Se os livros são seus companheiros de viagem e aventuras, então anota aí mais um destino para conhecer: a Escaramuza Libros. O café, espaço cultural e livraria em Montevidéu é um dos pontos de encontro mais charmosos da cidade, atraindo leitores despertos de todo o mundo.
Um elegante e antigo casarão de 1903, localizado em Pablo de María y Charrúa, uma das ruas mais pitorescas e tranquilas do bairro Cordón, abriga o comércio literário de variados propósitos desde 2016. Boa parte da arquitetura original foi mantida, como um belo vitral decorado no teto, as janelas e portas enormes, o pé direito bem alto e os pisos de azulejo hidráulico.
As prateleiras reúnem livros nacionais e estrangeiros de gêneros variados, como filosofia, poesia, arte, gastronomia, viagem, graphic novels e histórias em quadrinhos. A literatura infanto-juvenil não foi esquecida, tendo até mesmo uma sala destinada aos pequeños grandes pensadores que ali se debruçam sobre as histórias e participam de atividades.
Mais do que vender títulos a livraria em Montevidéu se propõe a ser um ponto de encontro, com programação de cursos, exposições, lançamentos de livros, debates, contação de histórias e apresentações musicais.
A área do café tem entrada de luz natural por uma claraboia, que deixa o ambiente ainda mais charmoso. Uma porta de vidro bem bonita dá acesso às mesas externas, que ficam num agradável pátio, cheio de plantas.
Mas o mais importante é que a arte da cozinha também é celebrada e muito bem servida, afinal, a cafeteria é comandada pelos mesmos chefs Alejandro Morales e Florencia Courreges, do La Huella (no litoral de José Ignacio), que já foi premiado como o melhor restaurante uruguaio e figura entre os mais prestigiados da América do Sul.
Com um time afiado e um lugar desses, não precisa de muito esforço para ser bom, né. Existe uma preocupação em manter ingredientes frescos, orgânicos e sazonais, adquiridos de pequenos produtores da região. O restaurante da Escaramuza também produz a própria gengibirra (cerveja de gengibre) e a kombucha, bebida probiótica fermentada.
O menu tem opções que vão do café da manhã ao jantar, sempre com sugestões de pratos e de livro para degustar anotados numa lousa. Saladas, tortas, sanduíches, sopas, grelhados e as milanesas acompanhadas de batatas fritas, um clássico uruguaio, estão entre as ofertas. Apesar da apresentação mais gourmet, a comida é simples, mas bem preparada.
As sobremesas são muito bem faladas, como o vulcão de doce de leite, semelhante ao petit gateau, no qual um bolinho super recheado é servido ao lado do sorvete de banana.
O valor médio de uma refeição para duas pessoas é de 700 pesos, com direito a um ou dois pratos cada e sobremesa. Um pequeno empório vende vinhos, pães rústicos, bolos e doces artesanais para levar pra casa.
A casa não faz reservas e pode ter uma pequena fila de espera, mas nada que um bom livro não resolva na hora de se distrair.
Vai lá!
Escaramuza Libros y Café
Rua Doctor Pablo de María, 1185 – esquina com a Charrúa – Montevidéu
Funcionamento: segunda a sábado, das 9h às 21h.