A Espanha tem uma qualidade de vida difícil de encontrar em outros lugares. Talvez esse seja o motivo de tanta gente se encantar pelo país mesmo após uma curta viagem. Pode acreditar,: há muitas coisas que podemos aprender com os espanhóis para usufruirmos de uma rotina quase tão agradável quanto a que vemos por lá.

Trata-se da relação dos espanhóis com o tempo, com o trabalho, com a comida… Ih, será que essa lista vai ser longa? Não tanto, eu prometo!

Vem comigo?

1. Comer em pequenas porções

As famosas tapas espanholas ganharam o mundo e hoje já figuram até mesmo no menu de diversos bares brasileiros. E cada região do país tem as suas tapas tradicionais. É o caso dos pintxos, um pãozinho com coberturas variadas, que é onipresente nas barras dos bares de Bilbao, por exemplo. Por outro lado, os pães com tomate são comuns na região da Catalunha e mostram que não é preciso sofisticação para criar um petisco gostoso.

Normalmente, os estrangeiros que visitam o país ficam confusos: uma tapa deveria substituir a janta? Na verdade, o mais comum é que o alimento seja visto mais como um acompanhamento para as bebidas e consumido em pequenas porções. É normal ainda o hábito de “ir de tapas” passeando por diversos bares de uma mesma região. Afinal, por que conhecer apenas um lugar quando há tantos para visitar?

Que tal uns pintxos? Foto via

Segundo o jornal La Vanguardia, o Ministério da Educação, Cultura e Esporte espanhol já iniciou até mesmo os trâmites para que a “tradição cultural das tapas na Espanha” seja reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial.

2. Siesta

A siesta é outro costume arraigado na cultura espanhola. Em grandes metrópoles, ela pode até passar despercebida, mas basta visitar alguma cidade menor no país para perceber o quão forte é esse hábito. Cidades de médio porte veem seu comércio local fechado normalmente entre 14h e 16h (ou das 13h30 às 16h30, nos casos mais extremos), enquanto pequenos povoados se tornam cidades fantasmas durante o horário sagrado da siesta.

Uma siesta dessas, bixo… <3 Foto: Alex Plesovskich

Engana-se quem pensa que todo esse tempo é usado para dormir. A siesta perfeita tem duração de cerca de meia a uma hora, mas o intervalo prolongado serve também para que as pessoas voltem às suas casas e possam almoçar, desfrutando de mais equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

3. Relações pessoais

Não é por acaso que os espanhóis valorizam o equilíbrio entre a vida e o trabalho. Eles são também muito apegados às suas relações pessoais. É comum que desconhecidos conversem entre si com uma rapidez que deixa até nós, brasileiros, espantados.

Para entender como é forte essa sensação, um estudo realizado pelo Banco HSBC com mais de 20 mil expatriados que vivem em 190 países apontou a Espanha como segundo lugar em “estilo de vida”. Mais de 70% dos estrangeiros que vivem no país declarou ter se integrado bem à cultura espanhola – embora muitos tenham ressaltado que “leva tempo para acostumar-se à lentidão da vida” por lá.

Coisas que podemos aprender com os espanhóis
“Oi, vida social!” via

4. Dizer não

Isso é uma loucura para qualquer brasileiro. Por algum motivo, “não” parece ser a palavra mais impronunciável da nossa cultura.

Para um espanhol, no entanto, não se trata de falta de educação negar algo. Por exemplo, quando uma pessoa faz um convite e não há interesse em ir, basta dizer “ih, não vou”. E, embora os espanhóis sejam sim bastante dramáticos, isso é levado sem dramas. Totalmente numa boa.

Muito melhor do que ficar inventando desculpas eternas para não fazer algo, né?

5. Dieta mediterrânea

A Espanha tem a segunda maior taxa de longevidade do mundo, perdendo apenas para o Japão – e a pesquisa Global Burden of Disease indica que isso deverá se inverter até 2040. Com uma expectativa de vida de 83,2 (contra 83,4 dos japoneses), há muitas coisas que podemos aprender com os espanhóis sobre longevidade.

Ser longevo comendo gazpacho é fácil. Foto: Sara Dubler

Uma das explicações para que se viva tanto no país é a adoção da dieta mediterrânea. Estudos indicam que este tipo de alimentação oferece proteção cardiovascular e contra o câncer, além de melhorar o funcionamento do cérebro, prevenir a diabetes e a obesidade.

Descubra quanto custa morar na Espanha!

6. Liberdade sexual

Mais de 90% dos espanhóis é a favor do casamento gay – e taxa é a mais alta da Europa. O país foi também um dos primeiros do mundo a reconhecer a união entre pessoas do mesmo sexo, o que mostra que a diversidade é abraçada pela população.

A tolerância do país se mostra também por outras leis – ou pela ausência delas. Não há nada que proíba a nudez em público, por exemplo.

Xô, preconceito! Foto: Diego Duarte Cereceda

7. Bares

Sim, os bares são uma verdadeira instituição espanhola. Além de serem o lugar de consumo das tapas por excelência, são também o ponto de encontro perfeito para grupos de amigos. E, em toda a Europa, a Espanha é o país que mais possui bares por habitantes.

É bastante comum encontrar pessoas de diversas faixas etárias frequentando o mesmo local. Enquanto uma mesa é ocupada por estudantes universitários, a outra pode facilmente reunir um grupo de idosos compartilhando algumas cañas.

8. Família

A Espanha é um dos países que registra menos casamentos na União Europeia. Casa quem quer, sem pressão. Quem não quer trocar alianças, tudo bem. Talvez por isso mesmo a taxa de divórcio no país seja tão pequena: de apenas 17%.

via GIPHY

Mas não se engane: a família é uma instituição importante na cultura espanhola (e ela pode ser tão grande e barulhenta quanto uma família brasileira ou italiana). Os espanhóis também dão valor à ter o seu próprio lar. Cerca de 80% da população vive em casas próprias.

9. Viver a rua

Os espanhóis são o povo que mais caminha no mundo, segundo uma pesquisa realizada pelo Fitbit. Não é apenas pelo exercício em si. Caminhar ao cair da tarde é também um hábito de quem vive nas cidades menores.

A qualquer hora do dia é comum ver gente nas ruas e os médicos espanhóis recomendam passeios diários para famílias com bebês recém-nascidos. “Para pegar um ar“, justificam.

E aí partiu Espanha? Encontre em nosso site sua passagem aérea!

2 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.