Se existe um lugar que pode te acolher e te dar colo, esse lugar se chama Sesc São Paulo. Com mais de 44 unidades espalhadas no estado, a entidade conta com uma rica programação cultural, espaços confortáveis, bem localizados e com opções para se divertir pagando pouco ou nada. O Quanto Custa Viajar selecionou oito opções legais para você conhecer!
Fundado em 1946, o Serviço Social do Comércio é mantido por empresários do comércio de bens, turismo e serviços. Os Sesc são centros destinados à cultura, ao esporte, à saúde e à alimentação, ao desenvolvimento infantojuvenil, à terceira idade, ao turismo social e a demais áreas de atuação.
Funciona como um clube, de preços modestos, tanto para sócios quanto para o público em geral. Tem como base um projeto educacional, ambiental e cultural bem alinhado, seguindo diretrizes da Carta da Paz Social.
Todas as unidades possuem acessibilidade, comedoria e uma programação própria, que muda mensalmente. Os sócios, é claro, possuem acesso a uma quantidade maior de benefícios, mas o público em geral também pode desfrutar de alguns espaços, curtir diversas apresentações e participar de oficinas e aulas abertas.
O Sesc é um tipo de serviço que funciona bem há décadas, se tornando uma peça fundamental na vida cotidiana dos paulistanos. É difícil conhecer alguém que nunca tenha tido contato com as unidades, mas sempre há novidades para ver e rever dentro das áreas da instituição. Vamos?
Confira algumas unidades do Sesc São Paulo
- Sesc Paulista
Avenida Paulista, 119, Bela Vista
Funcionamento: terça a sexta, 10h às 21h30 | Sábados, domingos e feriados, 10h às 18h30
Este talvez seja, atualmente, o Sesc mais badalado da cidade. Localizada próximo à estação Brigadeiro do metrô, a unidade ficou pronta em 2018, depois de anos de expectativa do público que passava pela Av. Paulista.
O edifício de 17 andares conta com espaços amplos, varandas, uma aconchegante biblioteca e comedoria. Mas a menina dos olhos é o mirante, tão disputado que precisa ser agendado. Dali se tem uma belíssima vista para diversos edifícios da cidade.
- Sesc Itaquera
Avenida Fernando Espírito Santo Alves de Mattos, 1000
Funcionamento: quarta a domingo, e feriados, das 09h00 as 17h00.
O Sesc Itaquera apresenta um conjunto de espaços e instalações destinados ao bem-estar, lazer, esportes, convívio e desenvolvimento cultural e social. Além da já conhecida comedoria/restaurante e cafeteria, o Sesc Itaquera possui um Parque Aquático, que por enquanto está fechado para manutenção, o Parque Lúdico que é dividido em Orquestra Mágica, que é um espaço musical com brinquedos em forma de instrumentos musicais, e Bicho da Matas, um espaço criado para uma eco-aventura nas trilhas da mata.
Ao ar livre, o Sesc ainda conta com quadras vôlei de areia, quadras poliesportivas, campos de futebol soçaite, quadras de tênis e paredão para treinos.
Na área de exercícios, tem o Ginásio de Esportes que é dividido em 4 espaços, para modalidades de esportes diferentes, além de salas para ginástica multifuncional e culturais, como: exposições, espetáculos, oficinas e palestras.
- Sesc 24 de Maio
Rua 24 de Maio, 109, Centro
Funcionamento: Terça a sábado, 9h às 21h; Domingos e feriados, 9h às 18h
Localizado na região central da cidade, o Sesc 24 de Maio foi projetado pelo renomado arquiteto Paulo Mendes da Rocha. Para a alegria dos paulistanos, o edifício conta com diversos espaços interessantes como a cafeteria do 11° andar, em um amplo espaço com vista para os arredores e espelho d’água onde crianças e adultos podem interagir.
A piscina no topo do prédio é um dos espaços mais disputados em dias quentes, assim como o restaurante, sempre com fila. A unidade costuma ter exposições bacanas e um bom espaço de brincar. Oferece ainda serviço de transporte gratuito até estações de metrô e adjacências.
- Sesc Pompéia
Rua Clélia, 93, Pompeia
Funcionamento: de terça a sábado, das 10h às 22h | Domingos e feriados, das 10h às 19h
Conhecida como a Cidadela da Liberdade, a unidade é uma antiga edificação industrial paulista que ganhou novas formas de utilização e significados pelas mãos da arquiteta ítalo-brasileira Lina Bo Bardi. O projeto teve como premissa recuperar e manter a fábrica, intervindo nela com uma perspectiva contemporânea. “Cidadela” foi o termo usado por Lina para designar o conjunto, “liberdade” é o sentimento comum do rico e variado público que frequenta a nova/velha fábrica.
O Conjunto Esportivo tem três ginásios com cinco quadras, e ginástica multifuncional. As Oficinas de Criatividade são compostas pelos espaços: Ateliê de Gravura, Cerâmica, Arte Têxtil, Técnicas Mistas, Fotografia, Marcenaria, Artemídia, e um Mini-auditório voltado para projetos em Teoria e História da Arte. O teatro e o mobiliário também foram projetados por Lina Bo Bardi.
A área do Sesc Pompéia é enorme, e conta com serviços odontológicos, biblioteca e espaço leitura, que também é disponibilizado para uso de jogos de tabuleiro como xadrez e damas, piscina, Programa Curumim para crianças de 7 a 12 anos, Programa Juventudes Alta Voltagem para adolescentes de 13 a 17 anos, Espaço Brincar para crianças até 6 anos, Espaço Cênico.
Além da comedoria restaurante, bar café, o Sesc possui um cardápio noturno para o público que frequenta o espaço mais tarde em dias de show e espetáculos.
- Sesc Ipiranga
Rua Bom Pastor, 822, Ipiranga
Funcionamento: Terça a sexta, das 7h às 21h45. Sábados, das 10h às 21h45| Domingos e feriados, das 10h às 18h45
Desde sua inauguração em 1992, o Sesc Ipiranga, consolidou-se como importante espaço educativo, de cultura, esporte, lazer para idosos, crianças e adultos.
A unidade, que está ao lado do Parque da Independência, acaba recebendo visitas de algumas espécies da fauna local, e você pode observar o vai e vem delas, enquanto aproveita o espaço do Quintal (a área ao ar livre da unidade está passando por melhorias de paisagismo e acesso, reorganização de espaços, áreas novas e manutenção geral), que também é palco para musicais, teatros, oficinas e atividades para todas as idades. Ainda no quintal, tem o Deck, que foi criado para que as pessoas possam tomar um banho de sol e relaxar.
Além das áreas externas, o Sesc Ipiranga conta ainda com, a comedoria/cafeteria, espaço de de tecnologias e artes, auditório, teatro, área de convivência (com muitos livros, jornais e revistas para passar o tempo por lá), ginásio coberto e salas para ginástica multifuncional.
A piscina coberta pode ser usada somente para pessoas com credencial plena válida e exame dermatológico (que são feitos periodicamente pelo Sesc).
- Sesc Bom Retiro
Alameda Nothmann, 185, Bom Retiro
Funcionamento: Terça a sexta, 9h às 20h. Sábado, 10h às 20h | Domingo, 10h às 18h.
Inaugurada em 2011, essa unidade conta com um dos teatros mais bonitos entre os espaços do Sesc. É oferecido transporte gratuito partindo da estação da Luz em dias de espetáculos. Outra área interessante é a ampla biblioteca, recheada de 6.500 títulos diversos e aberta ao público. O público infantil, desde bebê, pode aproveitar o espaço de brincar e as atividades propostas pelo programa Curumim, que atende a crianças de 07 a 12 anos.
- Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141, Vila Mariana
Funcionamento: Terça a sexta: 7h às 21h30. Sábado: 10h às 20h30. Domingo e feriado: 10h às 18h.
Criado na década de 90, o Sesc Vila Mariana é um dos poucos centros de cultura e lazer do bairro, que tem uma vida noturna interessante. Entre os destaques da unidade está o móbile de grande dimensão, “Vórtice”, do artista Chico Niedzielski, um dos pontos “instagramáveis” do Atrium. Conta ainda com comedoria, biblioteca, academia, teatro, piscina e um solarium na cobertura da torre, onde os paulistanos sem praia se reúnem para tomar sol.
- Sesc Pinheiros
Rua Paes Leme, 195, Pinheiros
Funcionamento: Terça a sexta — 7h às 22h |Sábados — 10h às 21h | Domingos e Feriados — 10h às 18h
Em 2004 foi inaugurado o Sesc Pinheiros. O prédio com 7 andares e ainda andares no subsolo, conta com a clássica e famosa comedoria — restaurante e café, tem também uma clínica de odontologia, cursos físico-esportivos que engloba: programa de esportes, ginástica multifuncional e atividades aquáticas, para o público a partir de 3 anos de idade até 60 (+) e um programa de educação não formal, permanente, para crianças de 7 a 12 anos, chamado “Programa Curumim”, que visa o desenvolvimento integral da criança por meio da realização de atividades educativas, culturais e de lazer.
E para completar a área cultural, instalado dentro do Sesc, está o Teatro Paulo Autran com capacidade para 1.010 lugares.
*Post com colaboração de Paula Alvarez
Encontre passagem aérea barata para São Paulo e reserve sua hospedagem