Quem visita Porto Alegre e gosta de arte e cultura, já tem um novo espaço preferido: o Vila Flores.
Localizado no bairro de Floresta, que já foi considerado um dos mais alemães da cidade, o Vila Flores é um complexo arquitetônico formado por 3 edifícios. Entre eles, fica um pátio espaçoso, onde hoje são realizadas diversas exposições, feiras e outras programações culturais.
Como surgiu o Vila Flores
Um dos principais motivos para a permanência do espaço da forma como ele foi construído na década de 1920 é a memória histórica do local.
Os moradores do bairro de Floresta sempre se preocuparam com a sua manutenção. Mas foi em 2012 que eles se organizaram com o primeiro mutirão para decidir o que seria feito para aproveitar o espaço.
Em 2014, foi formalizada a Associação Cultural Vila Flores (ACVF), que até hoje organiza o espaço e todas as atrações que nele acontecem. São 4 pilares básicos que norteiam a ACVF:
- Arte e cultura
- Educação
- Empreendedorismo
- Arquitetura e urbanismo
A partir desses pilares, são desenvolvidos diversos eventos e movimentos para dar vida ao local.
Garanta aqui a sua passagem para Porto Alegre e visite esse espaço encantador!
Empreendedorismo como caminho para preservação
O espaço cultural Vila Flores é mantido através de iniciativas altamente empreendedoras. Hoje, ele funciona como casa e escritório de mais de 100 empreendedores compartilhando os diferentes ambientes do local.
Todos compartilhando a mesma ideia de um mundo mais colaborativo e sustentável.
Ocupar, trabalhar, viver e conviver. Essa é a base da comunidade empreendedora que garante a vida movimentada no Vila Flores.
E aí? Se encantou e já quer se mudar pra Porto Alegre, para trabalhar junto com esse pessoal?
O que fazer no Vila Flores
Além de se encantar com o empreendedorismo e a colaboração do local, o que mais você pode fazer nesse espaço encantador? Bem, aqui separamos algumas dicas interessantes que vão valer a pena!
Galpão do Zé
Cavalariça, fábrica de ladrilhos hidráulicos, fábrica de cinzeiros, serralheria, oficina mecânica e marcenaria. O Galpão do Zé foi, e continua sendo um espaço multiuso. Mas agora, abriga exposições, apresentações, feiras, espetáculos, encontros e seminários.
Miolo
No Miolo, literalmente no meio do Vila Flores, você vai encontrar cursos, oficinas, palestras, e encontros sobre os diversos assuntos. O objetivo principal é sempre gerar a troca de saberes e experiências.
Pátio
O Pátio Central é o coração do complexo. São mais de 425m² e, por isso, o lugar é perfeito para eventos com grande número de pessoas. É lá que acontecem as principais feiras e apresentações, quando existe a programação cultural específica. Mas nos dias comuns, é aberto ao público para tomar um chimarrão, ler um livro e aproveitar o espaço sem preocupações.
Co.fé – Café Coletivo do Vila Flores
Café, afeto e coletivo. Aqui, o “coletivo” tem tanto um sentido de estar junto, quanto de revolução. É no Co.fé que as ideias são alimentadas por deliciosos lanches e um café de dar água na boca.
Serve tanto para todos os tipos de pessoas: quem vai para trabalhar, ler ou fazer pequenas reuniões.
Todo o Vila Flores é poético, cheio de arte, cultura e gente interessante. Vale a visita de uma tarde ou, quem sabe, dois dias. Você que decide!