O Safe Cities Index 2019 é um relatório da The Economist Intelligence Unit, patrocinado pela NEC Corporation. O relatório classifica 60 cidades com base em 57 indicadores, cobrindo segurança digital, saúde, segurança de infraestrutura e segurança pessoal. Analisando todos esses quesitos, cada destino recebe uma pontuação, mostrando quais são as cidades mais seguras de 2019.

Como está a situação em determinada cidade? Posso sair à noite numa boa ou devo me preocupar? Esses são alguns pensamentos que vem em mente quando nos preparamos para montar um roteiro de viagem. Afinal de contas, queremos curtir o destino, mas também queremos fazer isso com segurança e sem medo!

Cidades mais seguras de 2019 segundo o Safe Cities Index

Veja como ficou o ranking em 2019:

1. Tóquio, Japão

olimpiadas de toquio 2020
Foto: Pexels

Tóquio novamente aparece em primeiro lugar no geral, e as cidades da Ásia-Pacífico compõem seis dos dez primeiros lugares no ranking, mas a região geográfica não possui um vínculo estatístico com os resultados. Como no SCI anterior, Tóquio tem a maior pontuação geral de acordo com o índice de cidades mais seguras de 2019.

Limpa, organizada, com moradores educados e baixa criminalidade, a cidade oferece qualidade de vidas aos seus habitantes e se esforça cada vez mais para se tornar um modelo de cidade sustentável. Quem visita o destino não se arrepende e fica com muita vontade de retornar o mais rápido possível.

2. Singapura

aeroporto de singapura
Foto: Divulgação / Jewel Changi Airport

A segunda posição das cidades mais seguras de 2019 fica para Singapura, um dos países mais prósperos da Ásia. Por lá, os visitantes encontram arranha-céus modernos e também construções com traços clássicos orientais – o que torna o local ainda mais inusitado e interessante.

Singapura tem 5 milhões de habitantes e recebe anualmente 6 milhões de turistas.  Essa metrópole do século XXI surpreende em se tratando de compras, comércio e turismo, com seu aeroporto simplesmente incrível.

3. Osaka, Japão

cidades mais seguras de 2019
Foto: Wikimedia Commons

O terceiro lugar no ranking das cidades mais seguras do mundo no ano de 2019 ficou para mais um destino no Japão, Osaka! O local é considerado um centro comercial importante, mas também encanta por sua história, já que se trata de uma das cidades mais antigas do país.

4. Amsterdã, Holanda

cidades mais seguras de 2019
Foto: PxHere

Destino de muitos jovens e curiosos, Amsterdã carrega consigo um legado importante: é a capital do ciclismo, com mais de 400 km de ciclovias e cerca de 880 mil bicicletas em circulação. Além disso, a cidade conta com outros grandes atrativos: as cervejarias famosas, incluindo o Heineken Experience, os passeios pelos mais de 100 km de canais e centenas de museus para não cair na mesmice — isso sem contar no consumo tolerado de maconha em muitos coffeeshops que deixa muita gente ainda mais feliz.

5. Sydney, Austrália

pontos turisticos mais visitados do mundo
Foto: Wikimedia Commons

Muitos turistas que viajam para a Austrália vão em busca de ondas perfeitas nas praias incríveis do país. Em Sydney, não seria diferente! Durante o verão, a cidade fica lotada de visitantes que buscam diversão em uma das cidades mais seguras de 2019. Tirar uma foto no cartão-postal da cidade, a Opera House, é praticamente obrigatório.

6. Toronto, Canadá

cidades mais seguras de 2019
Foto: Wikimedia Commons

Metrópole tanto com arranha-céus modernos quanto áreas verdes, como o famoso Queen’s Park até o High Park, Toronto ficou em quinto lugar no ranking de cidades mais seguras de 2019. Cosmopolita e acolhedora, a maior cidade do Canadá é destino escolhido por turistas e estudantes que deseja fazer intercâmbio.

7. Washington DC, EUA

cidades mais seguras de 2019
Foto: Wikimedia Commons

Mesmo sendo considerada a capital política do mundo, Washington DC também recebe muitos turistas que desejam ver de perto a Casa Branca, muitos monumentos históricos e os melhores museus do país, sendo uma das cidades mais visitadas do mundo, com mais de 20 milhões de turistas por ano.

8. Copenhague, Dinamarca

cidades mais seguras de 2019
Foto: Pixabay

A oitava colocada na lista de cidades mais seguras de 2019 também fica entre as primeiras posições quando o assunto se trata de cidades mais felizes do mundo! Visitar Copenhague é realmente se sentir em um conto de fadas, com castelos, impressionantes e muita história para contar.

9. Seul, Coreia do Sul

cidades mais seguras de 2019
Foto: Pixabay

A capital da Coreia do Sul é uma metrópole onde arranha-céus, metrôs de alta tecnologia e a cultura pop se misturam com templos budistas, palácios e mercados de rua. Quem visita a nona cidade mais segura de 2019 precisa ver de perto o Palácio Gyeongbokgung, que já teve mais de 7 mil quartos, o futurista Dongdaemun Design Plaza e o templo Jogyesa.

10. Melbourne, Austrália

Foto: Pixabay

A décima cidade mais segura do mundo no ano de 2019 é Melbourne, na Austrália. Multicultural e uma das mais jovens do mundo, a cidade é a segunda maior cidade da Austrália e também tem praias lindas e vida noturna animada. Consagrada por ter uma qualidade de vida invejável, Melbourne possui muitos jardins, parques nacionais e áreas que abrigam animais selvagens do país.

Ainda sobre o índice geral, cidades da América do Sul aparecem na lista, sendo Santiago na 33ª posição, seguida por Buenos Aires na 34ª. Em se tratando de Brasil, na 41ª posição fica Rio de Janeiro, seguida por São Paulo em 42ª 🤔

Os resultados nos pilares individuais do índice mostram a importância de acertar o básico, garantindo acesso fácil a serviços de saúde de alta qualidade, equipes dedicadas de segurança cibernética, patrulhamento policial comunitário ou planejamento de recuperação em caso de desastres. Aqueles que desejam melhorar a pontuação nesse índice de cidades mais seguras de 2019 precisam implementar o básico e depois considerar suas próprias situações específicas.

O estudo deixa claro que a gestão urbana desempenhará um papel fundamental na definição da qualidade de vida da maioria dos seres humanos nos próximos anos. Um elemento fundamental disso será a capacidade das cidades de fornecer segurança a seus residentes, empresas e visitantes. Vamos torcer para as cidades no Brasil melhorarem nesse ranking!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.