Está com viagem programada para a capital argentina? Então, você precisa conferir esta lista com lugares secretos em Buenos Aires para tornar sua viagem ainda mais interessante.

A capital portenha é um dos destinos favoritos de quem acessa o Quanto Custa Viajar. Mas não é para menos! Buenos Aires, mesmo sendo uma metrópole, não deixa de lado seu jeitinho de cidade pequena, com todo o romantismo do tango, arquitetura surpreendente e vida noturna agitada!

Partiu, Buenos Aires? Encontre passagens aéreas em promoção aqui!

Lugares secretos em Buenos Aires

De bares badalados a feiras nas regiões mais remotas e divertidas da cidade: confira lugares secretos em Buenos Aires para conhecer e se apaixonar ainda mais pela cidade!

1. Florería Atlantico

Foto: Divulgação

A fachada mostra a floricultura charmosa considerada uma das melhores de Buenos Aires, mas no subsolo deste local pouca gente sabe que fica um bar capaz de garantir uma noitada regada a álcool e boa comida. A porta de entrada do Florería Atlantico fica tão escondida entre prateleiras de vinhos e flores que você terá que pedir para a florista indicar a “passagem secreta” para a diversão.

Este bar descolado é um dos destinos que você deve colocar roteiro de passeios pela capital portenha. Experimente a gin tônica de erva mate, considerada por muitos como uma das melhores do mundo!

O bar Florería Atlantico está localizado no bairro do Retiro, distante de toda a badalação turística da cidade. Inclusive, vale a pena ficar na região, confira aqui hotéis para se hospedar.

2. The Uptown Bar

the uptown bar
Foto: Reprodução / TripAdvisor

Este bar subterrâneo em Buenos Aires recria com perfeição uma estação de metrô de Nova York! Do lado de fora do restaurante La Mar fica a escadaria para chegar ao The Uptown. É importante frisar que os visitantes precisam fazer uma reserva no site oficial do bar, caso contrário, a entrada será negada.

Descer as escadas para acessar o The Uptown Bar já é uma atração, porque você realmente se sente em uma estação nova-iorquina, com placas de sinalização e tudo mais! Atravesse a catraca, aperte o botão para abrir o vagão e comece a curtir a noite!

O bar subterrâneo fica no badalado bairro de Palermo, conhecido como um paraíso gastronômico e boêmio da cidade. Existe até um tour em Palermo para experimentar comidas tradicionais, descobrir restaurantes secretos e mergulhar na culinária e na cultura da Argentina.

3. Feira de Mataderos

lugares secretos em buenos aires
Foto: Wikimedia Commons

A 30 minutos do centro, em frente ao antigo Mercado Nacional da Fazenda na periferia da cidade, acontece uma das feiras mais divertidas de Buenos Aires: a Feira de Mataderos. Celebrando a tradição gaúcha, o forte são as programações artísticas — tanto que a feira já foi declarada Patrimônio Cultural da Cidade pela Legislatura.

Com músicas gauchescas tocadas ao vivo ou nos alto-falantes, as ruas ficam tomadas por gaúchos e prendas que dançam e animam ainda mais a feira. Quem gosta de objetos de decoração, itens de couro, artesanatos, ponchos, mantas, facas e muito mais vai se esbaldar passeando em los Mataderos.

Se quiser, programe-se para almoçar na feira, já que a oferta gastronômica é farta, com empanadas, locro e tantas outras delícias argentinas. A feira acontece todos os domingos de março a dezembro, das 11h às 20h.

Veja também: 7 lugares para voltar no tempo em Buenos Aires

4. Botica del Ángel

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Abigail T. M. (@abigail.t.m.75) em

Escondido no bairro de San Telmo fica o Botica del Ángel, um local considerado um templo da cultura popular argentina. O espaço era a antiga casa de Eduardo Bergara Leumann, o exuberante apresentador de TV e ator argentino, que nos anos 60 oferecia frequentemente festas badaladas nesta mesma casa.

Cada cantinho do imóvel, que hoje abriga um museu com acervo riquíssimo, é repleto de glamour, com anjos dourados, espelhos e mobílias que são verdadeiros espetáculos. A entrada para exposição de artistas plásticos argentinos apenas nos setores “La Nave” e “Pasillo Di Tella” é gratuita.

Para se aprofundar na história, as visitas guiadas têm duração de duas horas e acontecem de segunda a sexta das 9h às 18h, inclusive com degustação de café Cabrales e Alfajores Guaymallen.

5. Manzana de las Luces

Foto: Wikimedia Commons

No coração do centro histórico de Buenos Aires está Manzana de las Luces, um conjunto arquitetônico com mais de 400 anos de história, construído no final do século XVII pelos jesuítas. A arquitetura é um retrato da Buenos Aires colonial, da influência jesuíta e da organização nacional.

O tour pelo complexo é exuberante! Além de se aprofundar na história da construção, os visitantes passam pelo gabinete do procurador das missões jesuítas, um prédio de dois andares todos de tijolos aparente, abóbadas de barril e forro de cal. O passeio segue pelos túneis coloniais construídos entre os séculos XVII e XVIII que ligam todos os cantos do complexo.

O Complexo Histórico Cultural Manzana de las Luces fica pertinho de Montserrat, um dos bairros mais antigos e interessantes da capital argentina e ótimo lugar para você ficar. Veja aqui opções de hospedagem no bairro.

6. Palácio Barolo

Foto: Wikimedia Commons

O Palácio Barolo é um dos prédios mais surreais de Buenos Aires! O edifício, inaugurado em 1923, ilustra e faz um tributo à Divina Comédia escrita por Dante Alighieri.

O projeto arquitetônico é exclusivo, misturando a aparência romancista e gótica, seguido da cúpula, com seu design original hindu, que pertence à região de Bhubaneshwar. Ele representa a união tântrica entre Dante e Beatriz, ambos protagonistas da Divina Comédia.

A construção foi o primeiro edifício de concreto reforçado com mais de 100 metros da América do Sul (o palácio tem 24 andares no total). Ao subir a cúpula, onde fica o farol giratório com mais de 300 mil luzes, é possível ter uma vista maravilhosa da cidade. É possível visitá-lo durante o dia ou à noite em uma excursão guiada pelo Palácio Barolo para desvendar diversas curiosidades sobre o local.

7. El Zanjón de Granados

Foto: Tanenhaus

Embaixo de uma casa centenária encontra-se uma das relíquias escondidas mais impressionantes de Buenos Aires: El Zanjón de Granados. Este antigo córrego foi descoberto após escavações e hoje é considerado um intrigante sítio arqueológico que leva os visitantes a uma viagem às origens da capital da Argentina.

Em meio a túneis iluminados que mais parecem com um labirinto, os turistas são guiados em uma visita especial, observando artefatos e imagens de Buenos Aires ao longo dos séculos. O tour segue pelo casarão, uma construção realmente impressionante no bairro de San Telmo. É definitivamente um dos lugares secretos em Buenos Aires que você deve colocar no seu roteiro!

8. Las Violetas

Foto: Wikimedia Commons

A hora do chá se torna muito mais especial com um dos cafés e tortas da Las Violetas, considerado em 2017 como o melhor café de Buenos Aires. Além da confeitaria, também existe um restaurante que surpreende pelas cores e sabores dos pratos requintados servidos diariamente.

O edifício, construído em 1920, encanta com seus vitrais franceses que deixam a luz natural passar na medida certa, proporcionando uma atmosfera agradável. Os pisos de mármore italiano trazem ainda mais requintes para um momento de descanso.

Las Violetas é um lugar tão importante na cidade que chegou a ser declarado como Patrimônio Cultural pelo governo de Buenos Aires em 1998! Você vai se surpreender ao visitar esta joia portenha!

9. Parque de la Memoria

Foto: Gustav’s

O Parque de la Memoria é um lugar de recordação e homenagem às vítimas do terrorismo do Estado. Um monumento, com o Rio Prata ao fundo, traz os nomes dos desaparecidos e assassinados pelas ações repressivas do Estado.

O objetivo deste parque público é que as gerações atuais e futuras que visitam o parque se conscientizem do horror cometido pelo Estado e da necessidade de assegurar que NUNCA mais repitam eventos semelhantes.

10. Costa Park

Foto: Wikimedia Commons

O maior parque de diversões da Argentina não é tão popular entre os turistas, mas merece uma visita principalmente durante o verão. Localizado em Tigre, um subúrbio ao norte de Buenos Aires, o local conta com atrações para todas as idades, desde roda gigante até uma montanha russa radical. O ingresso inclui algumas atrações, sendo outras delas pagas a parte.

Para chegar até o Costa Park, basta pegar um trem com saída no Terminal Retiro (Avenida Ramos Mejía 1358) ou em Palermo. Siga viagem até a  linha l Tigre, e desça na última estação. Depois é só caminhar quatro quarteirões.

Reserve seu passeio pelo Tigre aqui!

11. Campanópolis

Foto: Campanópolis

Esta aldeia “medieval” foi construída a partir de 1976 por Don Antonio Campana, com materiais reciclados de outras obras das redondezas – e o que você pode esperar deste lugar é um cenário surpreendente. São mais de 200 hectares com diferentes edifícios estilizados, museu, bosque, lago, ruelas, um moinho de pedra, entre outras atrações que você precisa conhecer de perto.

Os ingressos para Campanópolis são vendidos por agências de turismo em Buenos Aires, e é necessário ir até lá através de excursões. O tour guiada (em espanhol) tem duração de 1h15min.

12. Cervejaria Quilmes

Foto: Quilmes

A apenas 40 minutos de Buenos Aires, na cidade homônima, a cervejaria Quilmes funciona a todo vapor há mais de 130 anos, em um edifício totalmente conservado desde a sua construção. Durante o tour pela fábrica, o visitante não só conhecerá a história da marca mais prestigiada do país, mas também como funciona a produção da cerveja e terminará o passeio curtindo uma harmonização das cervejas Pilsen, Bock e a Stout com diferentes iguarias locais, como choripan, alfajor e pizza.

A “lembrancinha” deste passeio não podia ser melhor: cada visitante ganha um fardo com 6 latões de 500ml de Quilmes.

A Quilmes é aberta para visitação aos sábados, às 17h, 18h30, 20h e 21h30, na Av. 12 de octubre, 100 – Quilmes. Reserve sua visita aqui!

13. Colón Fábrica | Teatro Colón

Foto: Colón Fábrica

O Teatro Colón é uma atração bastante conhecida em Buenos Aires, mas o que muitos não sabem é que é possível visitar também os bastidores do teatro. Nesta experiência, o visitante descobrirá como são as grandes produções que nascem das oficinas do Colón: cenários, figurinos, perucas, sapatos e efeitos especiais são algumas das preciosidades confeccionadas por lá.

O Colón Fábrica fica na Av. Don Pedro de Mendoza 2163, La Boca e está aberto ao público de sexta à domingo e também aos feriados, em diversos horários que podem ser conferidos aqui.

14. Museu Nacional de Artes Decorativas

Foto: Wikimedia Commons

Abrigado em uma mansão construída pelo arquiteto francês René Sergent, o Museu Nacional de Artes Decorativas é parada obrigatória para os amantes de arte que estão passeando por Buenos Aires. Suas diferentes salas são ambientadas por decoradores europeus renomados, e levam o nome de Salão Renascimento, a sala de jantar Luis XIV, o Salão de Baile de estilo Regência, o Salão Luis XVI e a Escrivaninha.

E percorrendo todos esses cômodos que você conhecerá obras assinadas por  El Greco, Fragonard, Corot, Manet, Boudin, e Fantin Latour, e também peças de mobiliário europeu datados dos séculos XV a XIX, além de esculturas, porcelanas, cerâmicas, peças de olaria, tapetes e livros de coleção.

O Museu de Arte Oriental também faz parte do complexo.

Aberto de quarta-feira à domingo, das 13h às 19h, na Av. del Libertador 1902.

15. Museu do Holocausto

lugares secretos em Buenos Aires

Foto: Museo del Holocausto de Buenos Aires

Passeios em museus que contam a história de uma guerra, de uma tragédia e catástrofes nunca são divertidos, porque a premissa deste tipo de atração é conscientizar, de ensinar. O Museu do Holocausto de Buenos Aires oferece exatamente isso aos seus visitantes, com um acervo educativo que mostra não só a vida dos judeus na Argentina e Europa antes e durante a Segunda Guerra Mundial, como também orienta a conscientiza o seu público sobre as consequências do racismo e da xenofobia.

O Museu do Holocausto de Buenos Aires funciona de segunda à sábado, das 9h às 18h na Montevideo 919.

16. Librería de Ávila

lugares secretos em Buenos Aires

Foto: Librería de Ávila

Não é só de El Ateneo que vive Buenos Aires – aliás, é a capital argentina que retém o título de cidade com o maior número de livrarias por habitante no planeta, e conhecer a Librería de Ávila, um dos lugares secretos em Buenos Aires, se torna importante para os amantes de livros, pois essa foi a primeira livraria a ser aberta na cidade. Administrada por uma família, a loja não tem como carro chefe os principais lançamentos literários, e sim os livros raros, diferenciados ou esgotados – tudo isso seguro e bem cuidado no subsolo do edifício.

Declarada patrimônio histórico cultural em 2000, a Librería de Ávila funciona de segunda à sexta das 8h30 às 20h, e aos sábados, das 10h às 14h e das 15h às 17h, na Adolfo Alsina, 500, Monserrat.

17. Cemitério da Chacarita

lugares secretos em Buenos Aires

foto: Wikimedia Commons

A popularidade do Cemitério da Recoleta pode até dar uma ofuscada no Chacarita, o maior da cidade, mas quem busca por atrações fora do comum em Buenos Aires vai adorar fugir do núcleo turístico, visitando o túmulo de Carlos Gardel, o mais famoso cantor de tango da história. As árvores que se misturam as verdadeiras obras arquitetônicas que são os túmulos promovem um cenário curioso e elegante, fazendo deste passeio uma experiência única.

O bairro homônimo, embora seja residencial, abriga também muitos restaurantes deliciosos – vale emendar o almoço por ali.

18. Barrio Chino

lugares secretos em Buenos Aires

Foto: Wikimedia Commons

A popularidade do bairro chinês de Buenos Aires tem aumentado gradativamente nos últimos anos, e seu arco de acesso fica no cruzamento da Rua Juramento com a Rua Arribeños. Por lá você encontrará inúmeras lojas, supermercados, objetos de decoração, mangás e animes, e restaurantes.

O Barrio Chino surgiu na década de 1980, quando imigrantes orientais, principalmente de Taiwan, se estabeleceram em Belgrano. Apesar de muito conhecido pelos locais o Barrio Chino ainda é um dos lugares secretos em Buenos Aires para os turistas explorarem!

19. Museo Moderno

lugares secretos em Buenos Aires

Foto: Wikimedia Commons

Em Buenos Aires, grande parte dos edifícios por si só já são verdadeiras atrações. O Museo Moderno é um deles, abrigado em uma construção estilo inglesa da era industrial do século XIX, onde funcionava a antiga tabacaria Nobleza Piccardo.

O acervo em seu interior preserva obras de artistas argentinos das décadas de 1940, 50 e 60, e também de artistas internacionais de grande renome, como Salvador Dalí, Pablo Picasso, Joan Miró, Henri Matisse e muito mais.

O Museo Moderno funciona todos os dias, exceto às terças-feiras, das 11h às 19h, na Av. San Juan 350.

Com estas dicas de lugares secretos em Buenos Aires, temos certeza que sua viagem será bem diferente do senso comum e inesquecível. Conte aqui nos comentários se você já conhece uma dessas joias da capital da Argentina 😉

7 comentários

  1. Só um toaue pra ajustar a dica. A Feira de Mataderos vai de março a dezembro. Fui lá em fevereiro desse ano e simplesmente não tinha feira. Aí um morador me explicou isso da data. Acho que vale vcs complementarem isso pra não acontecer com os outros o que aconteceu comigo. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.