emanuelle II, que fica ao lado do Duomo! Esta galeria reúne várias lojas chiquérrimas, distante da realidade da maioria de nós meros mortais. Lá inclusive fica a primeira loja da marca Prada.

Opções para todos os gostos e bolsos o viajante encontra ao pesquisar as hospedagens em Milão. As melhores, confira aqui | Passagem aéreas em voos diretos do Brasil x Milão com valores a partir de R$ 2.700 você confere aqui!

14. Pisa

Foto: Pixabay

Atire a primeira pedra quem nunca viu algum amigo no Orkut, Facebook, Instagram e demais redes fazendo a famosa foto “segurando” a torre de Pisa! Com muitas atividades e atrações culturais, a cidade de Pisa fica na região da Toscana e é um dos lugares imperdíveis na Itália para visitar!

Em Pisa, a primeira parada do viajante deve ser na Praça do Duomo, conhecida como a Praça dos Milagres, construída entre os séculos XI e XIII, e que reúne quatro monumentos de grande importância, que são reconhecidos como Patrimônio da Humanidade, pela UNESCO. É na Praça do Duomo que a famosa Torre inclinada fica.

A Torre tem cinquenta e seis metros e é composta por oito andares. Para subir na torre existem três lances de escadas em espiral, com 296 degraus, para quem quiser encarar uma bela de uma subida e depois descida.

Uma curiosidade sobre a torre é que, obviamente, não foi construída torta e foi ficando inclinada devido ao solo pantanoso e instável onde a torre foi construída. A massa de mais de 14 mil toneladas da torre forçou o terreno frágil, o que resultou na inclinação da torre. Ou seja, os materiais eram pouco firmes para sustentar uma torre desse tamanho, que foi projetada para ser uma torre de sino.

Pisa tem excelentes acomodações e você pode conferir a maioria delas aqui!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.