A Austrália se destaca pelo estilo de vida litorâneo, marcado pelo surf, e ao mesmo tempo pelas cidades cosmopolitas, oferecendo muitas opções incríveis de lugares para visitar na Austrália.

O país, assim como o Brasil, é muito dinâmico no que diz respeito a passeios, pois tem em seu território os mais variados tipos de lugares, o que a torna democrática para os turistas.

Cercada por belezas naturais, não é difícil encontrar lugares tão bonitos que chegam parecer de mentira. Entre desertos, cânions, praias paradisíacas, alpes nevados, montanhas, florestas tropicais e recifes, não tem como não encontrar o passeio ideal. Selecionamos lugares para visitar na Austrália, confira:

Antes de tudo, pesquise sua passagem aérea para a Austrália aqui! 

Lugares para visitar na Austrália

1. Tasmânia

Marcada por uma beleza antiga e selvagem, a Tasmânia é uma das primeiras e principais dicas de lugares para visitar na Austrália, com 17 parques nacionais para serem explorados, sendo alguns deles considerados Patrimônio Mundial pela UNESCO. Que tal pegar a trilha de Overland no Parque de Cradle Mountain ao Lago St Clair e desbravar os rios indomáveis da costa oeste?

lugares para visitar na Austrália
Foto: Divulgação

Como chegar nesta ilha: localizada ao sul da Austrália continental, o viajante tem duas opções principais para chegar ali: de avião ou balsa.

A maneira mais rápida e comum de chegar à Tasmânia é de avião, com a possibilidade de pousar no Aeroporto de Hobart (capital da Tasmânia e o maior) e o Aeroporto de Launceston (norte da ilha). Para quem preferir ir de avião, tem saídas de Melbourne (voo é o mais curto, com uma duração de cerca de 1h15min), de Sydney (voos duram cerca de 1h45min) ou de Brisbane: (aproximadamente 2h30min de voo). Companhias aéreas como Qantas, Jetstar e Virgin Australia operam voos regulares para a Tasmânia e você pode orçar as passagens aqui.

Se você tem menos pressa e prefere uma experiência mais tranquila ou deseja levar um veículo para explorar a ilha, pode optar pela balsa chamada Spirit of Tasmania, que opera entre Melbourne (no estado de Victoria) e Devonport (norte da Tasmânia). A travessia dura em média 10 horas e pode ser feita tanto durante o dia quanto à noite.

Confira aqui diversos passeios que você pode fazer na região da Tasmânia.

Hospedagem na Tasmânia: em Hobbart, o viajante pode conferir diversas hospedagens bem avaliadas – e é nessa região que ficam a maioria dos hotéis -, como o Moss Hotel, o Wrest Point e para quem prefere hotéis de franquias, o Ibis Styles Hobart. Para quem preferir ficar em Launceston, existem boas opções também bem avaliadas, como o Hotel Grand Chancellor Launceston, o Areca Launceston e o The Dragonfly Inn.

2. Parque Marinho Ningaloo

Seguindo na lista de incríveis lugares para visitar na Austrália, o Parque Marinho Ningaloo é lar de 250 espécies de corais e mais de 500 espécies de peixes, sendo um dos maiores recifes do mundo e Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Ao longo de 250 quilômetros, o parque está a apenas 100 metros da costa, permitindo que os turistas não fiquem tão longe das cidades próximas.

lugares para visitar na Austrália
Foto: Wikimedia Commons

Como chegar ao Parque Ningaloo: localizado na costa noroeste da Austrália, para chegar a essa região, o principal ponto de acesso é a cidade de Exmouth, próxima ao parque.

A maneira mais rápida é voar até o Aeroporto de Learmonth (também conhecido como Exmouth Airport), que fica a cerca de 36 km de Exmouth. Para facilitar, ainda existem voos diretos a partir de Perth, com duração de aproximadamente 2 horas. O viajante pode buscar voos as cias aéreas QantasLink e Virgin Australia.

Também é possível chegar de carro, dirigindo de Perth até Exmouth, mas essa é uma viagem longa, com distância de cerca de 1.250 km, o que leva entre 12 e 14 horas de viagem. O trajeto oferece a oportunidade de explorar outros pontos turísticos ao longo da costa, como Kalbarri e Shark Bay.

Por último, também dá para chegar lá de ônibus, empresas como a Integrity Coach Lines fazem o caminho, mas a viagem dura cerca de 20 horas.

Confira esse passeio para nadar com baleias na região!

Hospedagem na região: por ser a cidade base, em Exmouth você encontrará a maioria das hospedagens – mas não são muitas, então não deixe para reservar de última hora. Por lá, vale conferir as avaliações e valores do Ningaloo Lodge Exmouth e do Mantarays Ningaloo Beach Resort para quem quiser algo mais requintado.

3. Ilhas Whitsundays

Formado há milhões de anos, o grupo de 74 ilhas conta com praias isoladas de areia branca, cercadas de palmeiras e águas cristalinas. Um verdadeiro paraíso tropical rodeado pela Grande Barreira de Corais!

Foto: Russell Charters

Como chegar nas ilhas:

A maneira mais rápida de chegar às Ilhas Whitsundays é voando para um dos dois principais aeroportos da região, o Aeroporto da Ilha Hamilton (HTI) que tem voos diretos saindo de Sydney, Brisbane e Melbourne com companhias como Qantas, Virgin Australia e Jetstar. A partir do aeroporto, você pode pegar um transfer até seu resort ou hotel na Ilha Hamilton.

Também é possível pegar voos até o Aeroporto de Proserpine (PPP) (também chamado de Whitsunday Coast Airport), que fica próximo à cidade de Airlie Beach, que é o principal ponto de partida para os passeios de barco pelas Whitsundays. Há voos diretos de Brisbane, Sydney e Melbourne. Do aeroporto, um serviço de transfer ou táxi pode levá-lo até Airlie Beach, que fica a cerca de 30 minutos.

Quem preferir fazer uma road trip pela Austrália, pode dirigir até Airlie Beach, que fica a cerca de 1100 km ao norte de Brisbane (cerca de 12 horas de carro). De lá, você pode pegar um barco ou ferry para as Ilhas Whitsundays.

A partir de Airlie Beach, você pode pegar uma balsa para as Ilhas Whitsundays, como para a Ilha Hamilton ou Ilha Daydream. As balsas são rápidas e as viagens duram no máximo 1 hora.

Aqui você encontra passeios que pode fazer na região.

Hospedagem nas Ilhas: para quem quiser ficar na Ilha Daydream, tem apenas um resort na ilha, o Daydream Island Resort, já que a maioria dos hotéis fica em Airlie Beach. Em Airlie Beach, confira o Airlie Beach Magnums e o Airlie Beach Hotel.

4. Uluru

Considerada Patrimônio da Humanidade, este é um dos símbolos da Austrália, rica em cultura indígena e paisagens desérticas. Os passeios são guiados por um aborígine, abordando tradições e histórias de um povo que ainda vive e mantem o local. O visual pode ser apreciado também de cima, via helicóptero ou balão de ar quente.

Foto: Wikimedia Commons

Como chegar em Uluru: também conhecido como Ayers Rock, o local é um dos marcos mais icônicos da Austrália, localizado no coração do país, no Parque Nacional Uluru-Kata Tjuta.

Para quem quer praticidade e agilidade, a forma mais fácil e prática para chegar lá é de avião pousando no Aeroporto de Ayers Rock (AYQ), que fica a cerca de 30 minutos de Uluru. Das principais cidades Australianas é um voo de 3 horas até o aeroporto. Agora, se você estiver viajando pelo interior da Austrália, há voos de cerca de 1 hora partindo de Alice Springs.

Se você for encarar a viagem de carro, saindo de Alice Springs a viagem dura 5 horas e passa pela famosa Lasseter Highway. Também dá para ir de ônibus saindo de Alice Springs, mas as viagens são mais longas.

Muitos viajantes acabam preferindo fazer a visita com guia e empresas de turismo que oferecem pacotes que incluem transporte e podem incluir voos, transporte terrestre e atividades guiadas no parque.  Vale conferir se pegar estrada ou ir por conta não for tão fácil para você. Confira aqui os passeios pela região.

Hospedagem próxima a Uluru: como é de se esperar não é um local que possui hospedagens ao redor e os mais próximos tem diárias consideravelmente altas, devido às poucas opções e ao local. Para quem quer viver uma experiência nos Outbacks da Austrália, vale conferir o Desert Gardens Hotel ou o Outback Lodge, com precinho bem mais atrativo.

5. Parque Nacional de Karijini

Com abismos impressionantes, túneis em rocha de mármore, piscinas de pedra e cachoeiras fantásticas, o parque em Pilbara é outra dica de lugares para visitar na Austrália e é uma área que vem sendo moldada pela natureza ao longo de dois bilhões de anos.

Foto: Wikipedia
Como chegar no Parque Nacional de Karijini: a forma mais comum de chegar ao Parque Nacional é combinar um voo com um trecho de carro. Para começar, você precisa buscar um voo para o Aeroporto de Paraburdoo (PBO), o mais próximo ao parque, ou para o Aeroporto de Newman (ZNE), que fica a cerca de 200 km de Karijini ou até o Aeroporto de Karratha (KTA), o mais distante, que Fica a cerca de 300 km de Karijini. Depois de chegar em qualquer um desses aeroportos, o viajante pode alugar um carro e seguir viagem até Karijini.
Hospedagem próxima ao parque Nacional: para os mais corajosos e aventureiros, há opções para acampar no meio do sertão ou até mesmo se hospedar num luxuoso refúgio ecológico, como o Karijini Eco Retreat.

6. Alpes Australianos

Nem só de praias vive o país. Ao sudoeste, encontram-se montanhas nevadas e o Kosciuszko, o maior pico da região. Trilhas, caminhadas e pedaladas são algumas das atividades a serem feitas neste recanto cercado pela neve.

Foto: Wikimedia Commons

Como chegar em Kosciuszko: para chegar no ponto mais alto da Austrália, o viajante precisará combinar um voo e um trecho de carro até o Parque Nacional. Então o primeiro passo é buscar voos até o Aeroporto de Canberra (CBR), o maior aeroporto da região, ou para o Aeroporto de Cooma (OOM), o mais próximo, ou descer no Aeroporto de Sydney (SYD) e ir de carro até o parque em uma viagem de cerca de 6 horas o trecho, o que pode ser uma boa escolha se você estiver planejando incluir Sydney em seu roteiro. Independente do aeroporto de sua escolha, você deverá seguir a viagem até o Parque de carro.

Hospedagens na região: quem quiser se hospedar na região deverá buscar acomodações na cidade de Thredbo, que tem chalés bem charmosos para receber os viajantes, como o Pure Chalet Thredbo e o Candlelight Lodge.

7. Kings Canyon

Parte do chamado Red Center, o antigo cânion de arenito é marcado por sua coloração avermelhada. Próximo a Alice Springs e Uluru, a formação rochosa é uma importante área de preservação de mais de 600 espécies de plantas nativas e animais. O visual é imperdível. Aqui o guia de como chegar é o mesmo de Uluru e buscar voos até o Aeroporto de Ayers Rock (AYQ), que fica a 3h30 de carro de Kings Canyon.

Foto: Wikipedia

Hospedagem em Kings Canyon: se você faz questão de se hospedar perto de Kings Canyon e ter uma experiência única, saiba que existem apenas duas opções de hospedagem próximas ao parque, com diferentes níveis de conforto e serviços. As acomodações mais próximas estão na região do Kings Canyon Resort e em Kings Creek Station, que oferecem desde acomodações mais confortáveis até opções de camping.

8. Ilha Fraser

Também considerada Patrimônio Mundial, a maior ilha de areia do mundo fica em Queensland e é acessada através de uma viagem curta de ferry boat, saindo de Hervey Bay.  Areias coloridas, um mar meio azul turquesa, meio azul marinho, mata tropical, lagos de água doce e observação de baleias encantam qualquer mortal.

Foto: Wikimedia Commons

Como chegar: a Ilha Fraser pode ser facilmente acessada de balsa a partir de River Heads, perto de Hervey Bay. A travessia leva cerca de 50 minutos. Hervey Bay fica a aproximadamente 3 horas de carro de Brisbane. Também é possível pegar uma balsa em Inskip Point, perto de Rainbow Beach. A travessia é mais curta, cerca de 10 minutos, mas requer veículo 4×4. Também dá para chegar na ilha em pequenos aviões.

Hospedagem na ilha: saiba que é possível se hospedar na Ilha Fraser ou nas baías próximas, como Hervey Bay. Dentro da ilha você pode conferir a hospedagem Fraser Island Retreat e o Kingfisher Bay Resort.

9. Floresta Daintree

Esta é, segundo os australianos, a floresta tropical mais antiga do mundo, com mais de 135 milhões de anos e claro que merece um espaço na sua lista de lugares para visitar na Austrália. A duas horas de carro ao norte de Cairns, o local abriga a maior variedade de plantas e animais do mundo. O ideal é visitar durante a primavera, quando não há chuvas, as temperaturas estão amenas, as orquídeas florescem e as praias de águas calmas ficam ainda melhores.

Foto: Sam Gao

Como chegar: o viajante precisará se preparar para chegar lá, primeiro pegando um voo para Cairns, que é o aeroporto mais próximo da floresta, depois alugando um carro e indo até a floresta, em uma viagem de cerca de 2 horas. Por fim, próxima a floresta, será necessário, pegar a balsa de travessia do Rio Daintree para acessar a parte principal da floresta.

Hospedagem perto do Parque: o viajante pode escolher se hospedar em Daintree ou em Cape Tribulation, ambas cidades próximas ao parque. Em Daintree, uma opção bem exótica é o luxuoso Daintree Ecolodge. Uma opção mais acessível é o Daintree Manor B&B. Já em Cape Tribulation, vale conferir Cape Trib Beach House e o Safari Lodge, ambos com diárias bem atrativas.

10. Freycinet

O parque nacional de Freycinet é um paraíso de montanhas de granito rosa, mar turquesa e areias brancas, na costa leste da Tasmânia. Não tem como ficar entediado; dá para praticar surfe, caiaque com os golfinhos, conhecer o farol histórico, caminhar pela Cordilheira Hazard e avistar a belíssima baía Wineglass.

lugares para visitar na Austrália
Foto: Wikimedia Commons

Como chegar no Parque nacional de Freycinet: para chegar ao parque o viajante precisa pegar um voo até Hobart ou Launceston, as duas cidades mais próximas ao parque com aeroporto. De ambas as cidades será necessário alugar um carro para chegar ao parque, em uma viagem de cerca de 2 horas.

Hospedagem em Freycinet: existem ótimas opções na área próxima ao parque, mas prepare o bolso para investir nestas opções! Por lá, temos as luxuosas opções: hotel Furneaux, Freycinet Resort e o Freycinet Lodge.

11. Grande Barreira de Corais

O nome se justifica pelos 2 mil quilômetros de barreira de corais ao litoral de Queensland. Os turistas podem nadar, mergulhar e velejar no recife deste que é um dos mais populares lugares para visitar na Austrália, também considerado Patrimônio Mundial da Humanidade. É um dos melhores lugares para se estar próximo da vida marinha.

lugares para visitar na Austrália
Foto: Frauke Feind por Pixabay

Como chegar: apesar da extensão, existem alguns lugares que são as principais portas de entrada para a Grande Barreira de Corais, como é o caso das cidades de Cairns e Airlie Beach, assim o viajante deve procurar passagens de avião até alguma dessas cidades. Depois, será necessário fechar um passeio de barco que leve até os recifes de corais, como esse passeio saindo de Cairns que oferece transporte e itens para snorkel nos melhores pontos.

Aproveite para mergulhar e fazer passeios de barco com fundo de vidro para explorar a Grande Barreira de Corais.

Confira aqui passeios que você pode fazer partindo de Cairns

Hospedagem em Cairns: existem várias opções de hospedagem em Cairns, com boa variedade de preços e opções. Por aqui, você pode conferir o Cairns Colonial Club Resort, o Coral Tree Inn (com preço bem atrativo), o Crystalbrook Bailey e o Palm Royale Cairns.

12. Cordilheira Flinders

As aventuras no deserto da cordilheira se estendem até uma cidade mineradora subterrânea, Coober Pedy, capital mundial da opala. A região possui 70 campos de mineração, em 5 mil quilômetros quadrados. Uma garantia durante a noite é que as estrelas no céu costumam brilhar ainda mais do que as pedras preciosas.

lugares para visitar na Austrália
Foto: Wikimedia Commons

Como chegar em Coober Pedy: para chegar na cidade mineradora, o viajante deve procurar um voo para a cidade de Adelaide e depois seguir de carro até as cordilheiras, pela A1 Highway. A viagem é um pouco longa mas a paisagem vale a pena para conhecer mais um dos surpreendentes lugares para visitar na Austrália.

Hospedagens na região: para a surpresa dos viajantes, é possível se hospedar em acomodações subterrâneas em Coober Pedy. Para quem topar a aventura, o Comfort Inn Coober Pedy Experience oferece essa experiência, assim como o Cozy Cave Coober Pedy

3 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.