O Parque Estadual Vassununga, localizado na cidade de Santa Rita do Passa Quatro/SP, guarda a árvore mais antiga do país, conhecida como o Patriarca.
Essa beleza natural é um jequitibá-rosa, que tem 42 metros de altura e mais de 3 mil anos de existência. Para abraçar o seu diâmetro de mais de 4 metros, é preciso de cerca de 13 pessoas. Já pensou?
O Patriarca: a árvore mais antiga do Brasil
A árvore mais antiga do Brasil, o Patriarca, guarda uma longa história. Há quem diga que suas raízes chegam a uma profundidade de 18 metros. Segundo a prefeitura da cidade, o jequitibá-rosa poderia construir em torno de 15000 cadeiras. Haja madeira!
O Patriarca tem esse nome devido à sua idade e resistência. Foram anos de luta contra diversos fatores naturais. Desde os humanos, com suas motosserras, até os biológicos, como a ação de pragas e outros agentes, como vírus e bactérias – além de raios e incêndios.
Para cuidar da árvore mais antiga do país e evitar a lixiviação do solo (que leva embora a matéria orgânica) foi necessária uma grande quantidade de terra nas raízes, levada até o Parque Estadual de Vassununga através de caminhões.
Quem visita o local, se surpreende e se emociona. A conexão com a natureza chega até o estágio espiritual, inspirando muitas pessoas.
Parque Estadual Vassununga
A natureza histórica do parque
Nem sempre a região do Parque Estadual Vassununga foi um parque propriamente dito. Essa declaração veio apenas em 1970. Antes disso, o território da unidade era propriedade da Usina Açucareira de Vassununga.
A paisagem é bela, e possui diversos relevos: colinas, escarpas e planícies fluviais, todas cobertas por uma rica floresta, onde predominam os enormes jequitibás-rosa.
Aqui, um fato curioso: devido às altas copas dessas árvores, o apelido “Terra de Gigantes” acabou fazendo sentido, e muitos conhecem a área dessa forma.
Os mais estudiosos devem reconhecer a vegetação o bioma Mata Atlântica, mas a região também é composta pelo Cerrado. A maior área do parque é, inclusive, formada por esse bioma, principalmente na parte do “Pé-de-Gigante”, uma enorme depressão, que vista do alto, lembra a pegada de um gigante.
Na região do parque, são encontrados diversos mamíferos, como lobos-guará, onças-pardas, pacas e iraras. As aves, que inclusive são um atrativo para a observação de muitos visitantes, são várias: soldadinho, rendeira, tangarás, almas-de-gato, tucanuçus, sabiás e canários.
E as árvores? Bem, além dos famosos e altíssimos jequitibás, você também poderá encontrar palmito-juçara, cedro-rosa e cedro-do-brejo.
Como aproveitar o parque (além de visitar a maior árvore do país)
Trilhas
Se você é fã de aventuras na natureza, o Parque Estadual Vassununga é o lugar ideal para descobrir novas rotas. Lá, existem diversas trilhas que podem ser feitas com monitores ambientais. São elas:
- Trilha dos Jequitibás
- Trilha do Trilho do Trem
- Trilha do Mirante
- Trilha do Pedregulho
Ciclorrotas
Quem gosta de ser radical sobre duas rodas, o parque também tem espaço para isso. Lá, você vai encontrar diferentes ciclorrotas, com níveis distintos de dificuldade. Basta encher o pneu da bike e se preparar para a aventura.
Mirante e rio
No parque, você vai se deparar com um mirante especial, onde poderá tirar fotos e guardar a visita a esse espaço super natural. Lá, também vai poder contemplar um belo rio e os pássaros que ficar voando no entorno. Uma paisagem bastante bucólica, romântica e que revela a conexão que podemos sempre ter com a natureza.
Infraestrutura
O parque conta com uma infraestrutura relevante para quem vai passar o dia. Alguns dos pontos de apoio, por exemplo, são:
- Estacionamento
- Área para lanche
- Centro de Visitantes
- Sanitários
- Área para descanso
Se você é pesquisador, existe também uma hospedagem próxima ao local, que serve como apoio para facilitar a estadia.
Como chegar
O Parque Estadual Vassununga fica na cidade de Santa Rita do Passa Quatro, a 244 km da capital de São Paulo.
O melhor trajeto para chegar até lá, saindo da capital, é de carro, saindo pela Rodovia dos Bandeirantes (SP-348), e depois seguindo pela SP-050.
Conheça 10 lugares em São Paulo ao ar livre para se divertir sem gastar nada
Quando ir (necessário marcar online):
O Parque Estadual Vassununga fica aberto de segunda a domingo, das 8h às 16h. A entrada é gratuita, mas precisa de agendamento, que pode ser feito través desse link aqui.
Ah, é importante lembrar que, por ser um parque bastante natural, a acessibilidade não é tão boa, principalmente para pessoas com limitações físicas ou crianças pequenas. Outro ponto é que não são permitidos animais domésticos.
Pensando em viajar para São Paulo?
✈️ Pesquise aqui sua passagem aérea
🏨 Encontre uma hospedagem de acordo com o seu bolso!