Ilha de Itacuruçá: uma joia natural que quase ninguém conhece no Rio de Janeiro

Com os dias quentes de verão se aproximando, nada melhor do que encontrar lugares perfeitos para ver paisagens bonitas e curtir praias cheias de charme pelo Brasil. Quem estiver no Rio de Janeiro pode aproveitar o mar da Ilha de Itacuruçá, um pedaço do céu na Terra que fica entre os municípios de Mangaratiba e Itaguaí.

Uma coisa que surpreende é que a Ilha de Itacuruçá fica pertinho da Zona Oeste do Rio de Janeiro e muitos moradores da capital fluminense nem sabem da existência desse cantinho calmo e bastante seguro no estado.

Partiu, Rio? Encontre sua passagem aérea aqui

A trilha sonora ambiente é composta pelo som de grilo, pássaros e outras espécies da Mata Atlântica. Este é realmente o lugar para desacelerar, fugir do agito, meditar e se conectar com a beleza da Costa Verde fluminense.

Ah, é importante saber: Itacuruçá e Ilha de Itacuruçá são lugares diferentes, apesar de possuírem o mesmo nome. Um se trata do distrito de Mangaratiba e bastante procurado pelos turistas; e a outra a ilha rústica e pacata propriamente dita.

Para chegar até a Ilha de Itacuruçá, basta pegar um barco que parte ou da Ilha da Madeira ou do distrito de Itacuruçá. Dependendo de onde deseja chegar, em apenas 15 minutos a embarcação estará na ilha.

O que fazer na Ilha de Itacuruçá

Por lá, esqueça o agito da cidade grande, já que nem supermercados ou caixas eletrônicos são encontrados pelas ruas da pacata região. Carros? Não se vê isso por lá! Até mesmo o sinal de operadoras de celular é ruim, fazendo com que muitas pousadas ofereçam Wi-Fi via satélite para os hóspedes se comunicarem com amigos e familiares.

As praias com águas tranquilas e aquele sentimento de segurança imperam por toda a Ilha de Itacuruçá. A Praia do Boi e a Praia do Sapioeira são rústicas e local onde os pescadores vivem. A Praia Grande é o destino mais movimentado e ideal para um mergulho no mar sem ondas.

A Praia da Maria Russa, também conhecida como Prainha, é mais um ponto de visitação imperdível. Com jeitão selvagem e rústico, é boa para um momento de meditação ou simplesmente ficar olhando para o mar, esperando o dia passar cercada pela natureza. Inclusive, o grupo É O Tchan já gravou um clipe neste local!

As opções de trilhas com diferentes quilômetros de extensão possuem visual variado que surpreende a cada pausa. Com 994 hectares e vinte e seis quilômetros de perímetro, a ilha pode cair no gosto de quem adora trilhas ecológicas.

Uma das caminhadas mais legais é até a Pedra da Pegada, trilha de subida com 5 minutinhos de duração. Lá do alto, o visitante tem vista para a Praia de Águas Lindas, para o Píer (também chamado de Ponte pelos moradores locais), para bares e pousadas em frente à praia. Falando em bares, existem vários espalhados pela ilha, mas eles só abrem de quinta a domingo.

Onde ficar na Ilha de Itacuruçá

Foto: reprodução / AirBnb

O principal ponto para encontrar uma hospedagem na Ilha de Itacuruçá é na enseada de Águas Lindas, um vilarejo com pousadas rústicas e charmosas.

Tem casas para locação no AirBnb, como a Casa da Costa, com varanda e piscina sobre as rochas; e a Casa Alta, local também com varanda que garante uma linda vista para o mar.

Ganhe até R$ 179 de desconto em sua primeira reserva no AirBnb

É incrível pensar que essa ilha caiçara tão pertinho da Zona Oeste do Rio, com acesso fácil e rápido é tão pouco conhecida! Se você mora na capital fluminense ou está com as férias agendadas para lá, coloque a Ilha de Itacuruçá em seu roteiro de passeios para passar um final de semana no local, você não vai se arrepender.

Andressa Xavier Pellanda
Andressa Xavier Pellanda

Eu gosto de viajar antes mesmo de chegar ao destino!

Artigos: 439

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *