“Um lugar construído apenas de simplicidades, cores inspiradoras, paredes caiadas e espaços encantados”. É assim que o restaurante Quinta do Sino se define. Passando pela portinha vermelha do restaurante português em São Paulo, dá pra constatar que é tudo verdade. 

Pode ser que você já tenha visto a proprietária e chefe da cozinha Manuela Faria. Em 2017 ela venceu o reality “Fecha a Conta Português”, quadro exibido no programa matinal Mais Você.

Porém, já fazem 20 anos que a família de origem portuguesa transformou parte da chácara onde viviam em restaurante, localizado no bairro Aldeia da Serra — Barueri, dentro da região metropolitana de São Paulo.

Foto: divulgação/The Fork

 A charmosa fachada numa esquina não passa despercebida. O ambiente intimista não poderia ser mais agradável, rodeado de árvores, com piso de pedra, espaços abertos e mobiliário de madeira maciça. A inspiração óbvia são as quintas, como são chamadas as propriedades rurais lusitanas habitadas, geralmente atreladas aos vinhedos. 

Apesar de estar a duas décadas em atividade e ter um toque gourmet, o lugar é low profile, se mantendo ainda longe dos holofotes. “Nosso restaurante começou por acaso, tínhamos uma loja de móveis e resolvemos trazê-la para o sítio. Enquanto construíamos nossos amigos começaram a dizer que devíamos fazer um restaurante, já que cozinhávamos bem e sempre reuníamos os amigos à volta da cozinha, na casa de praia”, descreve a chef. 

Entre idas e vindas de Portugal, a família voltou e se instalou de vez no antigo espaço, se dedicando àquilo que coube na mala: as receitas gastronômicas da terrinha, a começar pelo clássico bolinho de bacalhau (R$ 58 a porção com 10 unidades). 

Manuela prepara o peixe em três versões, sendo o Quinta do Sino (R$ 108) a principal, até por levar o nome da casa. As postas vêm acompanhadas de batatas ao murro, brócolis, azeite e alho frito.

Foto: divulgação

Há outras opções de carne no menu, como o badejo ao molho de pimentão agridoce ou ao molho de espinafre; o salmão com alcaparras e amêndoas; lula ao molho curry; e o pernil em vinha d’alho com batatas em cubos. 

Há pratos sem proteína animal, dedicados aos vegetarianos: lasanha de berinjela com ricota e quibe de grão de bico assado com brócolis. Já os veganos podem recorrer ao quibe feito com queijo caseiro de girassol, brócolis, grão de bico e creme de leite vegan.

As autêntica doçaria portuguesa aparece no pastel de nata, na torta 
Toucinho do Céu (feita com gemas e amêndoas), servida quente com sorvete de creme, e Molotof, o pudim de claras. 

Para provar essas delícias e curtir um dia tranquilo na bucólica Aldeia da Serra, convém fazer reserva, especialmente aos domingos. O contato é pelos telefones (11) 97449-2686/99820-7168.

O restaurante português Quinta do Sino fica na Rua Belo Vale, 11 – Aldeia da Serra/SP. A distância para a região central da cidade é de 40 minutos. Funcionamento apenas aos sábados, domingos, feriados e emendas de feriados, das 12h às 17h.

Foto: divulgação
Foto: divulgação
Foto: divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.