A província de Neuquén, na Argentina, é um prato cheio para os viajantes que gostam de apreciar paisagens exuberantes e curtir o friozinho ao mesmo tempo. Muitos parques nacionais, lagos e montanhas ficam pela redondeza, garantindo um passeio de férias bonito e inesquecível.

A região tem pequenas cidades e vilarejos cheios de atrações e encantos. Neuquén é a capital da província de Neuquén, considerada a cidade é a mais importante da Patagônia Argentina em se tratando de comércio, política e econômica. Mas, o destino também tem atrativos como teatros, museus, espetáculos, praças, um observatório astronômico, uma reserva e o Balcón del Valle, mirante que proporciona vista panorâmica da cidade.

Da capital partem muitas excursões e passeios para os vilarejos argentinos. Veja quais são os principais e o que fazer em cada um deles:

Aluminé

neuquén argentina aluminé
Foto: Daniel P. Gauer

Emoldurado por montanhas, pelo céu sempre azul, lagos e cascatas, este povoado que vive do turismo e da pecuária atrai visitantes que buscam contato com a natureza e aventuras diferentes. Seja caminhando, cavalgando, pedalando, de carro ou de bote, os turistas em Aluminé podem aproveitar muitas modalidades de ecoturismo em um lugar com visual único.

Os bosques cheios de árvores milenares que predominam na região garantem um visual particular que se estende até o Parque Nacional Lanín, um dos mais próximos do povoado. Veja aqui opções de hospedagem em Aluminé para ficar durante sua viagem.

Villa Pehuenia

neuquen villa pehuenia
Foto: Wikimedia Commons

Localizada a 306 km de distância da capital Neuquén e a 65 km de Aluminé, a Villa Pehuenia também é cercada por cadeias de montanhas cobertas de pehuenes, árvores pré-históricas que originaram o nome do povoado.

Os recursos turísticos por lá são inesgotáveis, com muitas opções de passeios para apreciar as belezas naturais da Patagônia dos Lagos por meio de circuitos com trajetos surreais.

Para aproveitar o frio, a dica é ir até Cerro Batea Mahuida, que fica a 2 mil metros acima do nível do mar. Os amantes de esportes na neve vão se divertir nas pistas de esqui com atividades para toda a família. Tem opções de hotéis bacanas na Villa Pehuenia para se hospedar.

Copahue e Caviahue

Foto: Wikimedia Commons

Copahue e Caviahue ficam, realmente, em uma área privilegiada! Em plena cordilheira dos Andes, aos pés do Vulcão Copahue e às margens de um grande espelho de água formado pelo Lago Caviahue, o visual dessas duas vilas deixa qualquer pessoa totalmente encantada.

As termas de Copahue são destaque na região. Inclusive, essas águas termais são reconhecidas internacionalmente pela qualidade e propriedades terapêuticas. Os tratamentos oferecidos no complexo termal são realizados e assessorados por profissionais do serviço médico, combinando as diversas águas, vapores e lamas. A balneoterapia (banhos de imersão ou hidromassagens) é uma das favoritas.

Durante o inverno, o centro de esqui Caviahue movimenta a região. Por sua tranquilidade e segurança, o lugar é indicado para grupos familiares. A estrutura é completa, com oferta de aluguel de equipamentos, creches, jardim de neve, serviço de patrulhamento, refúgios, restaurante e cafeteria.

Ao visitar a região, é melhor se hospedar em Caviahue, já que a oferta hoteleira é maior.

Villa El Chocón

Foto: Wikimedia Commons

Situada a 80 km de distância da capital da província, a Villa El Chocón também é conhecida como ¨Estepe dos Dinossauros¨, isso porque o solo de arenito vermelho é rico em fósseis. Inclusive, uma das descobertas mais importantes foi a localização dos restos fósseis do maior carnívoro do mundo, o Giganotosaurus Carolinii, encontrado em 1993.

Além disso, existem restos de dinossauros menores, pegadas de três metros de comprimento e o bosque petrificado. Quem gosta de paleontologia vai se amarrar nessa vila. Mas, o local oferece muito mais do que isso!

A Villa El Chocón e a represa Ezequiel Ramos Mexía também são cenários para a prática de esportes náuticos e oferecem todas as comodidades para o visitante. As possibilidades de passeios e atrativos turísticos são variadas, sendo uma delas até a represa hidroelétrica construída sobre o rio Limay.

Outro lugar que merece uma visita é até o Cañadón Escondido, um lugar com 20 km de comprimento e 80 metros de profundidade constituído por estratos de milhões de anos, onde se podem observar fósseis vegetais e pegadas de dinossauros de mais de 150 milhões de anos.

Encontre aqui hotéis perto da Villa El Chocón para se hospedar durante sua viagem.

Villa La Angostura

Foto: Pixabay

Esta vila é considerada a porta de entrada para quem deseja visitar o Parque Nacional Arrayanes. O lugar aconchegante tem uma característica marcante em relação às suas construções. Isso porque quase todas as edificações da Villa La Angostura têm paredes de pedras, troncos e grandes janelas que se adaptam em perfeita harmonia à paisagem predominante do lugar.

No inverno, a dica é ir para Cerro Bayo, centro de esqui que oferece neve seca e compacta com 32 quilômetros de pistas. Todos os serviços e comodidades que os visitantes gostam são encontrados lá.

A rede hoteleira é grande na região. Confira hotéis em Villa La Angostura para ficar.

Villa Traful

Foto: Wikimedia Commons

Esta aldeia fica na região conhecida como Patagônia dos Lagos, distante 538 quilômetros da capital neuquina. O pequeno local faz parte do Parque Nacional Nahuel Huapi, o mais antigo da Argentina.

Com muitas rochas basálticas produzidas pela ação da erosão, bosques e cascatas, a aldeia é procurada pelos praticantes de trekking, que partem em busca de terrenos desafiadores para a prática do esporte. Em Villa Traful, tem opções de hotéis com diárias a partir de US$ 16.

Junín de los Andes

neuquen
Foto: Wikimedia Commons

Os aventureiros encontram em Junín de los Andes o caminho para subir ao Vulcão Lanín, situado a 3.776 metros acima do nível do mar. Alcançar o cume é um desafio para os apaixonados por andinismo.

O vilarejo de Junín de los Andes fica a menos de três horas de distância de Bariloche, que tal emendar a viagem a até lá? 😉

Como chegar à região de Neuquén, na Argentina

neuquen
Foto: Good Fre Photos

Sem dúvidas, essa trip merece ser feita de carro, seja com seu veículo particular ou com um carro alugado na Argentina. Essa roadtrip tem tudo para ser incrível. Isso porque a viagem é feita cruzando o Caminho dos Sete Lagos, trecho da Ruta Nacional 40, uma das estradas mais bonitas da Argentina com lagos e paisagens exuberantes.

Veja também: Roadtrip de Buenos Aires a Ushuaia, desbravando a Rota do Fim do Mundo

Ao longo do caminho, é possível passar por Villa Pehuenia, Aluminé, Piedra del Águila, Junín de los Andes, San Martín de los Andes, Villa la Angostura e Villa Traful. Pode ser uma oportunidade bacana para viajar no seu tempo e ainda apreciar as belezas de parques nacionais, reservas, montanhas, lagos e paisagens majestosas.

De avião, é possível ir até o Aeroporto Internacional Presidente Perón, que serve a cidade de Neuquén, localizado 6 km do centro da capital provincial. Voos saem direto da capital argentina para Neuquén. Encontre sua passagem aérea aqui. De lá, é só alugar um carro ou contratar excursões para fazer o passeio.

Gostou de conhecer essa região abençoada com belezas naturais na Argentina? Conta aqui nos comentários se você já teve a oportunidade de conhecer um desses vilarejos, vamos adorar saber sua opinião 🙂

6 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.