Se você é daquelas pessoas que não quer saber de samba-enredo, desfiles e axé, saiba que existe uma opção diferente de se curtir o Carnaval. Em Valparaíso, no Chile, acontece anualmente o Festival de las Artes, uma celebração de rua que tem vários dias de festa e atividades, envolvendo muita criatividade e ocupação de espaços públicos.
São diversas manifestações artísticas e culturais espalhadas pela cidade durante o mês de janeiro. A programação é extensa, incluindo apresentações de circo, performances, atividades infantis, espetáculos teatrais, exibição de filmes, debates, exposições, oficinas, shows, entre outros.
Em 2015, mais de 80 mil pessoas participaram do evento durante nove dias de festa. O folclore portenho é o foco do festival, que cada ano tem um tema central e no último dia faz um grande desfile de enormes peças artísticas feitas em estruturas metálicas, com música e efeitos especiais.
Fotos via
Outros Carnavais
No Chile há ainda outras opções para foliões, como o Mil Tambores Valparaíso – festa que se assemelha ao Carnaval brasileiro. Pessoas fantasiadas, corpos pintados, batuques, dança e muita animação são parte deste festejo de rua durante o mês de outubro.
Outra opção é o carnaval andino Con La Fuerza del Sol, que celebra as culturas chilena, peruana e boliviana através de danças típicas, sendo considerado um dos maiores eventos do país. Acontece sempre entre janeiro e fevereiro, quando há três dias de comemorações em Arica.
Post por Brunella Nunes
Fotos: divulgação
1 comentário