Existem diversas esculturas famosas espalhadas por museus e praças em muitas cidades do mundo. Essas estátuas, que antes eram pedaços de mármore, bronze e até aço, têm importância histórica e cultural para civilizações desde nossos primórdios.
Durante uma viagem, é possível visitar espaços para ver ao vivo essas obras de arte. A lista de esculturas famosas pelo mundo é realmente grande, mas separamos algumas que impressionam e que você pode visitar durante uma viagem, confira!
Encontre sua passagem baratas para qualquer lugar do mundo no Turismocity!
Esculturas famosas para apreciar
Anote essas obras-primas e faça o possível para ir até os lugares nos quais elas estão expostas, será um tour surpreendente!
1. David, Michelangelo Buonarroti, 1501 – 1504
O esplendor diante dos seus olhos! Provavelmente a mais famosa de todas as esculturas famosas. Essa é a melhor definição sobre a escultura de David, feita pelo mestre Michelangelo. Com 4,10 metros de altura e 5 toneladas, a obra-prima, que fica na Galleria dell’Accademia em Florença, é um dos símbolos do Renascimento que você precisa conhecer durante sua viagem. Simplesmente impressionante!
- Pesquise aqui o hotel perfeito para sua viagem a Florença
- Encontre passeios e ingressos para museus de Florença
2. Pietà, Michelangelo Buonarroti, 1499
A escultura que representa Jesus Cristo morto no colo de Maria talvez seja a pietá mais famosa — e espetacular — de Michelangelo (existem ainda mais três: uma fica em Milão e outras duas em Florença). Muitos turistas ficam em frente à obra-prima, localizada dentro da Basílica de São Pedro. Você pode emendar a visita à basílica com o Museu do Vaticano 😉
- Confira aqui hotéis em Roma com os melhores preços
- Pesquise passeios e ingressos para atividades em Roma
3. Busto de Nefertiti, Thutmose, 1345 a.C.
Em Berlim, no Neues Museum, encontra-se um dos retratos mais incríveis de Nefertiti, a Grande Esposa Real do faraó egípcio Akhenaton. O busto de calcário pintado foi encontrado na oficina de um artista chamado Thutmose. Por muitos anos, esse retrato foi considerado um símbolo de beleza feminina ideal.
- Onde ficar em Berlim? Encontre seu hotel ideal aqui!
- Encontre ingressos para museus e atividades aqui
4. Vênus de Milo, Alezandros de Antioquia, 130 a. C.
O Museu do Louvre, em Paris, é repleto de obras de arte importantes para a história do mundo e com muitas esculturas famosas. Uma das mais conhecidas e visitadas do acervo é a Vênus de Milo. A estátua foi encontrada na ilha grega de Milos em 1820. Acredita-se que a escultura represente Afrodite, a Deusa do Amor e da Beleza.
- Encontre seu hotel em Paris aqui!
- Encontre ingressos para museus e passeios para fazer em Paris
5. Exército de Terracota, 210 a.C.
8 mil soldados, 130 carruagens e 670 cavalos: esses são os números do impressionante Exército de Terracota, localizado em Xi’an, na China, representando os guerreiros de Qin Shi Huang, o primeiro imperador da China. Os soldados foram enterrados junto com o imperador, que solicitou a construção das estátuas para esse fim.
- Quanto custa viajar para as principais cidades da China?
- Contrate uma excursão diurna particular personalizada ao Exército de Terracota
6. O Pensador, Auguste Rodin, 1904
Originalmente, esta estátua era chamada de O Poeta e fazia parte de uma composição baseada na Divina Comédia, formando a La Porte de l’Enfer (A porta do inferno). Na composição, O Poeta tinha 70 cm e ficava na parte superior da porta, observando e meditando sobre os círculos do inferno. Mais tarde, em 1904, a escultura foi ampliada e divulgada ao mundo. Rodin fez várias versões do Pensador, e aquela em bronze é a mais famosa do artista. Para ver a obra ao vivo, basta ir até o Musée Rodin, em Paris.
7. Formas Únicas de Continuidade no Espaço, Umberto Boccioni, 1913
Umberto Boccioni viveu pouco, somente até os 33 anos, mas suas obras ajudaram a moldar o movimento futurista e teve grande impacto no mundo da arte com trabalhos que apostam na desconstrução de formas sólidas com bastante dinamismo. Sua peça mais importante é a “Formas Únicas de Continuidade no Espaço”, que pode ser apreciada no Museu de Arte Moderna em Nova York.
- Onde se hospedar em Nova York? Encontre hotéis com bons preços
- Evite filas no Museu de Arte Moderna em Nova York: saiba mais!
8. Lincoln Memorial, Daniel Chester, 1922
Quem visita Washington D.C pode ir o Constitution Gardens, junto ao National Mall, para apreciar o grandioso memorial esculpido em mármore branco em homenagem ao 16º presidente dos Estados Unidos, Abraham Lincoln. Dos pés à cabeça, a escultura possui quase 6 metros de altura e pesa 175 toneladas! Desde 1930, o local onde a escultura se encontra, aberto para visitação pública 24 horas por dia, ganhou importância como símbolo das relações raciais nos Estados Unidos e, em 1963, foi o espaço onde Martin Luther King Jr. fez o famoso discurso “I have a Dream”.
9. La Gorda Gertrudis, Fernando Botero, 1986
No charmoso centro histórico de Cartagena, na animada Plaza Santo Domingo, fica a famosa estátua La Gorda Gertrudis. Segundo a crença, apalpar os seios da estátua garante um romance duradouro, enquanto tocar nas nádegas da escultura traz boa sorte. Por conta disso, o peito de Gertrudis já retocado várias vezes, já que perdeu a cor original devido a tantas carícias. Na dúvida, é melhor entrar na onda, não acha?
10. Spider, Louise Bourgeois, 1996
Com 10 metros de altura e pesando 10 toneladas, a escultura em formato de aranha foi vista pela primeira vez na 23º Bienal de São Paulo, sendo a primeira das seis aranhas em bronze que a artista plástica criou na década de 90. Hoje, a maior delas fica ao lado do Tate Modern, em Londres. A escultura já ficou 20 anos em exposição ao lado do Museu de Arte Moderna (MAM) em São Paulo e também no Instituto Inhotim, pertinho de Brumadinho, em 2018. A obra, que pertence à Coleção Itaú Cultural, seguiu em maio de 2019 para a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, e depois irá para o Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba.
11. Balloon Dog, Jeff Koons, 1994 – 2000
Há quem ame e há quem odeie as peças de Jeff, que usa aço inoxidável com acabamento espelhado em diferentes de cores para criar animais como se fossem feitos com balões. Mas é inegável o sucesso que o artista americano conquistou no mundo da arte contemporânea. A prova disso é que, em 2013, seu Balloon Dog (Laranja) foi vendido em leilão por US$ 58,4 milhões — um recorde mundial para um artista vivo. A peça pode ser vista no em Bilbao, cidade a 397 km a norte de Madrid.
12. Estátua da Liberdade, Frédéric Auguste Bartholdi, 1886
A icônica estátua nova-iorquina é praticamente uma parada obrigatória para quem vai a Big Apple pela primeira vez. Projetada por Bartholdi e construída por Gustave Eiffel, a peça possui 204,1 toneladas e 93 metros, e foi baseada no Colosso de Rodes para celebrar o centenário da independência dos EUA – um presente dos franceses para os americanos. A estátua pode ser visitada por meio de uma excursão via ferry (há um tipo de passeio que só passa em volta da estátua, outro que o visitante desembarca na ilha, e um outro que dá maior acesso ao interior da estátua), ou avistada em solo, em diversos pontos da cidade.
Confira esse tour para a Estátua da Liberdade
13. Cristo Redentor, 1931
Foto: Wikimedia Commons
Não é só os EUA que possui uma estátua icônica – nós brasileiros também temos! E quando os gringos pensam no Brasil, eles imediatamente são levados a lembrar do Cristo Redentor, aquela construção de tirar ao fôlego no topo do Corcovado, no Rio de Janeiro. Feita em concreto armado e pedra sabão, a estátua no estilo Art Déco pesa 1145 toneladas, foi construída na França e inaugurada no dia de Nossa Senhora da Aparecida. Atualmente o monumento é administrado pela Arquidiocese do Rio de Janeiro, e o acesso é feito pelo Parque Nacional da Tijuca, que recebe cerca de 2 milhões de visitantes por ano.
Veja esse tour para conhecer o Cristo de trem
14. Estátua de Fernando Pessoa, 1988
Foto: WIkipedia Commons
Localizado no bairro do Chiado, em Lisboa, a estátua do escritor português foi inaugura em 1988 em frente ao café A Brasileira, local muito frequentado por ele e outros intelectuais ao longo dos anos. O monumento feito em bronze é uma dos pontos altos do local, que fica pertinho do metrô, e que rende muitas fotos entre os turistas – é possível ter uma filinha, mas a espera é jogo rápido, não se preocupe.
Pesquise aqui sua hospedagem em Lisboa
15. A Vitória de Samotrácia, 190 a.C
Foto: Wikimedia Commons
Dividindo as atenções com a Monalisa no Museu do Louvre, a Vitória de Samotrácia, também chamada de Nice de Samotrácia, é de autoria desconhecida, o que traz todo um mistério por trás da escultura de quase 3 metros de altura, e feita de mármore branco originário da Ilha de Paros, na Grécia Antiga. Sua representação é bastante simbólica: uma deusa enviada por Zeus como mensageira, para anunciar os vencedores, não só nas competições esportivas, mas também de guerras. Uma das esculturas famosas mais lindas que você pode ver!
Partiu Paris! Pesquise hospedagem aqui e depois confira passeios para fazer na Cidade Luz
16. Sapatos a Beira do Danúbio, Can Togay, 2005
Os 60 pares de sapatos feitos em ferro fundido na beira do Rio Danúbio, em Budapeste, é uma homenagem forte aos judeus húngaros que foram mortos na época da Segunda Guerra Mundial. Isso porque essas vítimas foram obrigadas a tirarem seus sapatos antes de serem alvejadas até a morte e atiradas no rio, a mando da milícia da Cruz de Ferro. Muitas pessoas tem dificuldade de encontrar o memorial, então tome nota das coordenadas: ele fica na rua Zoltan, a 300 metros do Parlamento Húngaro, precisamente a duas quadras ao sul.
Encontre sua hospedagem em Budapeste
17. O Rapto de Prosérpina, Gian Lorenzo Bernini, 1622
Foto: Wikimedia Commons
Essa obra incrível de Bernini é uma das representações mais fiéis do movimento humano, e captura o momento em que o deus do inferno, Hades, sequestra a filha de Deméter e Zeus, conhecida como Prosérpina, dando início ao surgimento das estações do ano. Se tiver a oportunidade de conhecer a escultura de perto, atente-se à riqueza de detalhes das formas e traços, principalmente os dedos apertando a pele. A obra encontra-se na Galleria Borghese, em Roma.
18. Atomium, André Waterkeyn, 1958
Foto: Wikimedia Commons
Com seus 102 metros de altura, a Atomium é uma espécie de Torre Eiffel da Bélgica, que representa um cristal elemental, e criado para a Expo58 (assim como foi o monumento parisiense, uns bons anos antes). Era para a escultura ficar somente 6 meses montada na praça onde hoje leva também o seu nome, mas como vocês podem ver, ela ainda permanece por lá desde então. A visita em seu interior é mágica, e amantes da arquitetura vão se encantar com a estrutura da principal atração de Bruxelas. Compre o Buxels Card para conhecer essa e outras atrações da cidade.
19. Touro de Wall Street, Arturo di Modica, 1989
Foto: Wikimedia Commons
A escultura de bronze é uma das esculturas famosas que fica localizada no distrito financeiro de Manhattan em NY não é tão antiga, mas é cheia de história: seu idealizador se inspirou na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque em 1987, e por isso o touro está nesta posição de ataque, simbolizando assim o mercado financeiro pujante (que em inglês significa bull market). O Touro de Wall Street já foi alvo de milhões de críticas e protestos, o que aumentou ainda mais a popularidade do monumento.
20. Grande Buda de Leshan, monge Haitong, 803
Foto: Wikimedia Commons
Construída durante a dinastia Tang no desfiladeiro na confluência dos rios Minjiang, Dadu e Qingyi, a maior estátua de Buda no mundo foi erguida nos anos 700 com o intuito de proteger as embarcações das marés bravas da região. Com seus 71 metros de altura, o monumento foi convertido em Patrimônio Mundial pela UNESCO em 1996, e pode ser acessada tanto de barco como a pé, mas para esta última, é necessário ter fôlego e preparo físico – a subida tem mais de 250 degraus, e o percurso leva cerca de 2 horas para ser completado.
Confira essa excursão para conhecer o Grande Buda.
21. Netuno, Luis Arencibia
Foto: TripAdvisor
Muitos confundem esta estátua com o deus Poseidon, mas na verdade essa obra assinada por Luis Arencibia se trata de Netuno, filho de Saturno e de Ops. Não se sabe ao certo em que ano ela foi feita e nem quando foi instalada nas águas de Gran Canaria, na Espanha, mas o monumento impressiona, principalmente quando visto de longe, quando as ondas quebram nos 4 metros de altura da estátua, e criam um visual arrebatador. Não parece que Netuno caminha tranquilamente sobre as águas?
Preparado para essa viagem cultural para conhecer as esculturas famosas pelo mundo? Conte aqui nos comentários quais destas esculturas famosas você já teve a oportunidade de conhecer 🙂
Gostei
eu wesley estudo na escola de negreiros estou pesquisando obras antigas muito legal quero mais materia como esa